O Grúfalo

O Grúfalo


Autor: Júlia Donalds
Ilustração:  Axel Scheffler


Um ratinho foi passear na floresta escura.
A raposa viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai? - Perguntou a raposa, com brandura.
- Venha almoçar comigo, faço um almoço gostoso.
- Quanta  gentiliza, raposa, mas não posso aceitar.
Já marquei com um grúfalo para almoçar. 
- Um grúfalo, o que é um grúfalo?
- Você não conhece um grúfalo!

Ele tem presas incríveis e garras terríveis e, em sua boca, dentes horríveis.

- E onde vocês vão se encontrar?
- Perto destas pedras é o lugar, e sua comida favorita é raposa frita.
- Raposa frita, estou fora! - A raposa falou.
- Adeus, ratinho, Já me vou.
- Raposa boba! Será que não sabe que grúfalo não existe?

E lá se foi o ratinho, caminhando pela floresta.
Uma coruja viu o ratinho, que lhe pareceu apetitoso.
- Aonde você vai, ratinho mimoso?
Venha lanchar em minha casa, vai ser uma festa!
- Muito obrigado, coruja, mas não posso aceitar.
vou me encontrar com um grúfalo para lanchar.    
       Um grúfalo, o que é um grúfalo?
Você não conhece? Um grúfalo!

Ele tem pernas ossudas e patas peludas e, na ponta do nariz, uma verruga cabeluda.

- E onde vocês vão se encontrar?
- Na beira deste rio é o lugar.
E sorvete de coruja é o que ele gosta de tomar.
- Sorvete de coruja? UHU,UHU,UHU!

OPA!



Mas que criatura é essa com presas incríveis, garras terríveis e dentes horríveis?
De pernas ossudas, patas peludas.
E, na ponta do nariz, uma verruga cabeluda?
Com olhos alaranjados, uma língua preta, e espinhos pelas costas espetados?

 - OH, SOCORRO! OH, NÃO!

É um grúfalo!



- Minha comida preferida - Disse o grúfalo, então.
- Vai ficar gostoso no meio do pão.
- Gostoso!?! - Exclamou o ratinho. - Não me chame de gostoso!
Das criaturas da floresta, sou o mais perigoso...


- Bem, grúfalo - Disse o ratinho - Deu pra ver?
Todo mundo foge de mim assustado.

Mas agora minha barriga está começando a doer, e  meu prato predileto é grúfalo ensopado!
- O que? Grúfalo ensopado?
E assim dizendo, ele fugiu apavorado.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!

Tudo se acalmou na floresta frondosa.
O ratinho achou uma noz que estava muito gostosa.

2 comentários: