Projeto Político Pedagógico
Um plano orientador das ações da Instituição Escolar, definindo as metas que se pretende para o decorrer do ano letivo e para o processo de aprendizagem, num ambiente favorável, onde todos participem e contribuem para que essas ações sejam dotadas de comprometimento, consideração e respeito aos educandos e a todos que compõem a estrutura , que formam a equipe escolar.
Os Projeto Político Pedagógico, a busca de um rumo, de uma direção, é uma construção intencional, em busca de um compromisso coletivo, no sentido de aperfeiçoar a realidade presente. Por ser processo, não se apresenta de modo linear e conclusivo, abre possibilidades de rever, de refazer, de repensar. Desse modo, apresenta-se como espaço para constantes mudanças, discussão das preocupações, das práticas, das possibilidades, das limitações para o alcance dos objetivos da escola, dos princípios e fins da Educação Nacional.
O Projeto Político- Pedagógico da escola apresenta duas dimensões interdependentes: a política que supõe o conjunto de decisões quanto à organização, aos propósitos e aos modos operativos da escola e a pedagógica que supõe o elenco de decisões/ações de ordem educativa e pedagógica, viabilizadora de suas intencionalidades quanto à formação do cidadão.
A administração escolar, nela incluída o ato de planejar as ações educacionais através do PPP, pode ser feita de forma centralizada e autoritária, ou de forma participativa e democrática. Quando a mesma assume a forma participativa, permite uma maior eficiência social e educacional, havendo a necessidade de ser elabora em conjunto com todos os interessados ao sistema educativo, sendo estes: educandos e seus familiares, educadores, funcionários e membros da comunidade.
Neste sentido, o PPP tem a necessidade de expressar as reflexões e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, bem como às necessidades locais e específicas de sua clientela, caracterizando o cidadão que se pretende formar.
Considerando os efeitos das divisões de trabalho, que acontecem de forma fragmentada, além do que a centralização do poder , situações, normas de condutas em desuso e assim um novo olhar para o PPP, com adequações que visa deixar de lado o processo de hierarquia, considerando que a escola é um espaço onde um pensa, porém o outro é que faz, é que realiza este pensar. Então é preciso pensar junto, fazer junto, colocar em prática e vivenciar, juntos, em prol de um resultado satisfatório, dentro que que foi por todos elencados.
De acordo as diretrizes curriculares à educação, à escola prepara o individuo , para si, para a cidadania, para o mundo.
A finalidade cultural, política, social e humanística que se dá pelo desenvolvimento pleno do sujeito, assim como para o trabalho acontece dentro de uma estrutura organizada, fruto de um trabalho de equipe, onde todos ali promovem e contribuem para um trabalho eficiente e eficaz.
A escola se estrutura a partir do MEC, da Diretoria de Ensino, da escola como um todo : Direção; coordenação; colaboradores; educandos; educadores; terceirizados e comunidade/responsáveis.
È preciso pensar sobre suas especificidades, sua estrutura, suas ações, seus conflitos. O que esta dando certo . O que pode ser mudado. O que precisa ser alterado para que se construa uma educação de qualidade, visando o bem comum a todos . ´
Sempre questionando os preceitos que embasam essa estrutura para que esteja pautada por princípios democráticos, onde a burocracia não deve estar presente, pois onde há, existe imposição, hierarquia, poder de decisão, controle e a negação do que se tem por princípio norteador do trabalho da escola, de que denomina-se cidadania.
Pensando sobre o Currículo, que vem antes do PPP, este não pode ser fragmentado, nele consta toda organização do conhecimento escolar e logo adiante temos a elaboração do PPP, que paralelo ao Currículo é constituído de maneira a agregar ações didáticas ao currículo, a fim de selecionar conteúdos, adequá-los, contextualizá-los e colocá-los em prática. Daí a necessidade de ser preparado pela equipe, assim como o currículo, para que estes não sejam ocultos.
O projeto trata a organização das aulas, o tempo, os espaços , as disciplinas, separadamente. Enquanto que o currículo trabalha de forma integrada. Nele há um processo de decisão e a instalação dos mecanismos , visando a participação política de todos.
O projeto , dentro de um processo lento, onde as ações fragmentadas, por meio dos diferentes órgãos que também compõem esta ação, tais como o Grêmio Estudantil; o Conselho de Pais; e inúmeras especificidades que acontecem no dia a dia da escola e que precisam ser elencadas no projeto. E o grupo organizado , dentro da perspectiva de ação democrática faz com que aconteça, de dentro pra fora, atingindo todos os setores da escola, Inclusive as parcerias.
Um conjunto de princípios orientadores que direcionará e formará a identidade institucional. Seus valores, suas características físicas e psicológicas. Embasados por princípios norteadores : éticos, , políticos, epistemológicos, didáticos e pedagógicos.
Considerando que cada setor exige um determinado planejamento. Estabelecendo as características de cada etapa a ser cumprida.
O Projeto setorial diz respeito a essa estrutura -um modelo de trabalho - missão - visão -objetivo. E dentro de cada setor existe as disciplinas específicas e o trabalho de cada professor, com cada profissional, a divisão de tarefas e as intervenções necessárias feitas pelo coordenador.
O projeto político pedagógico é uma documentação, porém pode e deve ser alterado, sempre que necessário. Além dele, cada professor dentro de cada disciplina também tem seu projeto específico. Estabelecendo sua proposta de trabalho, seus objetivos, suas intencionalidades e justificativas para a realização. E esta dimensão é ,indiretamente acomodada ao PPP. Este tem que estar em constante avaliação, para que os resultados sejam favoráveis ou para que ele seja alterado , se necessário for. É inacabado, por isso ser um projeto. Ele se tornaria um documento oficial se fosse acabado, pronto. Mas por ser livre de ações, torna-se informal.
O PEA, por sua fez é um projeto anual, uma proposta pedagógica que segue as diretrizes do PPP. Nele, consta os planos d ensino, as áreas específicas , articulado ao PPP e é a partir desse plano de ensino que se faz os planos de aula, assim como o semanário, assim como as avaliações e o preenchimento dos diários. são as partes formando o todo.
Considerando os efeitos das divisões de trabalho, que acontecem de forma fragmentada, além do que a centralização do poder , situações, normas de condutas em desuso e assim um novo olhar para o PPP, com adequações que visa deixar de lado o processo de hierarquia, considerando que a escola é um espaço onde um pensa, porém o outro é que faz, é que realiza este pensar. Então é preciso pensar junto, fazer junto, colocar em prática e vivenciar, juntos, em prol de um resultado satisfatório, dentro que que foi por todos elencados.
De acordo as diretrizes curriculares à educação, à escola prepara o individuo , para si, para a cidadania, para o mundo.
A finalidade cultural, política, social e humanística que se dá pelo desenvolvimento pleno do sujeito, assim como para o trabalho acontece dentro de uma estrutura organizada, fruto de um trabalho de equipe, onde todos ali promovem e contribuem para um trabalho eficiente e eficaz.
A escola se estrutura a partir do MEC, da Diretoria de Ensino, da escola como um todo : Direção; coordenação; colaboradores; educandos; educadores; terceirizados e comunidade/responsáveis.
È preciso pensar sobre suas especificidades, sua estrutura, suas ações, seus conflitos. O que esta dando certo . O que pode ser mudado. O que precisa ser alterado para que se construa uma educação de qualidade, visando o bem comum a todos . ´
Sempre questionando os preceitos que embasam essa estrutura para que esteja pautada por princípios democráticos, onde a burocracia não deve estar presente, pois onde há, existe imposição, hierarquia, poder de decisão, controle e a negação do que se tem por princípio norteador do trabalho da escola, de que denomina-se cidadania.
Pensando sobre o Currículo, que vem antes do PPP, este não pode ser fragmentado, nele consta toda organização do conhecimento escolar e logo adiante temos a elaboração do PPP, que paralelo ao Currículo é constituído de maneira a agregar ações didáticas ao currículo, a fim de selecionar conteúdos, adequá-los, contextualizá-los e colocá-los em prática. Daí a necessidade de ser preparado pela equipe, assim como o currículo, para que estes não sejam ocultos.
O projeto trata a organização das aulas, o tempo, os espaços , as disciplinas, separadamente. Enquanto que o currículo trabalha de forma integrada. Nele há um processo de decisão e a instalação dos mecanismos , visando a participação política de todos.
O projeto , dentro de um processo lento, onde as ações fragmentadas, por meio dos diferentes órgãos que também compõem esta ação, tais como o Grêmio Estudantil; o Conselho de Pais; e inúmeras especificidades que acontecem no dia a dia da escola e que precisam ser elencadas no projeto. E o grupo organizado , dentro da perspectiva de ação democrática faz com que aconteça, de dentro pra fora, atingindo todos os setores da escola, Inclusive as parcerias.
Um conjunto de princípios orientadores que direcionará e formará a identidade institucional. Seus valores, suas características físicas e psicológicas. Embasados por princípios norteadores : éticos, , políticos, epistemológicos, didáticos e pedagógicos.
Considerando que cada setor exige um determinado planejamento. Estabelecendo as características de cada etapa a ser cumprida.
O Projeto setorial diz respeito a essa estrutura -um modelo de trabalho - missão - visão -objetivo. E dentro de cada setor existe as disciplinas específicas e o trabalho de cada professor, com cada profissional, a divisão de tarefas e as intervenções necessárias feitas pelo coordenador.
O projeto político pedagógico é uma documentação, porém pode e deve ser alterado, sempre que necessário. Além dele, cada professor dentro de cada disciplina também tem seu projeto específico. Estabelecendo sua proposta de trabalho, seus objetivos, suas intencionalidades e justificativas para a realização. E esta dimensão é ,indiretamente acomodada ao PPP. Este tem que estar em constante avaliação, para que os resultados sejam favoráveis ou para que ele seja alterado , se necessário for. É inacabado, por isso ser um projeto. Ele se tornaria um documento oficial se fosse acabado, pronto. Mas por ser livre de ações, torna-se informal.
O PEA, por sua fez é um projeto anual, uma proposta pedagógica que segue as diretrizes do PPP. Nele, consta os planos d ensino, as áreas específicas , articulado ao PPP e é a partir desse plano de ensino que se faz os planos de aula, assim como o semanário, assim como as avaliações e o preenchimento dos diários. são as partes formando o todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário