Programa Mais Educação

Mais Educação



 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 

Apresenta alguns eixos, tais como:  Qualidade;   Currículo e Qualidade Social da Educação; Currículo como espaço da valorização ética da vida humana ; Qualidade social como acesso ao conhecimento ; Ampliação do acesso e atendimento a toda a população, não se antagoniza à produção pedagógica de qualidade ; O educando e sua aprendizagem compõem o foco central de qualquer projeto; Compromisso das equipes gestora e docente com a aprendizagem dos educandos; Formação dos professores de acordo com os princípios acima; Envolvimento de todas as instâncias nos processos educacionais.


O sistema de ensino define e orienta, com base em critérios pedagógicos, mecanismos necessários entre educação e demais áreas para que haja total atendimento a demanda.
As creches e pré-escolas possuem um carácter institucinal e educacional. 
No âmbito, políticas para a infância, se realiza em diferentes contextos: saúde; cultura; esporte; lazer; proteção social e assistência social.

As instituições de educação infantil estão submetidas a mecanismos de credenciamento, reconhecimento e supervisão de ensino em que se acham integradas, garantindo espaços de educação coletiva.

A função Sócio Política e Pedagógica da Educação Infantil, primeiro espaço da educação coletiva, Com vistas a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino. Considerando que ainda há muitas desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais e regionais.

Assumindo a responsabilidade na educação coletiva das crianças, complementando a ação das famílias, onde creches e pré escolas constituem espaços/locais ,pontos estratégicos de promoção da igualdade de oportunidades , espaço privilegiado de convivência, de construção de identidades coletivas  e da ampliação de saberes além da possibilidade de vivências de infância. Também como função sócio política e pedagógica para que as crianças usufruem de seus direitos civis, humanos e sociais, que possam se manifestar e ver suas manifestações acolhidas,

Novas formas de sociabilidade e subjetividade comprometidas com a democracia e a cidadania, com a responsabilidade socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa que ainda marcam nossa sociedade.

Definição de currículo
O tema currículo tem sido um campo de controvérsias e de diferentes visões de criança, família e escola.
No Brasil nem sempre foi aceita a ideia de construção do currículo na Educação Infantil, tema em geral, associado ao Ensino Fundamental e Médio, sendo preferido as expressões Projeto Político pedagógico. Contudo, a integração da educação Infantil ao sistema educacional impõe trabalhar de forma articulável.
Daí o PPP um plano orientador das ações da instituição, definindo as metas que se pretende, no decorrer do ano letivo. Portanto o  currículo constitui-se um instrumento, cultural e científico coletivamente formulado.
Define-se currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes com o conhecimento do pratrimônio cultural, artístico e científico-tecnológico. Intencionalmente planejado e permanentemente avaliado, considerando a integralidade e a indivisibilidade da criança, diante das metas estabelecidas em meio as aprendizagens cotidianas, aos fazeres e ao que lhe é oferecido.

A visão da criança, o Sujeito do Processo

Cada criança apresenta um ritmo, uma forma de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, assim, busca compreender o mundo e a si mesmo, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-se continuamente, aprende a agir e a resistir as normas da cultura do seu ambiente, construindo sua própria cultura.

Princípios éticos, aprender o valor de cada individuo, cada grupo, e essa valorização também se estende a natureza e aos espaços públicos.
Desde o princípio os alunos devem ser mediador na construção de uma visão de mundo de elementos plurais, formar atitudes de solidariedade, aprender a identificar e a combater preconceitos, questionar e romper com formas de dominação existentes na sociedade, recriadas na relação dos adultos com as crianças, e entre elas. 

Princípios políticos, educar para a cidadania sob a ótica da alteridade, o olhar para o outro, o se colocar no lugar do outro, considerando sentimentos e opiniões, sabendo mediar conflitos.

Princípios estéticos, valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. O destaque as singularidades do sujeito.

Objetivos e condições para a organização curricular.
Promover o desenvolvimento integral da criança. Assegurar a educação em sua integralidade. Planejamento das atividades educativas, favorecendo a formação de competências.
Educar de modo indissociável do cuidar´, acolher, garantir segurança, proteção, alimentação, o brincar, o se expressar, ampliando suas possibilidades de ação no mundo.
Combate aos preconceitos, a valorização da diversidade, das culturas, das diferentes famílias, possibilitando o contato dos alunos com as histórias e culturas.
O direito a liberdade e a participação das crianças com deficiência, transtornos, tal como os demais.
A situação de desvantagem a que muitos estão inseridos seja, por região, crença, condição social, gênero, etnia,
O atendimento ao direito da criança em sua integralidade requer o cumprimento do dever do estado com a garantia de mais uma experiência educativa com qualidade a todos na educação infantil, oferecendo espaço adequado, profissionais adequados, comprometidos.
A necessária e fundamental parceria da família na educação infantil.
Na proposta pedagógica e curricular deve assegura espaços e tempos para a participação da família, o diálogo, a escuta, o respeito as especificidades de cada contexto - parcerias - acolhendo as diferentes formas de organização familiar, aprendendo os aspectos mais relevantes das culturas familiares, enriquecendo as experiências cotidianas das crianças.
Um trabalho integrado. participando da proposta de gestão, dos conselhos, dos projetos didáticos, das atividades, agregando experiências e saberes, muitas vezes, falando, se expressando pela criança.

A organização das experiências de aprendizagem na proposta curricular deve garantir as crianças seus direitos de viver a infância, responder as suas curiosidades, questionamentos, fortalecendo sua auto estima. Um currículo sustentado nas relações, nas interações e nas práticas educativas intencionalmente articuladas, pensadas e repensadas, experiências variadas, promotora de conhecimentos e aprendizagem, um processo planejado e continuamente trabalhado.
A organização curricular pode trabalhar em eixos; centros ; campos de atuação/experiências; módulos que devem se articular em torno de princípios, condições e objetivos propostos. Pode ser semanal, mensal, bimestral, semestral, enfim, o importante é se ater e ter total atenção as características da criança, do grupo.

O processo de avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática, na busca de melhores caminhos para orientar a aprendizagem. Atento a quais elementos estão contribuindo ou dificultando o processo. Acompanhar e repensar o trabalho realizado. tendo como suporte a utilização de múltiplos registros, tudo documentado.

Transição para o Ensino Fundamental - na busca de garantir um olhar contínuo sobre os processos vivenciados Portifólios, relatórios, enfim, toda documentação pessoal da criança, necessárias, prevendo formas de articulação entre os docentes da educação infantil e o ensino fundamental, onde entrarão em ação.

É considerado Educação Infantil em tempo integral 7h ou mais e parcial 4h.
As crianças que completam 6 anos até 31/03 de cada ano, devem ser matriculadas na educação Infantil.





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