Versões de Os Três Porquinhos

Os Três Porquinhos

Coleção: Conto Ilustrado
Recontado por Ann Rocard
Ilustração: Serge Ceccarelli

Traduzido e adaptado por Irami B. Silva e Erdna P. Nahum




Os três porquinhos é um dos grandes Clássicos da Literatura Infantil e, como alguns outros, começam a surgir algumas versões.  E, vale a pena comparar...

Era uma vez três porquinhos que viviam felizes em uma floresta. 
Juca era o mais novo. Joca era o mais velho. Jajá era o do meio.
_ Cada um de nós deve ter uma casa para se proteger do lobo mau! disse Joca, o mais esperto de todos. _ Precisamos começar a fazê-las, já!
Juca, o mais apressado, construiu uma casa de palha, toda enfeitada de flores.
_ Lobo mau? Ah! Ah! Ah!
Eu não tenho medo dele.
Jajá, o mais alegre, trabalhou tão depressa quanto Juca. Juntou rapidamente, algumas tábuas, colocou dois ou três pregos, um aqui, outro acolá... e sua casa ficou pronta!
_ Lobo mau? Ah! Ah! Ah!
Eu não tenho medo dele.
Juca foi mais prudente . Ele construiu uma casa bem firme. Cimentou uma pedra sobre outra e fez tudo com muito cuidado.
_ A cobertura de telha e a porta de madeira não vai cair nunca! - disse Joca, todo satisfeito.
As casa ficaram prontas e os porquinhos, felizes.
Um dia, estavam os três reunidos quando, de repente, Juca gritou assustado.
_ Olha o Lobo mau! Depressa, cada um para sua casa!
Os três porquinhos fugiram assustados e se trancaram em suas casas.
_ Abra, gritou o lobo, diante da casa de palha.
_ Não, de jeito nenhum! _ respondeu Juca.
Então, o lobo começou a soprar tão forte, tão forte, que toda a palha voou.
Juca, com medo, fugiu para a casa de Jajá.
_ Socorro! O lobo quer me agarrar!
Jajá abriu logo a porta para o irmão.
_ Nesta casa de madeira estaremos bem protegidos _ disse ele.
_ Abram a porta! _ gritou o lobo.
_ Não! de jeito nenhum! _ disseram os dois irmãos.
Então, o lobo pôs-se a soprar, soprar e soprou com tanta força que a casa de madeira desabou toda.
Não sobrou nada em pé!
Os dois porquinhos, apavorados, correram para a casa de Joca.
_ Vamos, entrem logo! disse ele.
_ Abram a porta! _ gritou o lobo diante da casa de pedra.
_ Não, de jeito nenhum!_ responderam Joca, Jajá e Juca.
Então, o lobo soprou com mais força ainda, mas a casa nem se mexeu!
O lobo deu murros, arranhou a  porta com os dentes, mas a casa de Joca não saiu do lugar.
Ela tinha sido bem construída.
_ Ah! Ah! Ah! Já sei o que vou fazer! 

(...)

Vocês sabem o que Jajá e Juca vão fazer?
Eles vão construir uma casa de pedra igual a do Joca, uma casa de verdade!


O Diário do Lobo

A  verdadeira história dos Três Porquinhos


Autor:       Jon Scieszka
Ilustração: Lane Smith

Olha! eu diria que esse Lobo é muito cara de pau! Um certo cinismo... sei lá!
Sei que as ilustrações são suportes para interpretação, portanto, vale a pena adquirir está maravilhosa versão.



Em todo o mundo, as pessoas conhecem a história dos três porquinhos. Ou, pelo menos, acham que  conhecem.
mas eu vou contar um segredo. Ninguém conhece a história verdadeira, porque ninguém jamais escutou o meu lado da história.
Eu sou o lobo Alexandre T. Lobo.
Pode me chamar de Alex.
Eu não sei como começou todo esse papo de Lobo mau, mas está completamente errado.
Talvez seja por causa da nossa alimentação.
Olha, não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos como coelhos e porquinhos. É apenas nosso jeito de ser. Se os cheeseburgeres fossem uma gracinha, todos iam achar que você é mau.

(...)

Mas como eu estava dizendo, todo esse papo de Lobo Mau está errado.
A verdadeira história é sobre um  espirro e uma xícara de açúcar.


Está é a verdadeira história

No tempo do Era Uma Vez, eu estava fazendo um bolo de aniversário para a minha querida e amada vovozinha.
Eu estava com um resfriado terrível, espirrando muito.
Fiquei sem açúcar.
Então resolvi pedir uma xícara de açúcar emprestada para meu vizinho.
Agora, esse vizinho era um porco.
E não era muito inteligente também.
Ele tinha construído sua casa toda de palha.
Dá para acreditar? Quero dizer, quem tem a cabeça no lugar, não constrói uma casa de palha.
É claro que, assim que bati, a porta caiu. Eu não sou de ir entrando assim na casa dos outros. Então chamei: "Porquinho, porquinho, você está aí?". Ninguém respondeu.
Eu já estava a ponto de voltar para casa sem o açúcar para o bolo de aniversário da minha querida e amada vovozinha.
Foi quando meu nariz começou a coçar.
Senti o espirro vindo.
Então inflei.
E bufei.
E soltei um grande espirro.
Sabe o que aconteceu? Aquela maldita casa de palha desmoronou inteirinha. E bem no meio do monte de palha.
Estava o Primeiro Porquinho - mortinho da silva.
Ele estava em casa o tempo todo daquela palha toda. 
Seria um desperdício deixar um presunto em excelente estado no meio daquela palha toda. Então eu o comi.
Imagine o porquinho como se ele fosse um grande cheesburger dando sopa. 
Eu estava me sentindo um pouco melhor. Mas ainda não tinha a minha xícara de açúcar. Então fui até a casa do próximo vizinho.
Esse vizinho era irmão do Primeiro Porquinho.
Ele era um pouco mais esperto, mas não muito.
Tinha construído uma sua casa com lenha.
Toquei a campainha da casa de lenha.
Ninguém respondeu.
Chamei: "Senhor Porco, senhor Porco, está em casa?".
Ele gritou de volta: "Vá embora, Lobo. Você não pode entrar.
Estou fazendo a barba de minhas bochechas rechonchudas".
Eu tinha acabado de pegar na maçaneta quando senti outro espirro vindo.
Eu inflei. E bufei. E tentei cobrir a minha boca, mas soltei um grande espirro.
Você não vai acreditar, mas a casa desse sujeito desmoronou igualzinho à do irmão dele.
Quando a poeira baixou, lá estava o Segundo Porquinho - mortinho da silva. Palavra de honra.
Na certa você sabe que a comida estraga se ficar abandonada ao relento.
Então fiz a única coisa que tinha de ser feita.
Jantei de novo.
Era o mesmo que repetir um prato.
Eu estava ficando tremendamente empanturrado.
Mas estava um pouco melhor do resfriado.
E eu ainda não conseguia aquela xícara de açúcar para o bolo de aniversário da minha querida e amada vovozinha. Então fui até a casa do próximo vizinho.
Esse sujeito era irmão do Primeiro Porquinho e do segundo Porquinho.

(...)

Sabe, sou um cara geralmente bem calmo. Mas, quando alguém fala desse jeito da minha vovozinha, eu perco a cabeça.
Quando a polícia chegou, é evidente que eu estava tentando arrebentar a porta daquele porco. E todo o tempo eu estava inflando, bifando e espirrando e fazendo uma barulheira.
O resto, como dizem a história.

Tive um azar: os repórteres descobriram que eu tinha jantado os outros dois porcos.
E acharam que a história de um sujeito doente pedindo açúcar emprestado não era muito emocionante. Então enfeitaram e exageraram a história com todo aquele negócio  "de bufar, assoprar e derrubar sua casa".
E fizeram de mim o Lobo Mau.
é isso aí.
Esta é a verdadeira história.
Fui vítima de uma armação.
Mas talvez você possa me emprestar uma xícara de açúcar.

Em meio a leitura, fiz esta paródia, aproveitando uma das músicas da tradicional história de Chapeuzinho Vermelho, já que nessas duas histórias também há um Lobo super esperto!

" Sou um  Lobo bem fortão,
Muito esperto , gulosão!
Como porcos e porquinhos, 
Bem gordinhos e fofinhos,
Tudo isso é muito bom!
Lobo comilão,
Comilão, comilão, comilão, comilão."



Os Três Lobinhos e o Porco Mal  



 
Esta leitura nos remete a questões sobre perseguição -  agressão -  violência -  apelidos - insultos. 
E, estas características são muito comuns em ambientes escolares.

Há sempre alguém que insiste em quebrar a tranquilidade , em desestabilizar o ambiente onde passa boa parte do seu dia, seja em seu  espaço de convívio , na  escola, enfim, achei o texto pertinente para se trabalhar sobre questões relacionadas a bullyng.

As vezes temos que optar por mudanças radicais e  profundas em nossas vidas e e passar a enxergar as coisas sobre  outros ângulos e, é isso que a leitura nos aponta!
Leia e perceba que o  porco percebe a fragilidade dos lobos e o lobo percebe a sensibilidade do porco.










Abraço de Urso

Abraço de Urso



Você sabe como surgiu o abraço?
Então eu vou contar...

Em uma floresta bem longe daqui,
vivia uma família de ursos.
A mamãe ursa estava esperando o seu primeiro filhote.
Quando ele nasceu... uma surpresa!
Os olhos do ursinho eram brancos!
É isso mesmo!
Não tinham cor... sabe por que?
Porque ele nasceu cego.
E se você pensa que houve algum problema por causa disso,
está redondamente enganado.
Os bichos sabem viver situações diferentes numa boa!
Desde pequeno, o esperto ursinho aprendeu a perceber o mundo
Sentindo o cheiro da comida e ouvindo o barulho da  mata.
O rio da floresta tinha água limpinha, 
porque urso respeita a natureza; 
E lá, todos tomavam banho e se alimentavam.
E ele brincava como qualquer criança.
Subia em árvores, corria, nadava.
Só que um dia... ele teve que ir para a escola de ursos.

Como ele iria fazer para se andar sozinho?

-Ei, amigo!  Cadê o meu abraço?

 

Uma boa leitura e a oportunidade de trabalhar junto aos alunos as Diferenças e a Inclusão,  seja no espaço escolar ou em outro meio social.  

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!


NÃO CONFUNDA

NÃO CONFUNDA

  Eva Furnari


Aqui vai uma dica de leitura para se trabalhar com os pequenos, o conceito de rima.





NÃO CONFUNDA MOCHILA GIGANTE
COM GORILA MUTANTE.

NÃO CONFUNDA VELHOTA NARIGUDA
COM GAIVOTA BIGODUDA.

NÃO CONFUNDA FEIOSO AMARELADO
COM MEDROSO ESVERDEADO.

NÃO CONFUNDA PICOLÉ SALGADO
COM JACARÉ MIMADO.

NÃO CONFUNDA PETECA VIOLENTA
COM MELECA NOJENTA.

NÃO CONFUNDA CARECA BANGUELA
COM CUECA AMARELA.

NÃO CONFUNDA CABELO CURTO
COM CAMELO SURDO.

NÃO CONFUNDA CENOURA  FUGITiVA
COM VASSOURA CRIATIVA.

NÃO CONFUNDA O VIZINHO DO NICOLAU
COM O PADRINHO DO JUVENAL.

NÃO CONFUNDA ORELHA ABELHUDA
COM ABELHA ORELHUDA.

(...)

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

AQUI VÃO  MAIS UMAS DICAS DA AUTORA E ACREDITO QUE ESSAS DICAS FACILITAM O APRENDIZADO DE RIMAS, POIS SÃO PALAVRAS SOLTAS , AO INVÉS DE  FRASES, COMO NOS VERSINHOS ACIMA.

Os gêmeos



NÃO CONFUNDA PORTA COM TORTA.
NÃO CONFUNDA CORPO COM PORCO.
NÃO CONFUNDA GÊMEOS COM GÊNIOS.
NÃO CONFUNDA ESPADA COM EMPADA.
NÃO CONFUNDA ALERGIA COM ALEGRIA.
NÃO CONFUNDA GALINHA COM MALINHA.
NÃO CONFUNDA CIMENTO COM CIUMENTO.






O Livro das Péssimas Boas Maneiras

O livro das Péssimas boas maneiras


                                                                                                           Babette Cole


Maravilhoso para trabalhar com os pequenos a questão dos maus hábitos e reforçar a questão dos bons hábitos, já nos primeiros dias de aula. 
Considerando que as ilustrações são de grande suporte.
 Confiram!




(...)

Não vista roupa no cachorro... nem no gato!

Não lave a cabeça com cola em vez de shampu...  e não diga a sua mãe que ela é gorda.

Tente se vestir direitinho.

Calce cada sapato no pé certo!

Cuide da sua vida...   é muito feio ficar espiando os outros!

Arrume sempre seu lindo quarto.

Pentei o cabelo, escove os dentes, lave as mãos!

Seja bonzinho... como só você sabe ser!

" Eu bem que  tentei!"


Aproveitando a criatividade do autor, muito se pode acrescentar ...

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!





Linguagem e Comunicação

Linguagem



Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
As funções da linguagem apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicação.
Qualquer produção discursiva, linguística ou extralinguística apresenta funções da linguagem.
Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente e nesse mecanismo temos:
Num determinado contexto temos o emissor, aquele que elabora a mensagem por mio de um código que é transmitido por um canal para um receptor, aquele que vai decodificar a mensagem.

Tipos de linguagem


Referencial , informativa, cognitiva e ou denotativa,  aquela que evidencia o assunto, esclarece os fatos, faz referência a determinado contexto e tem por intenção, informar. 

Função conativa, aquela que busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem. Pode ser volitiva, revelando a vontade do emissor  ou imperativa, que se traduz por ordem.

Função fática, aquela que mantém a conexão entre os falantes.
Função metalinguística, está função fala da linguagem pela linguagem, visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou  extralinguístico. Assim, é a mensagem que fala de sua própria produção discursiva. Um livro convertido em filme apresenta um processo de metalinguagem, uma pintura que mostra o próprio artista executando a tela, um poema que fala do ato de escrever, um conto ou romance que discorre sobre a própria linguagem etc. são igualmente metalinguísticos.

O dicionário é metalinguístico por excelência.

Funções da Língua

Função poética, quando a mensagem se volta para seu processo de estruturação, tendo em vista produzir um efeito estético, através de desvios da norma ou de combinatórias inovadoras da linguagem, uma maneira especial de elaborar o código, de trabalhar a palavra.
Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e linguagem verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras.


Mas, além dessa, há outras formas de linguagem, como a pintura, a mímica, a dança, a música e outras mais. Com efeito, por meio dessas atividades, o homem também representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Tanto a linguagem verbal quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos.
Em todos os tipos de linguagem, os signos são combinados entre si, de acordo com certas leis, obedecendo a mecanismos de organização.

Tipos de comunicação
Comunicação unilateral é estabelecida  de um emissor para um receptor, sem reciprocidade. Por exemplo, um professor durante uma aula expositiva, um aparelho de televisão, um cartaz em uma parede difundem mensagens sem receber resposta.

Comunicação bilateral se estabelece quando o emissor e o receptor alternam seus  papéis. É o que acontece durante uma conversa, um bate-papo, em que há intercâmbio de mensagens.

 As mensagens que seu corpo envia são geralmente alinhadas com suas emoções.

Respiração profunda e confortável, naturalmente influencia seu humor e seus pensamentos. Fazer algumas respirações profundas pode lhe dar a pausa que você precisa para se checar emocionalmente e propositadamente coordenar a sua linguagem corporal com o que sua boca (e coração) quer dizer.

Conhecer e lidar com suas emoções subjacentes antes de falar e reagir irá ajudá-lo a evitar problemas de comunicação, alinhando sua linguagem corporal com suas palavras e enviando uma mensagem coesa e coerente faz com que você diga o que você quer dizer, e diz o que você quer falar.

 O jeito de balançar a cabeça, de fazer contato com os olhos e até a inclinação do corpo podem fazer a diferença durante uma entrevista , a linguagem corporal pode determinar  atitudes e passar diferentes tipos de mensagens para quem está do outro lado da tela. No caso de atitudes positivas, o recrutador vê impressões de compreensão e confiança. Já entre as atitudes negativas, o candidato pode mostrar confusão e desconforto.

Veja lista com atitudes positivas e negativas e a impressão que cada uma transmite:

Cabeça balançando: mostra paciência e entendimento 
Testa franzida: mostra confusão, desacordo e desconforto
Contato com os olhos: mostra interesse e confiança
Falta de contato com os olhos: mostra desconforto e desonestidade
Sorriso: mostra positividade 
Cara fechada: mostra desconforto, desinteresse e tensão
Corpo inclinado para frente: mostra interesse, preocupação e compreensão
Corpo inclinado para trás: mostra resistência, desinteresse e dúvida


  Use a linguagem corporal a seu favor no trabalho, seja numa entrevista pessoal ou mesmo online.

Fique  atento ao modo como balança os braços, faz clique-clique com a caneta, estala os dedos ou senta-se em sua cadeira. Essa linguagem não-verbal faz parte de todas as situações no local de trabalho.
Três segundos é  tempo suficiente que se precisa para formar opinião sobre alguém, pois 55% do impacto das mensagens comunicadas vem dos gestos que se faz. Por isso, antes de mover um músculo, da cabeça aos pés, esteja sempre muito atento...

 O ideal é exibir sempre um sorriso expressado através dos olhos, além do que, um ar sedutor e confiante.
Andar suave e com algum objetivo aliado a cabeça erguida. O olhar nivelado é o ideal, pois demonstra equilíbrio e autoconfiança.
Esteja atento e  não caia na armadilha de carregar muitas coisas para não comprometer sua postura ou seus gestos. Ao andar, solte os braços ao longo do corpo e mostre sua energia.
Seja  firme e demonstre muita segurança em tudo que for fazer.
Para se destacar dentro da equipe,  invista na arte de escutar.
Primeiro, melhor resistir à tentação de, na pressa, continuar respondendo a e-mails ao conversar com alguém. Virar-se para quem está falando e olhá-lo o tempo todo a faz ganhar pontos.
Se quiser demonstrar mais interesse, vale se inclinar e concordar com a cabeça, levantar a sobrancelha e manter silêncio.
Atenção e cuidado ao sentar-se com braços cruzados e olhos voltados para o chão, pois pode ofender o interlocutor. Checar o relógio, bocejar ou mexer em papéis enquanto o outro estiver falando também está proibido. Ou ainda cruzar as pernas e manter a de cima balançando, o que indica impaciência, como se quisesse se ver livre da pessoa com quem está.
Além de observar a sua linguagem corporal, vale ficar atento também à do outro , observar, para saber se não está sendo enrolado.
Alguns indícios, como lamber os lábios, tocar o nariz, coçar a orelha ou a nuca, arregalar os olhos ou desviar o olhar para o lado superior direito, acessando a parte criativa do cérebro, indicam falta de sinceridade.

Profissionalismo e Poder

Quando você menos espera, pode ter alguém de olho em você. Por isso, tome cuidado com alguns gestos, capazes de destruir a imagem de um profissional.
Inspecionar unhas ou balançar bijuterias dão impressão de agonia, nervosismo, preocupação ou tentativa de encobrir um erro.
O mesmo vale para movimentos que denunciam stress, como levantar os ombros, piscar demais, manter os punhos fechados, ficar de sobrancelhas suspensas.
Toda atenção é pouca na hora de decidir onde colocar as mãos.
Tocar o cabelo o faz parecer infantil e imaturo.
Já roçar nas orelhas pode dar a impressão de que está mentindo.
 Bater na mesa,  demonstra irritação.
 Morder os lábios ou mesmo as unhas demonstra ansiedade.
Colocar as mãos no pescoço demonstra nervosismo.
Na nuca, ansiedade.
Descanse as mãos sobre a mesa ou ao longo do tronco para passar a segurança que deseja.
Nunca abra uma porta devagar ou ande na ponta dos pés em uma sala de reuniões.
 Antes de entrar, respire fundo, endireite as costas e siga em frente, e,  não se esqueça de transferir qualquer pasta para a mão esquerda., assim, estará livre para apertos de mão.
Uma escolha das mais importantes é o lugar onde vai se sentar.
 Quem ficar na extremidade mais distante da chefia indica estar em conflito direto com ela.
No meio da mesa também é arriscado, uma vez que seu superior terá que se inclinar para ouvir o que você diz.  Prefira ficar mais próximo a sua chefia. Já estar ao lado, sinaliza bajulação discreta, pois você passará a impressão de apoiar o bambambã, silenciosamente.
Nunca se sente na beira da cadeira, isso demonstra insegurança.
Quando for defender um ponto de vista (e não espere muito, ou talvez não tenha a chance), mantenha as mãos abertas ao começar a falar e, ao longo do discurso, una as duas pela ponta dos dedos, sugerindo  racionalidade.
Outro truque é lançar mão de uma caneta para fazer as anotações importantes., e fique atento pois rabiscos faz com que pareça estar chateado e distraído.




Comunicação: Educação ou Determinação

Comunicação e Educação 




Escola e  comunicação, um processo que está presente mesmo que num espaço onde o passado se faz bem presente e o futuro, ás vezes, parece tão distante e desconhecido, e assim ela se insere, invadindo seus espaços e sujeitos, trazendo novos conceitos e buscando novas referências.
A comunicação é um processo linear que começa com a fonte e termina no destinatário; é também um processo circular de intencionalidades, de interação, que vai fonte ao destinatário e volta. Sendo que o foco, o  grande interesse, que o destinatário receba a mensagem.
Daí, a comunicação ter uma relação muito forte e direta com à educação.
 A relação entre essas duas ciências vem sendo chamada de Educomunicção.
É por meio da comunicação que educandos e educadores trocam experiências, vivenciam atitudes e novas atitudes, amadurecem sua visão de mundo, interage e aprendem a explorar com maior desenvoltura, o que pensam e o que sentem sobre temas de seu real interesse.
Essa relação possibilita conhecer o que está diante de nós e o que está por vir, que nos acerca e o que se espera diante deste cerco.
A comunicação se dá através dos diferentes meios: seja através do rádio, da leitura de um livro, da troca , do processo de interação com o grupo, e , em especial dos meios midiáticos, tão presentes em nosso dia a dia.
A mídia tem a função de massificar, de educar com significação, disseminando informações como se fossem dirigidas a um determinado indivíduo e ou grupo. 
Educa porque transmite a herança cultural por processos de comunicação.  
Sugere, opina, impõe valores e atitudes atendendo a grupos de interesses. Ela faz a parte entre todos os segmentos socais. 
Já a escola possibilita aos educandos um educação de transformação, onde passam de passivos receptores de herança cultural para ativos, críticos e atuantes neste importante processo de interação.
enquanto a mídia normatiza, estabelece normas sociais de comportamento, o faz  diante da necessidade de se manter o equilíbrio social, o interesse e os ideias de determinados grupos.
A mídia são atribuídas as seguintes funções: vigiar; integrar; transmitir; atribuir status; entreter; divertir e como já foi dito, normatizar. Os ideias, as ações são  de extrema relevância pois mantém a hierarquia social, fazendo com que a atenção de determinado individuo reconheça a superioridade do anunciante e aceite sua "sugestão" e ou determinação.
Portanto, são características da comunicação em massa, representada através da mídia, atingir e alcançar multidões e tornar-se ambivalente. De igual valor tanto para o emissor quanto para o receptor.
Cabe a ela estar presente na vida das pessoas e produzir efeitos, pensamentos e conhecimentos contrários, porque ao mesmo tempo que informa, despercebidamente aos olhos do ouvinte, do receptor, padroniza, estabelece, normatiza, .
E nada é feito ou acontece  ao acaso! Pois, com base em pesquisas,  recolhe dados e expectativas, gostos, esperanças e desejos, e  a partir destes dados se estabelece uma visão geral da sociedade e o processo de interação e troca. E tudo acontece por meio da linguagem, seja ela verbal ou não verbal, onde códigos e signos se entrelaçam em busca de um produto final.


Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é aquela  que se dá através dos gestos.
Pela linguagem do corpo se diz muitas coisas aos outros, é a linguagem estruturada, sem mentiras, onde a observação e a sensibilidade tem espaço garantido.
As expressões faciais são iguais em todos os povos e culturas.
É o modo como o indivíduo se coloca em relação ao outro.



Se a pessoa é calma, segura e  equilibrada apresentará:

- Descrição
- Roupas de tons harmônicos
- Cabelos bem cortados e penteados
- Perfumes e maquiagens discretas, tons suaves
- Postura corporal reta e relaxada
- Sorriso com espontaneidade
- Olhos nos olhos
- Gestos suaves
- Segurança ao conversar
- Nitidez no tom da voz, nem baixo, nem alto.


Comunicação Paraverbal

Neste processo de comunicação texto ou discurso em que pode se verificar por meio do tom da voz, do rítmo, das pausas, do estado de espírito, da emoção com que se fala, da postura, daqueles que fazem uso das inúmeras onomatopeias que faz parte da linguagem de alguns indivíduos, em seu dia a dia.













VAMOS PASSEAR?

VAMOS PASSEAR?

Autora:    Sue Willians
Ilustração:  Julie Vivas


Vamos passear?
Então, vamos lá!

Um potrinho marrom esta pronto para brincar.

Vamos passear?
Então, vamos lá!

Dois bezerrinhos vermelhos estão prontos para brincar.

Vamos passear?
Então, vamos lá!

Três gatinhos pretos estão prontos para brincar.


Vamos passear?
Então, vamos lá!

Quatro porquinhos rosados estão prontos para brincar.

Vamos passear?
Então, vamos lá!

(...)

Chega de brincar.

Vamos nos enroscar.

Fechar os olhos...  E sonhar.


Fim.



Solicite aos alunos, num trabalho em grupo,  sugerindo a troca do nome dos personagens só que mantendo a característica do texto, de preferência, todos com a mesma letra inicial e que sejam, aparentemente, apelidos.
Na matemática pode-se trabalhar números múltiplos ou apenas impares, ou mesmo, pensar junto com eles nas diferentes opções de bichos que eles conheçam e que queiram acrescentar a leitura.
Quanto as cores, pode-se acrescentar outras, só cores quentes ou só cores frias.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!





Rapunzel

Rapunzel


Recontado por Aurélio de Oliveira
Ilustrado por Avelino Guedes


Certa vez, há muito tempo,
Num lugar lá na colina,
Um casal de camponeses
Desejava uma menina.

Mais de um ano se passou
E a mulher não engravidava.
De tristeza, pelos cantos, 
A coitada lamentava.

-Oh! Meu Deus, que sofrimento!
Como é triste a minha sina!
Satisfaça meu desejo
De ganhar uma menina!

- Quem tem fé no coração
Nunca perde a esperança,
Pois assim diz o ditado:
"Quem espera sempre alcança".

Desse modo, a mulher,
Perseguindo esse ditado,
Finalmente viu, feliz,
Seu desejo realizado.

Mas um dia a jovem esposa,
Da janela do seu lar,
Viu na horta da vizinha
Rapunzéis de par em par.

Rapunzel, pra quem não sabe,
É uma planta bem verdinha
Que se usa na salada
Quando tenra e bem novinha.

A mulher, então, ficou
Desejando a verdura.
Gravidez é assim mesmo...
Se não come é uma tortura.

Acontece que a vizinha,
Uma bruxa moura-torta, 
Não gostava de doar
As verduras de sua horta.

Suas roupas desleixadas,
recendiam a mau cheiro;
Seus poderes são terríveis,
Assustavam o mundo inteiro.

E, assim, com a mulher
O pior aconteceu;
Por não ter as rapunzéis, 
De tristeza, adoeceu.

O marido, assustado,
Logo pôs-se a pensar:
"Vou salvar a minha esposa,
Custe isso o que custar!"

" Vou pular aquele muro
Quando o dia terminar;
À noitinha, no escuro,
Rapunzéis, eu vou buscar!"

E, assim, naquela noite
Arriscou-se na aventura.
Deu um salto sobre o muro
E roubou a tal verdura.

Bem! Agora a continuidade é com vocês... só gostaria de apresentar o início pois além de um poema muito criativo, respeitando todo o enredo da história, todo rimado.

AHH!! E que graça o autor denominar o fruto/alimento de desejo da mãe, de Rapunzel.
 " Vou pular aquele muro
Quando o dia terminar;
À noitinha, no escuro,
Rapunzéis, eu vou buscar!"

Vale a pena conferir, até porque já conhecemos a história, a novidade esta na maneira como o autor reconta , por meio de versos, esta história, fazendo uma releitura da obra...



As famílias do Mundinho

As Famílias do Mundinho



Era uma vez um  mundinho...
... que tinha  a maior diversidade de famílias de todos os planetas da Via Láctea.
Nele viviam famílias de vários tipos e jeitos. E nenhuma era igual a outra.
Algumas famílias eram grandes e não paravam de crescer.
Outras eram bem pequenas.
Existiam famílias em que os homenzinhos gostavam das mesmas coisas e nunca discutiam entre si.
Em outras famílias, cada homenzinho tinha um gosto, por isso, às vezes, eles brigavam u pouquinho. Mas logo estavam se abraçando...
Enquanto algumas famílias eram festeiras e barulhentas...
... outras eram caseiras e silenciosas.
No mundinho havia famílias que nasceram em cidades.
Outras famílias nasceram em praias. Havia também as que moravam em montanhas.

(...)

E assim são as famílias, uma diferente da outra.
O importante é todas fazem parte do mesmo Mundinho.

Uma leitura rica  tratando a questão da diversidade.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

O Mundinho Sem Bullyng

O Mundinho Sem Bullyng
Autora:  Ingrid Biesemeyer
               Belling Hausen



Olá! Eu sou Mundinho , um planeta muito especial.
Venha comigo, que vou mostrar o porquê?!
Cada um tem um jeito de ser: uma gosta de azul, outra de vermelho.
Uma gosta de gato e a outra prefere cachorro.
Mas todas crianças respeitam o jeito de ser de cada uma.
Afinal, o mundo seria chato se todas as pessoas fossem iguais!
Respeitar o migo é muito importante para que todos sejam felizes.

Mas, houve um dia em que isto não aconteceu...

As crianças estavam na escola.
E um grupinho delas começou a rir e a  inventar apelidos para uma criança.
Ela ficou muito, mas muito triste, e não queria  ais voltar lá.
(...)

A leitura trata situações cotidianas entre alunos e nos faz refletir  quanto a importância de se colocar no lugar do outro, e aí está mais uma dica para se trabalhar a questão do preconceito, um tema bastante presente desde a educação infantil.
As ilustrações nos permite maior interpretação da leitura.

Esta coletânea é, realmente, maravilhosa. E os livros parecem ser ideais para a faixa etária de 4 a 5 anos. Além do que,  possibilita trabalhar vários conteúdos ...
Confiram!

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

O Livro do Planeta Terra

O Livro do Planeta Terra

Autor:Todd Parr

A leitura em meio as belíssimas ilustrações, onde diferentes personagens demonstram total responsabilidade e preocupação com o meio ambiente, além do que,  traz dicas de como preservá-lo, conscientizando e advertindo os pequenos leitores... Maravilhoso!





Eu cuido da terra porque sei que posso fazer todos os dias pequenas coisas que farão uma grande diferença.

Eu uso os dois lados do papel.

E trago sacolas de casa para o supermercado porque...

... Eu amo as árvores

E quero que as corujas tenham um  lugar para viver.

Eu desligo a torneira enquanto escovo meus dentes

E economizo a água no banho porque...

... Eu amo os peixes

E quero que os oceanos  permaneçam azuis.

Eu vou de ônibus para a escola

E ando de bicicleta porque...

... Eu amo as  as estrelas e quero que o ar

Fique limpo para que eu possa vê-las brilhando.

Eu tento comer toda a comida do meu prato

E reaproveitar as sobras porque...

...Eu amo ver os alimentos crescendo

E quero que tenha comida suficiente para todo mundo.

(...)

Acima de tudo, eu ajudo

a cuidar do planeta  porque...

Quero que todos sejam felizes e saudáveis!






Com Amor, TODD



E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!




A Água E A Vida

A Água e a Vida

Autora:  Patricia Engel Secco
Ilustração:  Edu A. Engel


Bom, tudo começou quando a nossa turma de amigos foi visitar a cidade de Salesópolis, onde fica a nascente do rio Tietê, um rio muito conhecido de quem mora na cidade de São Paulo.
Lá o Rio Tietê possui águas limpas, onde nascem peixes de muitos tipos.
Em alguns lugares, porém, como na cidade de São Paulo, ele não passa de um enorme rio morto por causa do esgoto e do lixo que são jogados ali. No rio  Tietê\ não existe mais vida, a não ser bactérias e micróbios.
Durante a viagem que fizemos de ônibus, o Zé golfinho, profundo conhecedor e amante das águas, foi nos dando algumas lições.

-  É incrível pensar que a água seja a principal razão para a existência  da vida em nosso planeta!


- É verdade, Edu. as pessoas esquecem que o seres humanos, os animais e as plantas terrestres necessitam de água doce para viver... E apenas 3% de toda a água existente é doce. E , além disso, dois terços dessa água estão nos polos, em forma de geleiras, calotas polares e icebergs - disse Zé Golfinho.
- E quanto é isso, Zé? Você sabe quanta água doce existe no mundo? - perguntou Lica Recicla.
- Sei, sim: no mundo existem 40 quintilhões de litros de água doce! mas ela está em constante movimento, evaporando-se dos oceanos, rios e lagos... - responderam Zé Golfinho.

- ... formando as nuvens na atmosfera. Quando esse vapor se condensa, a  água volta para a terra em forma de chuva, granizo ou neve - completei. - É o ciclo da água!
- É, Juca, e parte da água que cai se distribui pela superfície, formando os lagos e os rios, que vão desaguar no mar...  - disse Lica Recicla.
-  E a parte da água que se infiltra no solo vai ser absorvida pelas plantas ou alimentar os lençóis frenéticos... - disse Edu Guará.
- Edu, os lençóis não são "frenéticos", e sim "freáticos", ou seja, lençóis de água subterrãneos que alimentam nascentes e poços - esclareceu Zé Golfinho.
- Isso mesmo! - Exclamamos todos juntos.
- A água circula por toda parte, reciclando-se.
Embora a quantidade seja a mesma, hoje ela não é mais distribuída e utilizada como há cem ou duzentos anos. Pensem no crescimento da população, na poluição... - observou Zé Golfinho.

- As pessoas devem achar que existe tanta água no mundo que nunca vai faltar. .. mas esquecem que, em muitos lugares, a água é rara! - lembrou Edu Gurá.
- É, a água pode ser abundante em algumas regiões, mas em outras quase não existe - completei.
- Ouvi dizer que a maior parte da água doce no mundo se encontra em apenas dez países, entre eles, o Brasil....


E você, o que acha?
Ah! Só para terminar a história, preciso contar que o nosso passeio e m Salesópolis foi maravilhoso e que voltamos para a cidade de São Paulo com o coração cheio de esperança de que o Rio Tietê volte a ser como era, limpo me cheio de vida.

Com carinho, 
JUCA BRASILEIRO

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!





Nome da Gente

Nome da Gente

Autor: Pedro Bandeira



Por que é que me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome,
não fui eu 
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome 
que é só meu!

(...)

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele,
isso só seria justo 
se eu escolhesse
o nome dele.

Quando eu tiver um filho,
não vou por nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que procure um!


E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!




Essa leitura nos faz refletir quanto a escolha do nome de nossos filhos , além do que, alguns comentários incovenientes que por vezes fazemos...

O Grúfalo

O Grúfalo


Autor: Júlia Donalds
Ilustração:  Axel Scheffler


Um ratinho foi passear na floresta escura.
A raposa viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai? - Perguntou a raposa, com brandura.
- Venha almoçar comigo, faço um almoço gostoso.
- Quanta  gentiliza, raposa, mas não posso aceitar.
Já marquei com um grúfalo para almoçar. 
- Um grúfalo, o que é um grúfalo?
- Você não conhece um grúfalo!

Ele tem presas incríveis e garras terríveis e, em sua boca, dentes horríveis.

- E onde vocês vão se encontrar?
- Perto destas pedras é o lugar, e sua comida favorita é raposa frita.
- Raposa frita, estou fora! - A raposa falou.
- Adeus, ratinho, Já me vou.
- Raposa boba! Será que não sabe que grúfalo não existe?

E lá se foi o ratinho, caminhando pela floresta.
Uma coruja viu o ratinho, que lhe pareceu apetitoso.
- Aonde você vai, ratinho mimoso?
Venha lanchar em minha casa, vai ser uma festa!
- Muito obrigado, coruja, mas não posso aceitar.
vou me encontrar com um grúfalo para lanchar.    
       Um grúfalo, o que é um grúfalo?
Você não conhece? Um grúfalo!

Ele tem pernas ossudas e patas peludas e, na ponta do nariz, uma verruga cabeluda.

- E onde vocês vão se encontrar?
- Na beira deste rio é o lugar.
E sorvete de coruja é o que ele gosta de tomar.
- Sorvete de coruja? UHU,UHU,UHU!

OPA!



Mas que criatura é essa com presas incríveis, garras terríveis e dentes horríveis?
De pernas ossudas, patas peludas.
E, na ponta do nariz, uma verruga cabeluda?
Com olhos alaranjados, uma língua preta, e espinhos pelas costas espetados?

 - OH, SOCORRO! OH, NÃO!

É um grúfalo!



- Minha comida preferida - Disse o grúfalo, então.
- Vai ficar gostoso no meio do pão.
- Gostoso!?! - Exclamou o ratinho. - Não me chame de gostoso!
Das criaturas da floresta, sou o mais perigoso...


- Bem, grúfalo - Disse o ratinho - Deu pra ver?
Todo mundo foge de mim assustado.

Mas agora minha barriga está começando a doer, e  meu prato predileto é grúfalo ensopado!
- O que? Grúfalo ensopado?
E assim dizendo, ele fugiu apavorado.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

Tudo se acalmou na floresta frondosa.
O ratinho achou uma noz que estava muito gostosa.

TICOS E OS LOBOS MAUS

TICOS E OS LOBOS MAUS

Autora:  Valeri Gorbachev


Numa noite de muita ventania, Tico acordou...
S-O-C-O-R-R-O!
Ma
Mamãe, entrou correndo.
- Céus, o que está acontecendo? - Ela perguntou.
_ Lobos! - Disse Tico. - Cem lobos estavam me perseguindo!
- Cem lobos? -Perguntou mamãe.
- Tem certeza?
- Bem! - Disse Tico - Talvez, fossem cinquenta lobos, mas estavam todos atrás de mim e eu não conseguia escapar.
- Cinquenta lobos? -Perguntou mamãe.
- Tem certeza?
- Bem! - Disse Tico - Talvez, fossem quinze lobos, mas era um bando sanguinário.
- Quinze lobos parecem muito. - Disse a mamãe. - Tem certeza?
Pensando bem , talvez fossem apenas cinco. - Admitiu Tico.
- Mas estavam  bem em cima de mim!
- Foi apenas um  pesadelo, Tico. - Disse mamãe. E agora está na hora de vocês todos voltarem a dormir.
Então mamãe cobriu seus filhotes, apagou a luz e fechou a porta.
- Vocês ouviram isso? - Perguntou Tito.
- Pareciam lobos! - Disse Teca.
- Lobos famintos! Exclamou Toco.
- Com dentes enormes. - Falou Tuca.
- E estão bem aqui, do lado de fora! - Disse Tico.
S-O-C-O-R-R-O!
- E agora, o que aconteceu? - Perguntou mamãe.
- Cem lobos, bem ali do lado de fora da janela!
Eles vão nos pegar!
- Fiquem aqui. - Disse a mamãe. - Vou resolver esse problema de lobos de uma vez por todas!
- Tomem isso seus lobos! E isto, e mais isto!

(...)

E, assim, Tico, seus irmão e suas irmãs se aconchegaram, e finalmente adormeceram. Com mamãe bem no meio deles.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!


MAMÃE BOTOU UM OVO

MAMÃE BOTOU UM OVO

                                                                                              Autor:  Babette Cole



- Bom. - a mamãe e o papai disseram.
- Achamos que está na hora de contar para vocês...
... como são feitos os bebês.
- Tá bom - nós respondemos.
- As meninas são feitas de açúcar, temperos, cheiro de rosas e outras coisinhas mimosas.
- A mamãe falou.
- os meninos são feitos de lesma, caramujo e pedaços de rabo de cachorro sujo.
- o papai contou.
- Alguns bebês são trazidos por dinossauros.
- Eles podem também ser feitos de bolacha.
- Disse a mamãe.
- Às vezes a gente acha bebês embaixo das pedras.
- Disse o papai.
- Também se pode plantar sementes de bebê em vasos e cultivá=los numa estufa. - Disse a mamãe..
- Ou simplesmente comprar tubos com pasta de bebê.
- A mamãe botou um ovo no sofá. - o papai disse.
Ele ...    ... explodiu.
- E espirrou vocês dois pra fora.
- Hi, hi, hi, ha, ha, ha, ho, ho, ho. Que monte de bobagem! nós rimos.
- Mas vocês quase acertaram quando falaram  das SEMENTES, do TUBO e do OVO.
- Nós achamos que vocês não sabem como os bebês são feitos de verdade...
Então, vamos fazer uns desenhos para mostrar como é .
- A mamãe tem ovos mesmo.
Eles ficam dentro da barriga dela.
- E o papai também tem sementes que ficam fora do seu corpo.
- O papai também tem um tubo.
As sementes que estão nos saquinhos saem por ali.
- O tubo na barriga da mamãe, por um pequeno buraco.
 Então, as sementes nadam  lá dentro com a ajuda de seus rabinhos.

(...)

- O vencedor chega ao ovo, e o ovo começa a se transformar num bebê pequenininho.

(...)

- O bebê foi ficando  maior... maior... maior...
- E a mamãe vai ficando mais gorda... mais gorda... e  mais GORDA.
- Quando fica pronto, o bebê salta pra fora.

Oi , mamãe! - e agora, vocês já sabem...

... o que todo mundo já sabe!



Vale a pena conferir.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

As ilustrações são importantes para se entender o contexto explicativo aos alunos e para os alunos. Lembrando que é uma leitura , a meu ver, direcionada ao Ensino fundamental , onde temos que trabalhar a questão da sexualidade e este livro nos auxilia , nessa importante e difícil  missão, visto que ás vezes, torna-se muito constrangedor tanto pra nós quanto para alguns alunos falar em sexualidade .

Em meio a tanta imaginação, quebra-se um  tabu, um estigma, a timidez e acabamos por dar um toque de descontração ao tema.

Tem leitores que criticam duramente essa postagem, todavia , não reconhecem a sexualidade como conteúdo escolar desde o Ensino Fundamental  e,  sequer imaginam o quanto as crianças já sabem, questionam e demonstram interesse e assim, buscamos suporte em poemas, livros e textos científicos para cumprir com o que nos é proposto no ambiente escolar...

Samanta gorducha vai ao baile das bruxas

Samanta gorducha vai ao baile das bruxas

Ilustrado por kathryn Meyrick



Um livro que incentiva o leitor a ser do jeito que se é! 
AH!! E uma bruxa muito comilona!
A confusão foi só que havia uma exigência...   Traje a Rigor!!!

À princípio, um belo convite.
" O príncipe Bóris, o Bravo, tem o prazer de convidar Samanta e Tárcisio para o Baile das Bruxas.
Traje a Rigor.

Samanta cochilava preguiçosamente após um farto jantar.

Acorda, Samanta! 

O corvo correio chegou!

- Oba!

Fomos convidados para o Baile das bruxas!

Samanta e seu gato Tarcísio correram para o quarto.

- Socorro! não tenho nada para vestir!

No dia seguinte, bem cedo, Samanta montou na sua vassoura.

- Para a loja de roupas, rápido!

A pobre vassoura não aguentou o esforço.

- Não se incomode. - disse Tarcísio . 

- Eu pego a carroça do dragão.

Após uma sacolejante viagem, eles chegaram a loja de Felícia.

- Esta é a minha coleção para pessoas cheinhas. - disse Felícia.

- Hum, elas são mesmo umas gatas - falou Tarcísio.

As modelos trouxeram de tudo, mas nada que coubesse em Samanta.

- Eu quero tanto ir ao baile - lamentou Samanta.

- O que será que eu posso fazer?

- Só há uma coisa a fazer - disse Felícia.

- Você tem que perder peso. E não existe solução mágica; você tem que ir para um spa.

Enquanto você estiver lá, eu lhe faço um vestido.



" E,  lá estavam as duas  folheando o folder do spa. 
... agora! imaginem Samanta no spa era, estica aqui, dobra alí. levanta a perna, faça flexões, pule corda, pedale, pratique salto em varas, suba, desça, pratique exercícios radicais, nade, 
E, foi assim, em meio a muitos exercícios e sacríficios que Samanta, finalmente, atinge o tão esperado resultado.
Agora, só falta ir ao baile!"


Finalmente chegou o dia do grande baile!




Agora, se vocês  já imaginam o final, espere!  Vocês estão, redondamente, enganados.

Afinal, o final é uma surpresa!

Leiam!

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