Conceito de Infância, Inúmeras Possibilidades e Linguagens
É com a linguagem e
através dela que o homem aprende a cultura da qual faz parte. Com ela participa
da vida social, pois é um meio de auto-realização, expressão e comunicação.
A compreensão da língua
é anterior à fala.
A linguagem se
desenvolve em quatros fases: espontânea, por imitação, social e organizada, no
qual acontece por volta do dois anos, de forma progressiva e extraordinária.
A partir disto, a
criança, em sua relação com tudo que está a sua volta, suas linguagens, seus
valores, costumes, relações humanas, desde cedo tenta apreender-se e mediar-se,
por meio de experiências, apropriando-se de uma gradativa absorção da cultura
historicamente constituída. Essa experiência é essencial para que a criança
também possa ser produtora de cultura, manifestando-se por diferentes
linguagens.
Caberá à educação
infantil, organizar situações estimulantes que ampliem as possibilidades de se
expressar, comunicar e criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar
e trabalhar em grupo, ter iniciativa, buscar soluções para possíveis situações
de conflitos e ter assegurado o direito de acesso a informações que lhe deem
suporte e lhes sejam significantes.
O ato de educar é
criar condições para que a criança possa se apropriar de formas de agir,
desenvolvendo sua afetividade, motricidade, imaginação, raciocínio e linguagem,
formando um conceito positivo sobre si.
A organização e o
planejamento ampliam as possibilidades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que
constrói atitudes de respeito e solidariedade.
A proposta de
desenvolvimento deve ter por meta experiências de aprendizagem relevantes,
garantindo a todas as crianças uma experiência bem sucedida. Combatendo
preconceitos e discriminações e fortalecendo a auto-estima e a autonomia dos
pequenos.
A infância, quando
vivenciada no ambiente da educação Infantil, reflete um tempo de experiências
educativas seguras, afetivas e estimulantes, promotoras de mudanças e ampliação
de suas capacidades de fazer, sentir, pensar e usar diferentes linguagens.
A criança guarda em
sua memória essas experiências. Sua aprendizagem acontece através da mediação
dos elementos encontrados no ambiente em que ela está inserida/incluída,
particularmente, pela ação mediadora daqueles que com ela se relacionam.
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