Conceito de Infância, Inúmeras Possibilidades e Linguagens.

Conceito de Infância, Inúmeras Possibilidades e Linguagens



É com a linguagem e através dela que o homem aprende a cultura da qual faz parte. Com ela participa da vida social, pois é um meio de auto-realização, expressão e comunicação.
A compreensão da língua é anterior à fala.
A linguagem se desenvolve em quatros fases: espontânea, por imitação, social e organizada, no qual acontece por volta do dois anos, de forma progressiva e extraordinária.
A partir disto, a criança, em sua relação com tudo que está a sua volta, suas linguagens, seus valores, costumes, relações humanas, desde cedo tenta apreender-se e mediar-se, por meio de experiências, apropriando-se de uma gradativa absorção da cultura historicamente constituída. Essa experiência é essencial para que a criança também possa ser produtora de cultura, manifestando-se por diferentes linguagens.
Caberá à educação infantil, organizar situações estimulantes que ampliem as possibilidades de se expressar, comunicar e criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo, ter iniciativa, buscar soluções para possíveis situações de conflitos e ter assegurado o direito de acesso a informações que lhe deem suporte e lhes sejam significantes.
O ato de educar é criar condições para que a criança possa se apropriar de formas de agir, desenvolvendo sua afetividade, motricidade, imaginação, raciocínio e linguagem, formando um conceito positivo sobre si.
A organização e o planejamento ampliam as possibilidades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que constrói atitudes de respeito e solidariedade.
A proposta de desenvolvimento deve ter por meta experiências de aprendizagem relevantes, garantindo a todas as crianças uma experiência bem sucedida. Combatendo preconceitos e discriminações e fortalecendo a auto-estima e a autonomia dos pequenos.  
A infância, quando vivenciada no ambiente da educação Infantil, reflete um tempo de experiências educativas seguras, afetivas e estimulantes, promotoras de mudanças e ampliação de suas capacidades de fazer, sentir, pensar e usar diferentes linguagens.
A criança guarda em sua memória essas experiências. Sua aprendizagem acontece através da mediação dos elementos encontrados no ambiente em que ela está inserida/incluída, particularmente, pela ação mediadora daqueles que com ela se relacionam.





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