Identidade na Educação



Conceito de Identidade



Toda conduta é ditada por um interesse; toda ação consiste em atingir o objetivo que é mais urgente naquele momento determinado.  CLAPARÈDE, p.32,2004.

Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecer sua história,  seu nome, sua família, é o ponto de partida  para se trabalhar o conceito de identidade. A partir disto  reconhecer e diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que as compõem; conhecer seus antepassados. Estabelecendo uma relação com a sociedade.

Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.



É função da escola possibilitar que a criança construa a sua identidade assim como sua autonomia. Promover ações a fim de desenvolver  a independência, a autoconfiança e a autoestima, participar  das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária e das interações socioculturais e da vivência em diferentes situações.
A partir destes conceitos acrescentar diferentes suportes textuais agregando conhecimento e apropriação do conteúdo.
São muitas as opções de atividades:  construção de um  autorretrato ; construção de um móbile sobre o esquema corporal tanto das partes externas quanto das partes internas; membros superiores e membros inferiores; pode-se  trabalhar os sentidos e a partir dai agregar  músicas/parlendas  do tipo "salada saladinha" ou  poemas do tipo "Que horta" de Tatiana Belinky ;  leituras de livro s "Conhecendo minha família"  - Um amor de família - Ziraldo .
Árvore genealógica  também é uma opção de atividade, colocando nomes , desenhos ou fotos.
"Cada um mora onde pode" de  Ziraldo; leitura usando a obra de arte “Operários” de Tarsila do Amaral, em que podemos levar as crianças a pensar sobre as pessoas que estão na tela, quem são, seus nomes, o que faziam, onde moravam, onde trabalhavam. E é interessante fazer a releitura, colocando o rosto dos amigos da sala, sempre observando que um é moreno, outro loiro, os olhos nem sempre são da mesma cor, o cabelo é diferente... afinal somos todos com características diferentes. Aliás, temos também a opção musicam de que gosto muito " Ser diferente é normal" de Gilberto Gil e Preta Gil,  agregando valores e inúmeros  conceitos no que se refere a questão da Identidade.


A criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se, tornar-se crítico, autônomo, questionador, demonstrando suas atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento. Possibilitar esse contato, essa aprendizagem , esse acesso a  integração com as pessoas,  o ambiente e trocar efetivas experiências é imprescindível,  onde se estabeleça trocas , onde o físico, o pessoal, o cultural e  social conquistem seu espaço.
As partes formando o todo .
Aproveitando todas as possibilidades e oportunidades para valorizar a vida, o meio, as pessoas que fazem parte desta história.




De acordo a Jacira Carmem da Silva, que  fala sobre  a construção da identidade social do indivíduo, bem como da importância de todos os participantes nesse processo de desenvolvimento sócio-cultural e afirma que é  inegável que os seres humanos são desde o nascimento, condicionados e influenciados por modelos e exemplos de outros seres humanos , daqueles com quem convivem ou mesmo dos que estão no entorno. E, saber identificar suas preferências, reconhecer seus limites, suas potencialidades, conhecer a si e aos que estão a sua volta, são ações que se iniciam desde o nascimento ,  influenciadas pela sociedade e a cultura das quais participamos.

A escola tem um papel de fundamental na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, em especial, na Educação Infantil, , onde os indivíduos estão mais suscetíveis/disponíveis , abertos à aprendizagem.

(...)

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta preparar e ou  planejar conteúdos  especiais para se trabalhar a identidade, se não é respeitada a singularidade, suas especificidades e  o ritmo de cada criança em sala de aula.

É imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde as crianças reconheçam suas particularidades e interajam com outras crianças, seja qual for a faixa etária.

(...)

Percebe-se a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir o conhecimento , agregar valores e conceitos de aprendizagens. Considerar o que cada criança traz consigo, aprimorando tais conhecimentos e acrescentando, num processo de construção contínuo com foco nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, reconhecendo a função da escola dentro da sociedade.

Obs.:Por causa de Direitos Autorais , tanto o  texto quanto as ilustrações não se encontram na íntegra.





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