Imagens Quebradas - Miguel Arroyo

Imagens Quebradas  - Miguel Arroyo




Policidadania: formação docente


Educar consiste em tornar o ser humano mais humano.

A Educação não pode resolver todos os problemas, mas faz parte da solução de todos. Cabendo ao educador ir muito além de sua função de estar a serviço da Educação e ser um serviço em vista de formação integral do sujeito. Indo além e quebrando os paradigmas que envolvem o seu mundo.
Preparar os sujeitos que serão muito mais do que "caixas de ferramentas" plenamente cheias e prontas para o uso num determinado contexto de sua vida, de sua existência, mas que vão se construindo cotidianamente. Não sendo ignorante ao que se refere ao sentido da vida.
É impossível separar Educação das expectativas e das orientações da vida. É um processo ininterrupto de reconstrução mediante o contexto.
Ao educador agora é estabelecido/chamado a se defrontar com a trajetória dos educandos e por meio deste confronto descobrir sua imagem  humana de educador. E por falar em trajetória, a figura do professor no contexto familiar torna-se relevante , daí algumas práticas de aproximação, visitas periódicas, na busca de informações, conhecimento do espaço, do meio em que o aluno está inserido, sua família, seus costumes. E a partir desse contexto , formular ações que visam instigar e promover resultados satisfatórios para a vida escolar desse aluno.
O imaginário dos educandos precisa encontrar na escola uma resposta para suas inquietações.
A evasão, a desatenção e a violência, a não aprendizagem , pode ser sintomas que a educação não está alcançando, o objetivo de ser o imaginário construído. Parece que aquilo que se ensina não é a referência para a vida.

Direitos e deveres: Considerando que o aluno pensa, age, aprende, faz, concorda, discorda, etc. Cabe ao educador desenvolver habilidades para executar, ver, experimentar, criar sensibilidade para toda realidade dos destinatários, os alunos. Estar a serviço do individuo na sua totalidade e não apenas em uma das partes do corpo-mente-espírito.
Multifuncional, sensível, aberto. 

O professor precisa ser um mistagogo do saber- uma mescla entre o mistico e o pedagogo - reaprender seu ofício sob novos olhares e crenças, novas capacidades e formação. Conhecendo seu aluno, aproximando-se dele nas oficinas, nos encontros casuais, em visita as suas casas e se preciso , até em seu local de trabalho, captando o máximo de sua essência como sujeito social. Suas expressões culturais, seus horizontes de vida pessoal e familiar.“Quando mudamos nosso olhar sobre os educandos, tudo muda, os conteúdos, a didática” . 


A educação exerce cunho capitalista. Interessa-se  em classificar, ordenar, quantificar e numerar e isso, em tempo real.

O desafio consiste em dar novas respostas para novas imagens, ser educadores novos diante de novos alunos. Considerando que as práticas e teorias docentes estão interligadas, é um misto entre as experiências e o conhecimento.
Será imprescindível readequar as tarefas, as trajetórias temporais frente as trajetórias humanas.

Há de se superar a visão dualista educacional pois o sujeito vive em função do tempo.
A escola ensina enquanto que a família, a igreja e a sociedade educa.?  NÃO!!! Não mais! Cabe a escola ensinar e educar em tempo real. Educar para à  infância, á adolescência, á juventude, suas trajetórias, seus impasses, medos, questionamentos , suas culturas e valores  Trabalhando as desigualdades, garantindo aos alunos uma educação abrangente, integral onde o planejamento e as ações estão pautadas em profissionalismo, práticas estratégicas que deem conta desta diversidade de contextos de aprendizagem , de socialização e do percurso a ser seguido pelo sujeito.

Facilitar a aprendizagem do sujeito de acordo a seu tempo, possibilitando condições favoráveis. Quando o aluno não aprende é tarefa do educador compreendê-lo em sua totalidade e, mais do que conhecimento e competência, exige espiritualidade, sensibilidade, reflexão e novas ações.

Torna-se imprescindível rever conceitos que vão muito além de técnicas de aprendizagem.

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