Plano Especial de Ação PEA

PEA




Plano Especial de Ação 


Após fazer um diagnóstico dos saberes da equipe docente, a leitura dos objetivos gerais do Projeto Político Pedagógico e as avaliações institucionais do último ano, juntamente com o corpo docente segue o tempo destinado a  formação dos professores, e por assim dizer, permear todos os campos de experiências propostos nas Orientações curriculares: Expectativas de aprendizagem e Orientações Didáticas que visam atender as Diretrizes da política educacional da SME e os programas especiais para esta etapa do ensino .

Tem como propósito ampliar o debate sobre as estratégias de planejamento, execução, acompanhamento dos ajustes pedagógicos e da organização administrativa suscitados com a aprovação do Parecer do  Conselho Municipal ou Estadual  de Educação  e a elaboração que visam atuar e revisar  a ação pedagógica de todo o coletivo escolar. Nesse sentido, o planejamento dos objetivos, metas, ações e resultados devem ser acompanhados pela direção e equipe pedagógica no percurso do ano letivo.

Nele ficam estabelecidas as diretrizes, o cronograma das ações que serão trabalhadas periodicamente, atendendo as especificidades de cada grupo, de cada faixa-etária.

a) Em linhas gerais, o que é um Plano de Ação?
b) De acordo com texto do anexo I, o Plano de Ação deve integrar as experiências de educação, o diagnóstico e o planejamento de ações pedagógicas. Como a escola pode prever esses elementos em seu Plano?
c) Qual a relevância da elaboração do Plano de Ação para a escola?

Elaborar junto aos professores um plano de ação por etapa de ensino nada mais  é do que :

1. Leitura das sínteses das atividades I e II .
2. Organizar grupos por etapa : Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação profissional.
3. Cada grupo deverá previamente discutir os principais problemas e objetivos a serem alcançados pela Escola no ano vigente,  dentro de cada eixo :Trabalho Pedagógico, Recursos Humanos, Gestão do ambiente físico, estrutura e acomodação, Gestão  de materiais entre outros.
4. Elaborar Plano de Ação a partir da análise  e  identificação dos problemas e objetivos, considerando cada eixo.
5. Apresentar as ações elaboradas por etapas e eixos para o grande grupo.
6. Analisar e elencar as ações prioritárias a serem executadas,  alterações que ocorrem anualmente .
 
Responda a seguinte questão : Em que medida o PEA  "..."  , mediante tema escolhido, no ano letivo tal, contribuiu para o aprimoramento da construção do relatório de aprendizagem das crianças no 1º ou 2º semestre. Realize uma reflexão apontando  elementos sobre a questão explicitada.

Atendando-se que o momento de formação destina-se aos Educadores da Escola: Professores de Educação Infantil (Titulares e Módulos) distribuídos em dois grupos, juntamente com a Coordenadora Pedagógica e Assistente de Diretor, em horários de trabalho, assumindo a coordenação na ordem especificada e na impossibilidade destes, delegando a responsabilidade a outros participantes do Projeto.
Consideramos ainda que a Equipe de Apoio, os alunos e os pais também estarão envolvidos, pois membros da comunidade Educativa são diretamente tocados pelas transformações das práticas educativas pretendidas.
   Produzir pautas norteadoras para planejamento coletivo e processual para ação educativa. Elaborar projetos pedagógicos. Articular conhecimentos teóricos práticos nas intervenções pedagógicas docentes;    Desenvolver registros pedagógicos que se constituam em meios para revisão das práticas, bem como documentação para comunicação e memória: Relatórios de avaliações, registros fotográficos e relatos de práticas.  Possibilitar espaços de discussão acerca de situações de aprendizagem.

Procedimento Metodológico :  Discussão e adequação de pautas e projetos de trabalho;  Composição do registro históricos e ao mesmo tempo críticos das ações desenvolvidas ; documentação das ações através de registros síntese, planos de trabalho, fotos, trabalhos selecionados, relatos;  Avaliação periódica dos resultados com vistas ao redimensionamento e adequação das propostas; Práticas e experiências pautadas nos estudos e nas dinâmicas de grupo.

Resultados Esperados -  Reestruturação do Projeto Político Pedagógico, especialmente no referente aos entendimentos de identidade e infância (atentando ao antagonismo que se impõe nas decisões sobre organização escolar e a meta de integração da vida dos infantes e ao estabelecido como adequado à infância.

Avaliação 

A avaliação das propostas elaboradas deverá ser contínua e processual, redimensionando-as,  no que for necessário. No entanto, prevê-se uma avaliação ao final de cada ano/semestre letivo, no que se refere à aplicabilidade e coerência do PEA com as diretrizes que o norteiam.


 Discorra sobre os resultados positivos e negativos do desenvolvimento do PEA pelo grupo a partir das seguintes questões:

1) - O trabalho atingiu os resultados a que se propôs? Permaneceu coerente com as Diretrizes para a Educação Infantil?
2) - As atividades desenvolvidas no PEA resultaram em aprimoramento da prática educativa?
3) - Elenque as mudanças.

a) -  Como se deu a participação dos envolvidos? 
b) - As propostas de leituras, os videos foram pertinentes à escolha do tema?
c) - As referências bibliográficas estiveram de acordo ao tema escolhido?

E todo final do ano letivo há um questionário , uma avaliação sobre o PEA e o trabalho da coordenação.

Como você avalia sua participação quanto a assiduidade, pontualidade, interesse e contribuições no PEA?

Como você avalia o P|EA em relação as dinâmicas dos encontros realizados?

De que forma os temas abordados no PEA influenciaram sua prática docente?

Você encontrou desafios na construção do Diário de Bordo ao longo do ano letivo? Dê alguns exemplos e justifique.

Em relação aos relatórios de aprendizagem, no desenvolvimento da escrita em seus múltiplos campos de observação e análise sobre a criança, como foi a constituição desses elementos na constituição da documentação pedagógica?

Como foi a construção dos registros fotográficos como elemento narrativo de imagens da turma no segundo semestre? Em que medida os registros contribuíram na escrita do relatório de aprendizagem?

Você utilizou os murais externos como recurso da construção da documentação pedagógica? Justifique sua resposta.

Realize considerações sobre a atuação do coordenador Pedagógico ao longo do processo.
















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