Linguagem e Comunicação

Linguagem



Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
As funções da linguagem apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicação.
Qualquer produção discursiva, linguística ou extralinguística apresenta funções da linguagem.
Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente e nesse mecanismo temos:
Num determinado contexto temos o emissor, aquele que elabora a mensagem por mio de um código que é transmitido por um canal para um receptor, aquele que vai decodificar a mensagem.

Tipos de linguagem


Referencial , informativa, cognitiva e ou denotativa,  aquela que evidencia o assunto, esclarece os fatos, faz referência a determinado contexto e tem por intenção, informar. 

Função conativa, aquela que busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem. Pode ser volitiva, revelando a vontade do emissor  ou imperativa, que se traduz por ordem.

Função fática, aquela que mantém a conexão entre os falantes.
Função metalinguística, está função fala da linguagem pela linguagem, visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou  extralinguístico. Assim, é a mensagem que fala de sua própria produção discursiva. Um livro convertido em filme apresenta um processo de metalinguagem, uma pintura que mostra o próprio artista executando a tela, um poema que fala do ato de escrever, um conto ou romance que discorre sobre a própria linguagem etc. são igualmente metalinguísticos.

O dicionário é metalinguístico por excelência.

Funções da Língua

Função poética, quando a mensagem se volta para seu processo de estruturação, tendo em vista produzir um efeito estético, através de desvios da norma ou de combinatórias inovadoras da linguagem, uma maneira especial de elaborar o código, de trabalhar a palavra.
Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e linguagem verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras.


Mas, além dessa, há outras formas de linguagem, como a pintura, a mímica, a dança, a música e outras mais. Com efeito, por meio dessas atividades, o homem também representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Tanto a linguagem verbal quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos.
Em todos os tipos de linguagem, os signos são combinados entre si, de acordo com certas leis, obedecendo a mecanismos de organização.

Tipos de comunicação
Comunicação unilateral é estabelecida  de um emissor para um receptor, sem reciprocidade. Por exemplo, um professor durante uma aula expositiva, um aparelho de televisão, um cartaz em uma parede difundem mensagens sem receber resposta.

Comunicação bilateral se estabelece quando o emissor e o receptor alternam seus  papéis. É o que acontece durante uma conversa, um bate-papo, em que há intercâmbio de mensagens.

 As mensagens que seu corpo envia são geralmente alinhadas com suas emoções.

Respiração profunda e confortável, naturalmente influencia seu humor e seus pensamentos. Fazer algumas respirações profundas pode lhe dar a pausa que você precisa para se checar emocionalmente e propositadamente coordenar a sua linguagem corporal com o que sua boca (e coração) quer dizer.

Conhecer e lidar com suas emoções subjacentes antes de falar e reagir irá ajudá-lo a evitar problemas de comunicação, alinhando sua linguagem corporal com suas palavras e enviando uma mensagem coesa e coerente faz com que você diga o que você quer dizer, e diz o que você quer falar.

 O jeito de balançar a cabeça, de fazer contato com os olhos e até a inclinação do corpo podem fazer a diferença durante uma entrevista , a linguagem corporal pode determinar  atitudes e passar diferentes tipos de mensagens para quem está do outro lado da tela. No caso de atitudes positivas, o recrutador vê impressões de compreensão e confiança. Já entre as atitudes negativas, o candidato pode mostrar confusão e desconforto.

Veja lista com atitudes positivas e negativas e a impressão que cada uma transmite:

Cabeça balançando: mostra paciência e entendimento 
Testa franzida: mostra confusão, desacordo e desconforto
Contato com os olhos: mostra interesse e confiança
Falta de contato com os olhos: mostra desconforto e desonestidade
Sorriso: mostra positividade 
Cara fechada: mostra desconforto, desinteresse e tensão
Corpo inclinado para frente: mostra interesse, preocupação e compreensão
Corpo inclinado para trás: mostra resistência, desinteresse e dúvida


  Use a linguagem corporal a seu favor no trabalho, seja numa entrevista pessoal ou mesmo online.

Fique  atento ao modo como balança os braços, faz clique-clique com a caneta, estala os dedos ou senta-se em sua cadeira. Essa linguagem não-verbal faz parte de todas as situações no local de trabalho.
Três segundos é  tempo suficiente que se precisa para formar opinião sobre alguém, pois 55% do impacto das mensagens comunicadas vem dos gestos que se faz. Por isso, antes de mover um músculo, da cabeça aos pés, esteja sempre muito atento...

 O ideal é exibir sempre um sorriso expressado através dos olhos, além do que, um ar sedutor e confiante.
Andar suave e com algum objetivo aliado a cabeça erguida. O olhar nivelado é o ideal, pois demonstra equilíbrio e autoconfiança.
Esteja atento e  não caia na armadilha de carregar muitas coisas para não comprometer sua postura ou seus gestos. Ao andar, solte os braços ao longo do corpo e mostre sua energia.
Seja  firme e demonstre muita segurança em tudo que for fazer.
Para se destacar dentro da equipe,  invista na arte de escutar.
Primeiro, melhor resistir à tentação de, na pressa, continuar respondendo a e-mails ao conversar com alguém. Virar-se para quem está falando e olhá-lo o tempo todo a faz ganhar pontos.
Se quiser demonstrar mais interesse, vale se inclinar e concordar com a cabeça, levantar a sobrancelha e manter silêncio.
Atenção e cuidado ao sentar-se com braços cruzados e olhos voltados para o chão, pois pode ofender o interlocutor. Checar o relógio, bocejar ou mexer em papéis enquanto o outro estiver falando também está proibido. Ou ainda cruzar as pernas e manter a de cima balançando, o que indica impaciência, como se quisesse se ver livre da pessoa com quem está.
Além de observar a sua linguagem corporal, vale ficar atento também à do outro , observar, para saber se não está sendo enrolado.
Alguns indícios, como lamber os lábios, tocar o nariz, coçar a orelha ou a nuca, arregalar os olhos ou desviar o olhar para o lado superior direito, acessando a parte criativa do cérebro, indicam falta de sinceridade.

Profissionalismo e Poder

Quando você menos espera, pode ter alguém de olho em você. Por isso, tome cuidado com alguns gestos, capazes de destruir a imagem de um profissional.
Inspecionar unhas ou balançar bijuterias dão impressão de agonia, nervosismo, preocupação ou tentativa de encobrir um erro.
O mesmo vale para movimentos que denunciam stress, como levantar os ombros, piscar demais, manter os punhos fechados, ficar de sobrancelhas suspensas.
Toda atenção é pouca na hora de decidir onde colocar as mãos.
Tocar o cabelo o faz parecer infantil e imaturo.
Já roçar nas orelhas pode dar a impressão de que está mentindo.
 Bater na mesa,  demonstra irritação.
 Morder os lábios ou mesmo as unhas demonstra ansiedade.
Colocar as mãos no pescoço demonstra nervosismo.
Na nuca, ansiedade.
Descanse as mãos sobre a mesa ou ao longo do tronco para passar a segurança que deseja.
Nunca abra uma porta devagar ou ande na ponta dos pés em uma sala de reuniões.
 Antes de entrar, respire fundo, endireite as costas e siga em frente, e,  não se esqueça de transferir qualquer pasta para a mão esquerda., assim, estará livre para apertos de mão.
Uma escolha das mais importantes é o lugar onde vai se sentar.
 Quem ficar na extremidade mais distante da chefia indica estar em conflito direto com ela.
No meio da mesa também é arriscado, uma vez que seu superior terá que se inclinar para ouvir o que você diz.  Prefira ficar mais próximo a sua chefia. Já estar ao lado, sinaliza bajulação discreta, pois você passará a impressão de apoiar o bambambã, silenciosamente.
Nunca se sente na beira da cadeira, isso demonstra insegurança.
Quando for defender um ponto de vista (e não espere muito, ou talvez não tenha a chance), mantenha as mãos abertas ao começar a falar e, ao longo do discurso, una as duas pela ponta dos dedos, sugerindo  racionalidade.
Outro truque é lançar mão de uma caneta para fazer as anotações importantes., e fique atento pois rabiscos faz com que pareça estar chateado e distraído.




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