Dia do Beijo


 As tradições que giram em torno dessa demonstração de afeto são bem diferentes pelo mundo.

        Dia do Beijo em alguns países acontece em 6 de julho e em outros em  13 de Abril




 E para celebrar o Dia do Beijo, comemorado mundialmente em 13 de Abril e 6 de julho, reunimos nessa galeria as diferentes maneiras como esse ato é expressado entre pessoas de todas as culturas.

Como beijar ainda não é um costume universal, alguns especialistas acreditam que o ato seja um comportamento aprendido, passado de pais para filhos.


Moradores da região do Ártico demonstram afeto pelo que é chamado de “beijo de esquimó” – o ato de pressionar o nariz, bochecha e testa contra a pessoa querida. Essa tradição também é amplamente praticada na Mongólia, Vietnã, Camboja, Ilhas da Polinésia e pela tribo Maori, na Nova Zelândia.
Em muitos países europeus, tais como a Holanda, Suíça, Montenegro, Macedônia e Eslovênia, é um comum que as pessoas se cumprimentem beijando a bochecha umas das outras três vezes, alternadamente, começando pelo lado direito.
Beijar em público não é algo comum no Japão. Ao invés disso, homens e mulheres se cumprimentam curvando o corpo. Esse ato é preferível em relação até mesmo a um aperto de mãos ou abraço.
Para os italianos, beijar uma vez não é o suficiente; Um beijo é considerado completo apenas se é feito duas vezes – um para cada bochecha.
Beijar não é apenas uma expressão de afeto ou uma forma de cumprimentar alguém. Em muitas culturas, o ato também é uma maneira de demonstrar respeito.
Em países como a Polônia, Áustria, Hungria, Romênia e Eslováquia, um beijo na mão é a maneira perfeita de cumprimentar uma dama .
O ato de beijar outras pessoas não é comum na maioria das tribos africanas. Ao invés disso, seus membros geralmente beijam o chão, como um sinal de respeito e reverência.
Em países árabes, o beijo entre homens é comum. Um abraço, seguido de um beijo na bochecha ou na testa é a prática mais realizada. Mas beijar alguém do sexo oposto não é algo apreciado, a não ser que seja um amigo próximo ou membro da família.
Beijar o ar, o que não envolve contato direto, é uma maneira comum de cumprimentar outra pessoa na Austrália.
Em países da América Latina, como México e Colômbia, as pessoas se cumprimentam com um beijo na bochecha, enquanto no Brasil, um beijo em cada lado é mais comum em alguns estados, enquanto em outros, apenas um é necessário.
As mulheres no Equador são cumprimentadas com um beijo na bochecha direita, apenas.
Considerado como uma forma de ato sexual, beijar em público não é nada bem-vindo em muitos países asiáticos, tais como a Índia e a China.
Os irlandeses acreditam veementemente que qualquer um que beijar a Pedra de Blarney, que fica em um castelo homônimo, vão adquirir o dom da eloquência.
Alguns estados dos EUA têm costumes únicos quanto ao beijo. Por exemplo, beijar a esposa de alguém em um domingo é considerado ilegal em Hartford, Connecticut. Outra curiosidade: em Indiana, um homem com bigode não pode “beijar seres humanos habitualmente”, pois isso é ilegal. Em Cedar Rapids, Iowa, é crime beijar alguém que você não conhece.
Beijos em público entre pessoas do sexo oposto são proibidos no Egito. Contudo, pessoas do mesmo gênero podem se cumprimentar com três beijos na bochecha sem problemas.
É uma tradição na Escócia cumprimentar todos presentes em um ambiente com um beijo na véspera do Ano Novo.


O beijo é considerado uma união de almas nos casamentos cristãos. O primeiro beijo como marido e mulher marca a conclusão da cerimônia e marca o começo de suas vidas juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário