BRINCADEIRA DE ARCO-ÍRIS

Brincadeira de Arco-Ìris




Fábio Sombra

De acordo ao autor, cores e poesias têm tudo a ver! vamos conferir?!




Verde
Verde é a grama,
Verde é o limão,
Verdes verduras,
Salsa, agrião.
Grilo no galho,
Sapo no chão,
Folhas e brotos
Verdes são!

Vermelho 
Vermelho também é rubro,
Carmesim ou escarlate.
Tantos nomes e apelidos
São assuntos pra debate,
Mas vermelho verdadeiro
Ou é capa de toureiro,
ou é molho de tomate!

Branco

Amarelo
Qual é a cor?
Que cor é ela?
Que está na banana
E rima com tela?
Que está na gema
E rima com goela?
Que está no milho
E rima com vela?
Qual é a cor?
Que cor é ela?
A cor eu lhe digo:
É amarela!

Azul
O azul colore os olhos
De meninos e meninas.
pinta mares, oceanos
E azulejos de piscinas.

Cor do céu e de baleias,
De safiras, turmalinas.
Azul rei de tinta guache,
Aquarelas e anilinas.

Laranja
Abóboras têm cor de abobora,
laranja têm cor de laranja.
o problema é que a laranja,
Na verdade, é cor de abóbora, 
E as abóboras maduras
Têm na casca a cor laranja.
Entendeu?
Nem eu.

Lilás 
Eu sempre gostei de cravos,
De violetas, muito mais!
Os cravos de cor branquinha,
As violetas de lilás.
Flores que meu bem planta,
Cuida, colhe,
Depois me traz!

Marrom
Marrom, marrom
Parece com buzina,
Eu gosto deste som:
Fom-fom!

Marrom, marrom
É cor de chocolate,
Recheio de bombom.
Que bom!

(...)




Arco-Íris
No barco do mestre Pires,
Tem vermelho e tem grená.
Amarelo, azul-marinho,
Violeta também há.



Tem verde-clarinho,
tem rosa profundo.
É o barco mais lindo
Dos mares do mundo!
por isso é que dizem 
Que o bom mestre Pires,
Além do seu barco,
É dono de um arco-íris.


Furta-cor
Ele pode ser bege
Ou cor de salmão.
Azul, amarelo
Ou verde limão.

É furta-cor,
mas não é ladrão.
Que bicho é esse?
É o camaleão!



E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!






Nenhum comentário:

Postar um comentário