PPP
O Projeto Político Pedagógico: deve ter como objetivo geral alterar o rendimento escolar dos alunos, favorecendo mudanças qualitativas no desempenho escolar - o aluno é o foco central do projeto; os fatores intra-escolares - currículo, avaliação, seriação, metodologias de ensino, clima de trabalho - influenciam diretamente no desempenho escolar dos alunos.
A escola e seus profissionais fazem diferença quando apoiadas e envolvidas por um ambiente que valorize o trabalho educativo desenvolvido coletivamente.
Os Coordenadores Pedagógicos são os responsáveis técnicos pela Gestão Pedagógica do Currículo e de sua contínua adaptação à realidade da sala de aula e das atividades da escola. O coordenador
pedagógico contribui com a união da equipe em torno da
proposta pedagógica e privilegia no trabalho coletivo a reflexão conjunta sobre
as habilidades, os valores, as atitudes, as metodologias, os conhecimentos e a
proposta de avaliação que estão sendo trabalhadas nas salas de aula. Enfatiza
no trabalho pedagógico como atividade prioritária a melhoria dos resultados
escolares; oferece assessoria ao trabalho do professor; incentiva
a formação de vínculos entre os professores; ajuda
a construir um clima favorável para o ensino e a aprendizagem.
As Secretarias
de Educação e seus técnicos acompanham o desenvolvimento do projeto pedagógico
das escolas, identificando problemas. Organizam
grupos de estudo ou reuniões visando apoiar o trabalho pedagógico dos
docentes; possibilitam trocas de
experiências entre as escolas, incentivando a cooperação entre os
profissionais; divulgam o trabalho das
escolas em mostras de trabalho, valorizando o esforço realizado pelos docentes;
participam e trazem contribuições para o trabalho coletivo realizado nas
escolas; colaboram com o fluxo de comunicação entre a Secretaria, as escolas e
a comunidade, visando à integração de esforços em torno do ensino e da
aprendizagem; propõem parcerias para o
desenvolvimento do trabalho pedagógico das escolas.
O aluno é sujeito de direitos, portanto, isso precisa se considerado e estar especificado, explícito, registrado, documentado em meio ao planejamento, na construção do currículo que , por sua vez, precisa e deve estar amparado/ancorado dentro do PPP. E é aí que se apresenta e se constata à competência do educador frente as necessidades e os direitos dos educandos, a competência de se realizar tais tarefas.
O aluno é sujeito de direitos, portanto, isso precisa se considerado e estar especificado, explícito, registrado, documentado em meio ao planejamento, na construção do currículo que , por sua vez, precisa e deve estar amparado/ancorado dentro do PPP. E é aí que se apresenta e se constata à competência do educador frente as necessidades e os direitos dos educandos, a competência de se realizar tais tarefas.
O
diretor faz diferença quando:apoia e incentiva professores; é sensível para o trabalho
educativo; articula o grupo em torno da elaboração de um projeto político
pedagógico que focaliza a aprendizagem como tarefa essencial da escola; concentra
sua ação no trabalho pedagógico coletivo, voltando-o para a discussão da
aprendizagem dos alunos;incentiva a formação de vínculos entre a equipe
escolar; ajuda a construir um clima
favorável para o ensino e a aprendizagem.
Os professores
fazem diferença, quando:acreditam em seu poder de atuação profissional para
minimizar as dificuldades de aprendizagem; participam
de forma propositiva no horário de trabalho coletivo;utilizam recursos e
materiais pedagógicos disponíveis para a melhoria do trabalho de sala de
aula; participam de cursos de capacitação e orientação técnica oferecidos nas
escolas e em nível de secretaria;incentivam
o trabalho em grupo e a formação de vínculos entre os alunos;ajudam a construir
um clima favorável para a aprendizagem dos alunos.
Os pais fazem
diferença, quando:têm oportunidade e participam das decisões que encaminham o
processo pedagógico da escola;conhecem o funcionamento da escola, suas normas,
o papel de cada profissional, o projeto pedagógico.
O Projeto
Político Pedagógico deve ter como
objetivo geral alterar o rendimento escolar dos alunos, favorecendo mudanças
qualitativas no desempenho escolar - o aluno é o foco central do projeto; os
fatores intraescolares - currículo, avaliação, seriação, metodologias de
ensino, clima de trabalho - influenciam diretamente o desempenho escolar dos
alunos.
A escola e
seus profissionais fazem diferença quando apoiadas e envolvidas por um ambiente
que valorize o trabalho educativo desenvolvido coletivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário