Teoria das Inteligências Multiplas

Howard Gardner


Teoria Das Inteligências Múltiplas
Como psicólogo, Gardner acreditava que seus conceitos estavam direcionados aos pesquisadores e psicólogos, entretanto, foram os educadores que se apropriaram de sua linha de raciocínio.
Para criar alguma coisa socialmente útil, cada qual tem seu valor. A esse valor, essa capacidade, ele define como Inteligências Múltiplas.
Em sua primeira versão, eram sete as Inteligências Múltiplas: Lógico Matemática; Línguística; Espacial; Corporal Sinestésica (corpo e movimento); Interpessoal(entender o outro na sua essência); Intrapessoal(autocontrole);Inteligência Musical( Denota sensibilidade).
Mais a frente estabelece: Inteligência Naturalista (meio ambiente); Inteligência Espiritualista (fé, religiosidade, crença, domínio), ainda em pesquisa.
As inteligências marcam as diferenças e tem a sua real importância quando se assume que os alunos são diferentes, e que cada qual faz uso a seu modo.

As inteligências são independentes, entretanto, trabalham juntas.
Todos tem potenciais para se desenvolver, somos todos competentes diante do processo, afirma Gardner.
Há grandes questionamentos quanto a sua teoria ser empírica ou não, Sua teoria é empírica a medida que parte do campo da observação, houve pesquisa de campo, se valeu de inúmeros estudos neurológicos e há de se considerar que ainda há pesquisas, não há um fim em si mesmo,  mas uma sequência de estudos e diagnósticos, dando continuidade ao processo cognitivo, a novos conceitos.
O cerne da teoria é a Educação. Uma educação personalizada, olhar a todos e a cada um ao mesmo tempo. Entender que o indivíduo é diferente e que ele aprende em tempo diferente. Daí a importância do trabalho diversificado.
Da observação, do registro de cada aluno, considerando que há um momento de troca, de interação.
A teoria das Inteligências Múltiplas são rotas alternativas de aprendizagens, ela não é única, acabada.
Todas as teorias fundamentadas em testes de QI não cabem, não são aceitas como ferramenta de medição.

Inteligência para Gardner é quando o aluno, colocado frente à criação, deve, tem, apresenta a resolução de problemas, sai de sua zona de conforto, estimulado pelo seu potencial.
Para Gardner é necessário proporcionar espaços de aprendizagem, estimulando o potencial dos alunos, colocar o aluno em situações desafiadoras, fazê-lo refletir e mudar conceitos.


“Se eu penso sobre isso, eu reflito, eu aprendo”

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