Howard Gardner
Teoria Das
Inteligências Múltiplas
Como
psicólogo, Gardner acreditava que seus conceitos estavam direcionados aos pesquisadores
e psicólogos, entretanto, foram os educadores que se apropriaram de sua linha
de raciocínio.
Para criar
alguma coisa socialmente útil, cada qual tem seu valor. A esse valor, essa
capacidade, ele define como Inteligências Múltiplas.
Em sua primeira
versão, eram sete as Inteligências Múltiplas: Lógico Matemática; Línguística;
Espacial; Corporal Sinestésica (corpo e movimento); Interpessoal(entender o outro na sua essência); Intrapessoal(autocontrole);Inteligência Musical( Denota
sensibilidade).
Mais a frente
estabelece: Inteligência Naturalista
(meio ambiente); Inteligência
Espiritualista (fé, religiosidade, crença, domínio), ainda em pesquisa.
As inteligências
marcam as diferenças e tem a sua real importância quando se assume que os
alunos são diferentes, e que cada qual faz uso a seu modo.
As
inteligências são independentes, entretanto, trabalham juntas.
Todos tem
potenciais para se desenvolver, somos todos competentes diante do processo,
afirma Gardner.
Há grandes
questionamentos quanto a sua teoria ser empírica ou não, Sua teoria é empírica a
medida que parte do campo da observação, houve pesquisa de campo, se valeu de
inúmeros estudos neurológicos e há de se considerar que ainda há pesquisas, não
há um fim em si mesmo, mas uma sequência
de estudos e diagnósticos, dando continuidade ao processo cognitivo, a novos
conceitos.
O cerne da
teoria é a Educação. Uma educação personalizada, olhar a todos e a cada um ao
mesmo tempo. Entender que o indivíduo é diferente e que ele aprende em tempo
diferente. Daí a importância do trabalho diversificado.
Da observação,
do registro de cada aluno, considerando que há um momento de troca, de
interação.
A teoria das Inteligências
Múltiplas são rotas alternativas de aprendizagens, ela não é única, acabada.
Todas as
teorias fundamentadas em testes de QI não cabem, não são aceitas como ferramenta
de medição.
Inteligência para Gardner é quando o aluno,
colocado frente à criação, deve, tem, apresenta a resolução de problemas, sai
de sua zona de conforto, estimulado pelo seu potencial.
Para Gardner é
necessário proporcionar espaços de aprendizagem, estimulando o potencial dos
alunos, colocar o aluno em situações desafiadoras, fazê-lo refletir e mudar
conceitos.
“Se eu penso
sobre isso, eu reflito, eu aprendo”
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