Projeto Político Pedagógico

PPP



O Projeto Político Pedagógico: deve ter como objetivo geral alterar o rendimento escolar dos alunos, favorecendo mudanças qualitativas no desempenho escolar - o aluno é o foco central do projeto; os fatores intra-escolares - currículo, avaliação, seriação, metodologias de ensino, clima de trabalho - influenciam diretamente no desempenho escolar dos alunos.
A escola e seus profissionais fazem diferença quando apoiadas e envolvidas por um ambiente que valorize o trabalho educativo desenvolvido coletivamente.

Os Coordenadores Pedagógicos são os responsáveis técnicos pela Gestão Pedagógica do Currículo e de sua contínua adaptação à realidade da sala de aula e das atividades da escola. O coordenador pedagógico contribui com a união da equipe em torno da proposta pedagógica e privilegia no trabalho coletivo a reflexão conjunta sobre as habilidades, os valores, as atitudes, as metodologias, os conhecimentos e a proposta de avaliação que estão sendo trabalhadas nas salas de aula. Enfatiza no trabalho pedagógico como atividade prioritária a melhoria dos resultados escolares; oferece assessoria ao trabalho do professor; incentiva a formação de vínculos entre os professores; ajuda a construir um clima favorável para o ensino e a aprendizagem.

As Secretarias de Educação e seus técnicos acompanham o desenvolvimento do projeto pedagógico das escolas, identificando problemas. Organizam grupos de estudo ou reuniões visando apoiar o trabalho pedagógico dos docentes;  possibilitam trocas de experiências entre as escolas, incentivando a cooperação entre os profissionais;     divulgam o trabalho das escolas em mostras de trabalho, valorizando o esforço realizado pelos docentes; participam e trazem contribuições para o trabalho coletivo realizado nas escolas; colaboram com o fluxo de comunicação entre a Secretaria, as escolas e a comunidade, visando à integração de esforços em torno do ensino e da aprendizagem; propõem parcerias para o  desenvolvimento do trabalho pedagógico das escolas.

O aluno é sujeito de direitos, portanto, isso precisa se considerado e estar especificado, explícito, registrado, documentado em meio ao planejamento, na construção do currículo que , por sua vez, precisa e deve estar amparado/ancorado dentro do PPP. E é aí que se apresenta e se constata à competência do educador frente as necessidades e os direitos dos educandos, a competência de se realizar tais tarefas.

O diretor faz diferença quando:apoia e incentiva professores; é sensível para o trabalho educativo; articula o grupo em torno da elaboração de um projeto político pedagógico que focaliza a aprendizagem como tarefa essencial da escola; concentra sua ação no trabalho pedagógico coletivo, voltando-o para a discussão da aprendizagem dos alunos;incentiva a formação de vínculos entre a equipe escolar;   ajuda a construir um clima favorável para o ensino e a aprendizagem.

Os professores fazem diferença, quando:acreditam em seu poder de atuação profissional para minimizar as dificuldades de aprendizagem; participam de forma propositiva no horário de trabalho coletivo;utilizam recursos e materiais pedagógicos disponíveis para a melhoria do trabalho de sala de aula; participam de cursos de capacitação e orientação técnica oferecidos nas escolas e em nível de secretaria;incentivam o trabalho em grupo e a formação de vínculos entre os alunos;ajudam a construir um clima favorável para a aprendizagem dos alunos.

Os pais fazem diferença, quando:têm oportunidade e participam das decisões que encaminham o processo pedagógico da escola;conhecem o funcionamento da escola, suas normas, o papel de cada profissional, o projeto pedagógico.

O Projeto Político Pedagógico deve ter como objetivo geral alterar o rendimento escolar dos alunos, favorecendo mudanças qualitativas no desempenho escolar - o aluno é o foco central do projeto; os fatores intraescolares - currículo, avaliação, seriação, metodologias de ensino, clima de trabalho - influenciam diretamente o desempenho escolar dos alunos.

A escola e seus profissionais fazem diferença quando apoiadas e envolvidas por um ambiente que valorize o trabalho educativo desenvolvido coletivamente.

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