Dia dos Pais pelo Mundo


 

Brasil – Dia dos Pais

Informações retiradas do blog Remitly.

No Brasil, a do  comemoração Dia dos Pais é sempre no segundo domingo de Agosto.  Este dia, conhecido como Dia dos Pais, teve início em meados dos anos 50, entretanto em outros países já se comemorava . Aqui, a intenção ou ideia era homenagear São Joaquim, padroeiro dos pais e avôs.

Assim como nos Estados Unidos, as crianças costumam comprar um presente exclusivo para o pai. Eles também costumam fazer um presente para homenagear seus pais na escola. Algumas escolas também oferecem concertos ou cerimônias especiais. Muitas vezes, é preparado um grande almoço e as famílias costumam participar de uma das muitas saídas.

Como o Dia dos Pais chega em um domingo, não é um feriado público, e os pais não têm dia de folga do trabalho. A maioria das empresas também segue o horário normal.

A História do Dia dos Pais



O primeiro Dia dos Pais nacional nos Estados Unidos foi celebrado em 19 de junho de 1910, no estado de Washington – mas ainda não era oficial.


Este dia foi iniciado por Sonora Dodd, que queria estabelecer um dia equivalente ao Dia das Mães para todos os pais do sexo masculino em todo o país. Depois de buscar o apoio de lojas locais, igrejas, do YMCA e do governo, a primeira grande celebração aconteceu em 1910.

Com o passar dos anos, muitas mudanças ocorreram e, a certa altura, muitos se uniram para criar um único feriado – o Dia dos Pais. Após a Grande Depressão, os donos de lojas começaram a anunciar o Dia dos Pais como um “segundo Natal” para homens com filhos, vendendo de tudo, desde cachimbos e tabaco a tacos de golfe e chapéus.

Somente em 1972, 58 anos depois que o Dia das Mães se tornou oficial é que  o Dia dos Pais se tornou um feriado nacional.

Hoje, o Dia dos Pais nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho,  mas não é o caso em todos os lugares. Em algumas áreas da América Latina e da Europa, o Dia dos Pais cai no Dia de São José, um feriado católico tradicional.

Na Alemanha, os pais têm folga do trabalho para beber cerveja e desfrutar de pouca ou nenhuma responsabilidade. Conhecido como Vatertag (ou Männertag), este dia divertido para os homens. Uma vez que a sexta-feira após o Vatertag é geralmente um Brückentag (dia da ponte), isso dá aos pais um fim de semana de quatro dias.

Na verdade, o feriado começou na Idade Média como uma cerimônia religiosa em homenagem a Gott, den Vater (Deus, o pai). E até meados de  1700, o dia se transformou em Vatertag, um dia familiar em homenagem aos pais de cada família.

O pai com mais filhos na aldeia receberia uma recompensa – geralmente um presunto. Embora o Vatertag tenha fracassado por algum tempo, ele fez um forte retorno no século 19, sendo rotulado como Männertag – fazendo a transição para algo mais como um “dia de garotos”.

Algumas das maneiras mais populares de aproveitar este dia incluem: Passeios por bares;Grande inclinação a comer e beber; Passeios de Beer bike ou carroças;Reuniões no parque para churrascos, jogos e bebidas.

Tailândia – Wan Por

O Dia dos Pais na Tailândia é único, pois é comemorado em 5 de dezembro. Este dia comemora o Rei Bhumibol Adulyadej, o monarca mais antigo do país. É um feriado oficial, que representa o aniversário do Rei e o Dia dos Pais. Isso porque o rei era visto por muitos como o pai simbólico da Tailândia. O povo da Tailândia homenageia seus pais e avós neste dia, geralmente dando a eles uma flor de canna ou “dok phuttha raksa” – que é semelhante a um lírio.

Durante anos, celebrações em todo o país ocorreram em homenagem ao rei. Muitos tailandeses acampavam na noite anterior, geralmente vestindo amarelo. A cor representa segunda-feira, o dia em que o rei nasceu, em 1927.

As atividades acontecem em todo o país, e o Sistema de Transporte em Massa de Bangkok permite que os pais viajem gratuitamente quando acompanhados pelos filhos. O objetivo é incentivar o tempo de união familiar.

Costa Rica – Día Del Padre

Na Costa Rica, o país comemora o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, assim como os americanos. Os costarriquenhos celebram os pais vivos e falecidos, bem como as mães solteiras que desempenham os dois papéis.

Não existem tradições particulares, além do tempo para a família. 

Muitos países celebram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, como a Costa Rica e os Estados Unidos! Isso inclui vários outros países latino-americanos, como Argentina, Peru e Colômbia.

Noruega – “Farsdag” é comemorado no segundo domingo de novembro.

França – “Fête des Pères” é celebrada no terceiro domingo de junho.

Austrália, Nova Zelândia, Fiji – “Dia do Pai” é comemorado no primeiro domingo de setembro.

Itália – “Festa del Papà” é celebrada em 19 de março – a mesma data que na Espanha e Portugal.

Islândia – “Feðradagurinn” é comemorado no segundo domingo de novembro.





BICHO LÓGICO

 Autora:  Paula Taitelbaum

ESTA GRACIOSA LEITURA NOS FAZ ADENTRAR NO MUNDO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS E NOS INSPIRA A CRIAR PERSONAGENS FAZENDO USO DE DIFERENTES FORMATOS ,  E QUE SE BEM EXPLORADOS POSSIBILITAM MUITAS CRIAÇÕES. ALIÁS, NÃO SÓ ANIMAIS COMO TAMBÉM OBJETOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO NOS PERMITIR.

ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS


ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS

COM OLHOS BEM AZUIS PORQUE ERA SIAMÊS

E ORELHAS LEVANTADAS EM SINAL DE ALTIVEZ.


ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS VAMPIRO

COM BIGODES LONGOS COMO UM LONGO SUSPIRO

E SOMBRANCELHAS VERMELHAS DE TANTO ESPIRRO.


ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS CAIPIRA

COM UM NARIZ QUE MAIS PARECIA ALVO DE MIRA

E FRANJA PONTUDA COR DE SAFIRA.


ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS METALEIRO

COM SUÍÇAS IGUAIS ÀS DE UM ROQUEIRO

E UM CHARMOSO CHAPÉU DE COZINHEIRO.



ERA UMA VEZ UM GATO CHINÊS

QUEM QUER QUE EU DESMANCHE E CONTE OUTRA VEZ?






E ASSIM, EM MEIO A MUITAS E GRACIOSAS RIMAS A AUTORA PRESENTEIA OS LEITORES COM UM VASTO VOCABULÁRIO E FAZ USO DE  MUITAS CORES E FORMAS NA CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS E NA LEITURA  DESTE POEMA.

E DANDO CONTINUIDADE A LEITURA, TEMOS TAMBÉM:


ERA UMA VEZ UM MACACO PORTUGUÊS.

(...)

ERA UMA VEZ UM ELEFANTE HOLANDÊS.

(...)

ERA UMA VEZ UM CÃO POLONÊS.

(...)

ERA UMA VEZ UM COELHO ESCOCÊS.

(...)


ERA UMA VEZ UM COELHO ESCOCÊS

DE OLHAR IRRITADINHO COM BIGODES COMPRIDOS E BEM FININHOS

E QUE ADORAVA GRAVATA EM TOM MARINHO.



E A A UTORA FINALIZA COM A APRESENTAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE PALAVRAS DIFÍCEIS, FAZENDO USO DAS PALAVRAS CONTIDAS NO TEXTO E AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE NOVAS PALAVRAS. 


VALE MUITO A PENA CONFERIR. 






Projeto - Higiene na Escola

 Trabalhar Higiene e Escovação na escola, a meu ver é estar alinhado ao cuidar e educar na educação , e garantir a aprendizagem de forma integral. 

Realizar este trabalho faz parte do nosso projeto anual.


Ensinar as crianças quanto aos cuidados com a higiene , bem como a lavar as mãos e a escovar os dentes, ajuda consideravelmente a prevenir doenças de promover o bem-estar e hábitos saudáveis .
Orientar e conscientizar ás crianças quanto aos cuidados necessários com a higiene das mãos, o cuidado com as escovas dentais, a importância de se manter a escovação diariamente de  uma forma pedagógica, mostrando sua importância com objetivo de motivar, incentivar, alertar, traz consigo hábitos para toda a vida, ou seja, é uma construção, um processo e que se bem trabalhado promoverá resultados positivos na vida da criança. 
Em grande parte da infância quem escova realmente os dentes da criança é um adulto. A escola é um coadjuvante neste processo. Por isso deve-se ter um cuidado todo especial com a escovação escolar.

E assim , inicio com a leitura deste poeminha, de minha autoria, a fim de fazê-los refletir sobre este momento tão especial na vida das crianças, que é a troca de dentição.

 
CADA UM QUERENDO ATENÇÃO,
NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO.
TAMANHA EMPOLGAÇÃO
E A BUSCA POR PAPARICAÇÃO.

E ASSIM MOSTRANDO O DENTINHO,
AQUELE QUE ESTÁ MOLINHO
OU O QUE ESTÁ QUASE CAINDO
NA HORA DO LANCHINHO.

E AGUARDAM A NOITINHA,
POR CAUSA DA JANELINHA,
A VISITA DE UMA FADINHA
E DE PRESENTE, A MOEDINHA.

ELA ENTRA TÃO DISFARÇADA
DE NOITE, DE MADRUGADA
QUE EU FICO DESCONFIADA
ACORDO E NÃO VEJO NADA!

QUE ENCANTO ESSA FADINHA, 
QUE  ENTRA BEM DE MANSINHA.
QUE VENDO UMA JANELINHA,
 COLOCA UMA MOEDINHA

E VEJA, COMO É LIGEIRO
QUE JEITO MAIS FACEIRO,
LEVANTA O TRAVESSEIRO,
E COLOCA  ALI O  DINHEIRO.

As crianças que estudam período integral, além de precisar ter na escola um profissional, seja ele o professor ou colaborador,  que seja bem orientado por um profissional dentista para fazer a higiene bucal individual de cada aluno após o almoço e o jantar. Mantendo todas as precauções quanto a higienização das escovas, datas de trocas, pastas sem flúor e técnica de escovação correta.

Atento aos Direitos de Aprendizagens, que são: conviver, brincar, participar, explorar, conhecer-se,  atendendo as propostas dos Campos de experiências:  O eu, o outro, o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons e cores; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempo, quantidade, relações e transformações e assim garantir que as aprendizagens aconteçam .

A primeira proposta, trabalhando Escuta, fala , pensamento e imaginação  é fazer uma Roda de Conversa e orientar os alunos quanto aos cuidados necessários para se manter a higiene . E assim, é preciso questionar, buscar deles, interação, respostas a seus hábitos diários . E a cada roda é preciso registrar o que as crianças falam e ao mesmo tempo, questionar, debater, afirmar e ou orientar.

Após a roda de conversa , trabalhando  Corpo, gestos e movimentos a proposta é apresentar a música  "A Casa Torta" e a partir da apresentação, perguntar aos alunos o porquê do pente estar sempre com dor de dente. Fazendo com que a criança perceba o quanto a escovação diária é importante.






Num segundo momento, dando continuidade ao projeto , numa roda de conversa, trabalhando escuta, fala, pensamento e imaginação,  buscar junto aos alunos atitudes necessárias para se manter um boa higiene e  assim, listar o que eles sabem a respeito.

A partir das respostas , que sempre nos aponta conhecimento por parte dos alunos, pois justificam que é preciso que a casa seja limpa,  que na escola precisa  vir com roupa limpa, tomar banho todos os dias,  escovar os dentes, vir com o cabelo preso, entre outros apontamentos, demonstrando já algumas noções de higiene

E pra contextualizar a conversa,  eu trabalho o trava-língua : O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, e assim, questiono aos alunos o porquê do rato ter ruído a roupa, e assim, cada criança vai refletindo e respondendo; E fecho este questionamento dizendo que , com certeza a roupa estava suja, e que rato gosta muito de sujeira.

Uma sugestão nesta atividade é que dependendo da faixa-etária, pode-se trabalhar a segmentação da frase/oração , a consciência fonêmica/fonológica, trabalhar a  letra inicial de cada palavra, somente as vogais, enfim...

Daí damos continuidade com a Roda de leitura de algum livro sobre higiene, e minha escolha é a leitura "Escovando Meus Dentes", que faz parte da Coletânea da Editora Zastras, e que traz consigo indicações para uma boa escovação explicando, orientando e exemplificando o processo. E tem até algumas sugestões de alimentos que contribuem para a saúde bucal.




 Aproveita a leitura e trabalho a parlenda "Pirulito que Bate Bate", afim de voltar aos questionamentos quanto a ingestão de doces e guloseimas e que estas devem ser consumidas de maneira consciente e que logo após a ingestão é preciso fazer a escovação. 


E aqui , trabalhando o campo de experiência: Traços, sons e cores e também corpo, gestos  e movimento, a medida que cantamos a cantiga  e quando chega a hora da atividade de colagem do barbante, fazendo o formato do pirulito no palito.


Em continuidade e trabalhando: Esculta , fala, pensamento e imaginação, realizamos a leitura do livro " A Dentadura do seu Mokó".



E aproveito para falar questionar sobre o  porquê do seu Mokó precisar usar dentadura e o porquê dele ter perdido seus dentes. O que será que aconteceu?

Assim, para contextualizar pode ser feita uma amostra/boca/dentadura para exposição, como está exemplificada,  com material reciclável, recortes de garrafa, representando a dentição. Algumas escolas, como a EMEI  que trabalho,  dispõe de uma dentadura gigante. 
E com isso atendemos as expectativas de aprendizagem em diferentes campos de experiências.
Espaço , tempo, quantidade e transformação, orientando-os  sobre a troca dos dentes de leite e a boa higiene bucal. Trabalhamos também os numerais, na contagem de quantos dentes uma criança e ou  pessoa adulta tem. 


Junto aos alunos, deve ser feito um painel com os itens de higiene de que precisamos e usamos  diariamente. Neste painel deve conter itens de higiene tais como:  sabonete, pasta de dente, escova de dente, cotonete, álcool gel, papel toalha, escova e ou pente de cabelo, shampo, tesoura, fio dental, , todos os itens de que se necessita para se manter a higiene. E esta lista de objetos , o ideal, é que seja construída junto com as crianças.

Outra sugestão é fazer um painel com o dente gigante, plastificar e assim, com caneta hidrocor, fazer manchas representando a sujeira e pedir ao aluno, que com uma escova, realize a limpeza. 


E é preciso, numa roda de conversa,  demonstrar, ensinar a criança a fazer a higiene das mãos de maneira correta, assim como, orientá-los  sobre a importância de se manter a higiene das mãos, do corpo, do cabelo e dos devidos cuidados que se deve ter para se manter saudável, reforçando sobre o que é necessário . orientar quanto ao cuidado de se hidratar e beber somente água filtrada, de não colocar na boca frutas sem antes lavá-las, enfim, alimentos que ingerimos e que fazem parte da alimentação diária, e que todos os cuidados com a organização, limpeza e conservação  são importantes, até mesmo o cuidado e organização da casa e dos objetos de uso pessoal, tipo a escova de dente, a escova de cabelo, a roupa, os utensílios que usamos e que tudo , todos estes cuidados são importantes e necessários.
 

Sugestão de atividade: Num pedaço de papelão, desenhar o contorno das mãos de cada aluno. Passar durex e ou plastificar, desenhar algumas manchas representando as bactérias,  com caneta hidrocor e pedir aos alunos, que com uma esponja, tire estas manchas, simbolizando a lavagem das mãos.

Junto aos alunos , realizar a montagem do painel sobre higiene, contendo alguns itens que faz parte do cuidado diário com o corpo:  Papel toalha; Esponja;  Sabonete; Shampu; Cotonete; Pasta de dente: Pente; Alcool e  etc.

Trabalhando Corpo, gestos e movimentos, apresentamos a música: "Meu lanchinho" e a partir da escuta, sempre que oportuno, retomar as questões sobre o cuidado em se manter a higiene das mãos antes da alimentação, a atenção e o cuidado para não deixar o talher cair no chão e se cair, realizar a troca. Incentiva-los a experimentar os alimentos oferecidos pela escola , porque eles tem valores nutricionais para todo o corpo para que cresçam saudáveis, fortes. Além do que , despertar na criança o interesse e o hábito por alimentos saudáveis , visto que muitos rejeitam a comida da escola e passam parte do tempo com fome ou no interesse e ou hábito de consumo de alimentos de baixo valor nutricional.

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer.

Agora, preste muita atenção
Caroço e casca 
Não se joga no chão
Porque é falta de educação!

Reforçando , trabalhamos também a música : "Pegue o seu prato e seu talher"

Pegue o seu prato e seu talher,
Vamos para mesa, vamos comer.
Essa comidinha é tão gostosa,
E a cozinheira é Caprichosa.

Tudo que eu comer
Me faz crescer,
É bom para saúde
Para Aprender!

Portanto, conversar sobre higiene sem adentrar na alimentação, deixa meio vago, ou seja , aquém do objetivo . já que a meu ver estão interligados, um complementa o outro.
Outra sugestão é trabalhar a música: "Banho é Bom " do Castelo Ra Tim Bum
https://www.youtube.com/watch?v=IM7Ki0-Mh7M 
E também os  vídeos :Turma da Clarinha sobre higiene na escola e Mundo Bita "Bom Banho".

E pra finalizar esta proposta, gosto de realizar a leitura da história: João e Maria.
Aproveito para reforçar quanto ao consumo exagerado de doces e guloseimas e que deve ser evitado, além do que, orientá-los  para sempre que comer um doce é preciso fazer a escovação.

                         Reforçando a informação de que tudo pode, mas nem tudo convém.


E fechamos com a atividade da história do Clássico João e Maria e com a leitura do poema de minha autoria, sobre o cotidiano escolar.

SENDO AINDA CRIANÇA, 

EU  JÁ SEI O QUE FAZER.

QUERO ESTAR NA MINHA ESCOLA

QUERO TUDO APRENDER!



LOGO QUE CHEGO Á ESCOLA

FAÇO MINHA HIGIENIZAÇÃO.

LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO

E TAMBÉM FAÇO HIDRATAÇÃO.



A ESCOLA PARA MIM

É UM ESPAÇO  ATRATIVO.

NELA EU APRENDO MUITO

ME ENVOLVO, É DIVERTIDO!



GOSTO DA HORA DO PARQUE,

ESSA, ENTÃO, É DE ARRASAR!

QUERO CORRER E PULAR,

BRINCAR E TUDO EXPLORAR.



E QUANDO A PROFESSORA NOS CHAMA

EM ALTO E BOM TOM,

O PARQUE JÁ ACABOU,

NEM ADIANTA DIZER NÃO!



VAMOS, ENTÃO  AO BANHEIRO

E VAMOS LAVAR AS MÃOS

TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA

E HORA DA HIDRATAÇÃO!



LOGO É HORA DO LANCHE,

QUE DELÍCIA, QUE GOSTOSURA.

TEM SUCO , TEM CHOCOLATE

FRUTAS, BISCOITOS E  FARTURA.



DEPOIS VOLTO PRA SALA

PRA FAZER ATIVIDADES

FICO ESPERTO E SABIDO,

E SEMPRE ESTOU À VONTADE!



CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ

E,  LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO, 

VENHA CÁ!

NÃO ENTENDO O PORQUE DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!



POR QUE TANTA CONVERSA?

POR QUE ESTÃO  DESATENTOS?

PRESTEM  ATENÇÃO A AULA!

VOCÊS SÃO MUITO BARULHENTOS!



SEI QUE SOU TAGARELA

E TUDO QUERO FALAR,

POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,

E MUITO PRA CONVERSAR.



A ESCOLA É PRA ISSO,

PRA MUITOS AMIGOS FAZER

CORRER, PULAR E BRINCAR,

E COISAS NOVAS APRENDER!



LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO

OU MESMO DO NOSSO JANTAR.

AÍ,  EU FICO ESPERTA

EM FILA,  E NO MEU LUGAR .



GOSTO DA HORA DO LANCHE,

DO ALMOÇO OU DO JANTAR.

GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS 

E DE PODER  ME FARTAR.





A COMIDA É GOSTOSA

E , EU EXPERIMENTO DE TUDO!

TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,

TEM SALADA DE MONTÃO!



TEM OVO, CARNE E FAROFA.

TEM SOPA BEM QUENTINHA.

A COMIDA É SABOROSA

TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.



NA HORA DA SOBREMESA,

JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,

TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.

QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!



MELANCIA, PÊRA  , LARANJA , CAQUI E MELÃO

MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO. 

E  SALADA DE FRUTA, ENTÃO!

ESSA!   EU COMO DE MONTÃO!



A MAÇà É A MAIS  GOSTOSA,

E DIFÍCIL DE COMER.

POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,

TENHO MEDO DE OS PERDER.



COMO ELA DE CANTINHO,

MORDENDO BEM DEVAGAR.

SENÃO O MEU DENTINHO,

PODE ATÉ  SAIR DO LUGAR.



A ESCOLA É PARA MIM,

UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.

NELA EU APRENDO MUITO,

É DIVERTIDO, E MUITO GOSTOSO!



NELA,   FAÇO MUITOS  AMIGOS, 

CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.

E GOSTO DAS PROFESSORAS

QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.



SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE

E  QUE ESTAR NA  ESCOLA  É IMPORTANTE.

PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER. 

SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!



RÚBIA NERY



ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS E REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E  DO PROFESSOR. 



DO QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR.