Comunicação: Educação ou Determinação

Comunicação e Educação 




Escola e  comunicação, um processo que está presente mesmo que num espaço onde o passado se faz bem presente e o futuro, ás vezes, parece tão distante e desconhecido, e assim ela se insere, invadindo seus espaços e sujeitos, trazendo novos conceitos e buscando novas referências.
A comunicação é um processo linear que começa com a fonte e termina no destinatário; é também um processo circular de intencionalidades, de interação, que vai fonte ao destinatário e volta. Sendo que o foco, o  grande interesse, que o destinatário receba a mensagem.
Daí, a comunicação ter uma relação muito forte e direta com à educação.
 A relação entre essas duas ciências vem sendo chamada de Educomunicção.
É por meio da comunicação que educandos e educadores trocam experiências, vivenciam atitudes e novas atitudes, amadurecem sua visão de mundo, interage e aprendem a explorar com maior desenvoltura, o que pensam e o que sentem sobre temas de seu real interesse.
Essa relação possibilita conhecer o que está diante de nós e o que está por vir, que nos acerca e o que se espera diante deste cerco.
A comunicação se dá através dos diferentes meios: seja através do rádio, da leitura de um livro, da troca , do processo de interação com o grupo, e , em especial dos meios midiáticos, tão presentes em nosso dia a dia.
A mídia tem a função de massificar, de educar com significação, disseminando informações como se fossem dirigidas a um determinado indivíduo e ou grupo. 
Educa porque transmite a herança cultural por processos de comunicação.  
Sugere, opina, impõe valores e atitudes atendendo a grupos de interesses. Ela faz a parte entre todos os segmentos socais. 
Já a escola possibilita aos educandos um educação de transformação, onde passam de passivos receptores de herança cultural para ativos, críticos e atuantes neste importante processo de interação.
enquanto a mídia normatiza, estabelece normas sociais de comportamento, o faz  diante da necessidade de se manter o equilíbrio social, o interesse e os ideias de determinados grupos.
A mídia são atribuídas as seguintes funções: vigiar; integrar; transmitir; atribuir status; entreter; divertir e como já foi dito, normatizar. Os ideias, as ações são  de extrema relevância pois mantém a hierarquia social, fazendo com que a atenção de determinado individuo reconheça a superioridade do anunciante e aceite sua "sugestão" e ou determinação.
Portanto, são características da comunicação em massa, representada através da mídia, atingir e alcançar multidões e tornar-se ambivalente. De igual valor tanto para o emissor quanto para o receptor.
Cabe a ela estar presente na vida das pessoas e produzir efeitos, pensamentos e conhecimentos contrários, porque ao mesmo tempo que informa, despercebidamente aos olhos do ouvinte, do receptor, padroniza, estabelece, normatiza, .
E nada é feito ou acontece  ao acaso! Pois, com base em pesquisas,  recolhe dados e expectativas, gostos, esperanças e desejos, e  a partir destes dados se estabelece uma visão geral da sociedade e o processo de interação e troca. E tudo acontece por meio da linguagem, seja ela verbal ou não verbal, onde códigos e signos se entrelaçam em busca de um produto final.


Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é aquela  que se dá através dos gestos.
Pela linguagem do corpo se diz muitas coisas aos outros, é a linguagem estruturada, sem mentiras, onde a observação e a sensibilidade tem espaço garantido.
As expressões faciais são iguais em todos os povos e culturas.
É o modo como o indivíduo se coloca em relação ao outro.



Se a pessoa é calma, segura e  equilibrada apresentará:

- Descrição
- Roupas de tons harmônicos
- Cabelos bem cortados e penteados
- Perfumes e maquiagens discretas, tons suaves
- Postura corporal reta e relaxada
- Sorriso com espontaneidade
- Olhos nos olhos
- Gestos suaves
- Segurança ao conversar
- Nitidez no tom da voz, nem baixo, nem alto.


Comunicação Paraverbal

Neste processo de comunicação texto ou discurso em que pode se verificar por meio do tom da voz, do rítmo, das pausas, do estado de espírito, da emoção com que se fala, da postura, daqueles que fazem uso das inúmeras onomatopeias que faz parte da linguagem de alguns indivíduos, em seu dia a dia.













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