Conceito de Identidade
Toda conduta é ditada por um interesse; toda ação consiste em atingir o objetivo que é mais urgente naquele momento determinado. CLAPARÈDE, p.32,2004.
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecer sua história, seu nome, sua família, é o ponto de partida para se trabalhar o conceito de identidade. A partir disto reconhecer e diferenciar os vários tipos de famílias e os membros que as compõem; conhecer seus antepassados. Estabelecendo uma relação com a sociedade.
Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
É função da escola possibilitar que a criança construa a sua identidade assim como sua autonomia. Promover ações a fim de desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima, participar das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária e das interações socioculturais e da vivência em diferentes situações.
A partir destes conceitos acrescentar diferentes suportes textuais agregando conhecimento e apropriação do conteúdo.
A partir destes conceitos acrescentar diferentes suportes textuais agregando conhecimento e apropriação do conteúdo.
São muitas as opções de atividades: construção de um autorretrato ; construção de um móbile sobre o esquema corporal tanto das partes externas quanto das partes internas; membros superiores e membros inferiores; pode-se trabalhar os sentidos e a partir dai agregar músicas/parlendas do tipo "salada saladinha" ou poemas do tipo "Que horta" de Tatiana Belinky ; leituras de livro s "Conhecendo minha família" - Um amor de família - Ziraldo .
Árvore genealógica também é uma opção de atividade, colocando nomes , desenhos ou fotos.
"Cada um mora onde pode" de Ziraldo; leitura usando a obra de arte “Operários” de Tarsila do Amaral, em que podemos levar as crianças a pensar sobre as pessoas que estão na tela, quem são, seus nomes, o que faziam, onde moravam, onde trabalhavam. E é interessante fazer a releitura, colocando o rosto dos amigos da sala, sempre observando que um é moreno, outro loiro, os olhos nem sempre são da mesma cor, o cabelo é diferente... afinal somos todos com características diferentes. Aliás, temos também a opção musicam de que gosto muito " Ser diferente é normal" de Gilberto Gil e Preta Gil, agregando valores e inúmeros conceitos no que se refere a questão da Identidade.
A criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se, tornar-se crítico, autônomo, questionador, demonstrando suas atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento. Possibilitar esse contato, essa aprendizagem , esse acesso a integração com as pessoas, o ambiente e trocar efetivas experiências é imprescindível, onde se estabeleça trocas , onde o físico, o pessoal, o cultural e social conquistem seu espaço.
As partes formando o todo .
Aproveitando todas as possibilidades e oportunidades para valorizar a vida, o meio, as pessoas que fazem parte desta história.
As partes formando o todo .
Aproveitando todas as possibilidades e oportunidades para valorizar a vida, o meio, as pessoas que fazem parte desta história.
De acordo a Jacira Carmem da Silva, que fala sobre a construção da identidade social do indivíduo, bem como da importância de todos os participantes nesse processo de desenvolvimento sócio-cultural e afirma que é inegável que os seres humanos são desde o nascimento, condicionados e influenciados por modelos e exemplos de outros seres humanos , daqueles com quem convivem ou mesmo dos que estão no entorno. E, saber identificar suas preferências, reconhecer seus limites, suas potencialidades, conhecer a si e aos que estão a sua volta, são ações que se iniciam desde o nascimento , influenciadas pela sociedade e a cultura das quais participamos.
A escola tem um papel de fundamental na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, em especial, na Educação Infantil, , onde os indivíduos estão mais suscetíveis/disponíveis , abertos à aprendizagem.
(...)
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta preparar e ou planejar conteúdos especiais para se trabalhar a identidade, se não é respeitada a singularidade, suas especificidades e o ritmo de cada criança em sala de aula.
É imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde as crianças reconheçam suas particularidades e interajam com outras crianças, seja qual for a faixa etária.
(...)
Percebe-se a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir o conhecimento , agregar valores e conceitos de aprendizagens. Considerar o que cada criança traz consigo, aprimorando tais conhecimentos e acrescentando, num processo de construção contínuo com foco nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, reconhecendo a função da escola dentro da sociedade.
Percebe-se a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir o conhecimento , agregar valores e conceitos de aprendizagens. Considerar o que cada criança traz consigo, aprimorando tais conhecimentos e acrescentando, num processo de construção contínuo com foco nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, reconhecendo a função da escola dentro da sociedade.
Obs.:Por causa de Direitos Autorais , tanto o texto quanto as ilustrações não se encontram na íntegra.
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