Avaliar diz respeito a ética.
Busca coerência entre o agir e o pensar.
Avaliar para buscar procedimentos, para se auto avaliar, para mudar a prática, fazer ajustes e por fim , reavaliar...
Avaliar envolve coleta de dados, que é o registro organizado para condução da prática e tomada de decisões. O professor oportuniza aos alunos. diferentes caminhos, olha, observa, analisa, registra o antes, o agora e o depois para que o processo de aprendizagem, realmente, aconteça.
Estabelecendo assim, a Meta Cognição: como eu aprendo, como eu prefiro aprender, como eu consigo apreender. Daí os critérios de avaliação.
A avaliação perde seu sentido quando sua finalidade passa a ser mero desempenho.
Precisa-se avaliar no sentido de refletir. De perceber quais são meus alunos. Um olhar atento sobre cada sujeito, suas particularidades, potencialidades, captando sua lógica de raciocínio, suas dificuldades, tudo dentro de processo contínuo de ação-reflexão- ação, para que , realmente, se chegue a uma conduta mais adequada, mais específica.
Criar procedimentos sem o objetivo de classificação, comparação, seleção. Estabelecendo contextos de aprendizagens que possibilitem aos envolvidos, Educador e Educando , resultados satisfatórios.
Portanto, faz-se necessário a reflexão em meio ao percurso. Na visão de Jussara Hoffmam, a avaliação deve ser um acompanhamento para redimensionar, para buscar novas ações, num processo contínuo de mediação/observação.
Observo e avalio para agir melhor.
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