Estímulos e Novas Aprendizagens

 Estímulos e Novas Aprendizagens.


De acordo a Maria Irene Maluf  hoje vemos crianças sadias e  inteligentes, com reais dificuldades para acompanharem sua sala no processo de desenvolvimento e aprendizagem, entretanto é importante considerar que os estímulos são necessários para uma aprendizagem mais eficaz...

Segundo à autora, antes mesmo de nascer e, principalmente, até os seis anos de idade, o cérebro humano já dispõe de um imenso potencial neurológico, que lhe confere uma boa condição de aquisição de múltiplas aprendizagens. Cada combinação dos neurônios do cérebro produz uma sinapse e assim torna possível uma nova aprendizagem.


 Os estímulos se adequados a idade, respeitando a fase, o estágio de desenvolvimento da criança, sejam eles ligados a afetividade, sensoriais ou psicomotores, são ricos em aprendizagens.

Para que se desenvolvam novas habilidades e experiências com o ambiente,há de se promover inúmeras intervenções e interações do adulto, brincar sempre que possível, demonstrar interesse,saber explorar o ambiente, brincando com a criança em diferentes locais da casa, no quintal, no quarto, na cozinha, ou mesmo fora de casa, em parques, praças, enfim, chamando sua atenção para tudo novo. para que a rodeia, permitindo que explore esses diferentes lugares e coisas, que ouça e também identifique diferentes tipos de sons, de músicas, de ambientes, conhecendo sempre que possível, lugares novos, pessoas, restaurantes, etc.


Sempre considerando que à estimulação mais importante, é a que é dada pelos adultos, orientando e sensibilizando, explorando e interagindo.  E essa tarefa compete tanto aos pais e demais familiares quanto à escola, e desta forma as chances de aprendizagem serão bem maiores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário