Autonomia
Por Constance kamii
O direito de decidir.
A Autonomia é a capacidade de
tomar decisões, em dois campos distintos. Primeiro, no campo moral, discernindo
sobre o certo e o errado, já o segundo no campo intelectual, levando em conta o
que é verdadeiro e o que não é verdadeiro, considerando o que é relevante,
independente da recompensa ou punição.
A autonomia faz com que o
indivíduo faça suas próprias escolhas, independente das opiniões alheias,
contrárias. É o processo de afirmação em meio a inúmeras negações sobre algo ou
alguém.
É muito comum nas escolas, para
que as regras sejam realmente seguidas, o sistema de punição.
A obediência remete a moral,
talvez pelo medo da punição e não por livre escolha.
Não se forma uma criança autônoma
se quem a forma é heterônoma.
Autonomia diz respeito à
resistência e a coragem.
Para criar na criança o conceito
de autonomia, os jogos são peças chaves. É o governar a si próprio mediante o
grupo, determinando autocontrole, regulação. Leva a criança a pensar, a
refletir e a agir. Se a criança argumenta, desenvolve-se intelectualmente.
Sanção por reciprocidade, é fazer
com que a criança reflita sobre seus atos. No momento que ela ouve “eu não acredito
que você fez isso” ou “eu não acredito que estou presenciando isto”, essa
atitude faz com que ela pense e mude sua forma de agir, perceba sua falha.
A criança precisa ser encorajada
a construir o valor da honestidade.
Faça uso destas palavras numa
situação de conflito “você pode parar de incomodar” ou “mais tarde
conversaremos sobre isso”, também pode em determinadas situações, questionar a
criança sobre o que pode ou o que deveria ser feito, fazendo uso da seguinte
frase “ eu não acho que você está preparada(o) para fazer isto”, e num outro
momento, oportuno, dizer “ você acha que foi cuidadosa(o).
E assim vai se estimulando na
criança, no individuo em sociedade, o
processo de autonomia, de saber tomar decisões, de ter atitudes coerentes,
discernimento, sabedoria frente a determinadas situações de convívio.
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