Trabalhar Higiene e Escovação na escola, a meu ver é estar alinhado ao cuidar e educar na educação , e garantir a aprendizagem de forma integral.
Realizar este trabalho faz parte do nosso projeto anual.
Ensinar as crianças quanto aos cuidados com a higiene , bem como a lavar as mãos e a escovar os dentes, ajuda consideravelmente a prevenir doenças de promover o bem-estar e hábitos saudáveis .
Orientar e conscientizar ás crianças quanto aos cuidados necessários com a higiene das mãos, o cuidado com as escovas dentais, a importância de se manter a escovação diariamente de uma forma pedagógica, mostrando sua importância com objetivo de motivar, incentivar, alertar, traz consigo hábitos para toda a vida, ou seja, é uma construção, um processo e que se bem trabalhado promoverá resultados positivos na vida da criança.
Em grande parte da infância quem escova realmente os dentes da criança é um adulto. A escola é um coadjuvante neste processo. Por isso deve-se ter um cuidado todo especial com a escovação escolar.
E assim , inicio com a leitura deste poeminha, de minha autoria, a fim de fazê-los refletir sobre este momento tão especial na vida das crianças, que é a troca de dentição.
CADA UM QUERENDO ATENÇÃO,
NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO.
TAMANHA EMPOLGAÇÃO
E A BUSCA POR PAPARICAÇÃO.
E ASSIM MOSTRANDO O DENTINHO,
AQUELE QUE ESTÁ MOLINHO
OU O QUE ESTÁ QUASE CAINDO
NA HORA DO LANCHINHO.
E AGUARDAM A NOITINHA,
POR CAUSA DA JANELINHA,
A VISITA DE UMA FADINHA
E DE PRESENTE, A MOEDINHA.
ELA ENTRA TÃO DISFARÇADA
DE NOITE, DE MADRUGADA
QUE EU FICO DESCONFIADA
ACORDO E NÃO VEJO NADA!
QUE ENCANTO ESSA FADINHA,
QUE ENTRA BEM DE MANSINHA.
QUE VENDO UMA JANELINHA,
COLOCA UMA MOEDINHA
E VEJA, COMO É LIGEIRO
QUE JEITO MAIS FACEIRO,
LEVANTA O TRAVESSEIRO,
E COLOCA ALI O DINHEIRO.
As crianças que estudam período integral, além de precisar ter na escola um profissional, seja ele o professor ou colaborador, que seja bem orientado por um profissional dentista para fazer a higiene bucal individual de cada aluno após o almoço e o jantar. Mantendo todas as precauções quanto a higienização das escovas, datas de trocas, pastas sem flúor e técnica de escovação correta.
Atento aos Direitos de Aprendizagens, que são: conviver, brincar, participar, explorar, conhecer-se, atendendo as propostas dos Campos de experiências: O eu, o outro, o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons e cores; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempo, quantidade, relações e transformações e assim garantir que as aprendizagens aconteçam .
A primeira proposta, trabalhando Escuta, fala , pensamento e imaginação é fazer uma Roda de Conversa e orientar os alunos quanto aos cuidados necessários para se manter a higiene . E assim, é preciso questionar, buscar deles, interação, respostas a seus hábitos diários . E a cada roda é preciso registrar o que as crianças falam e ao mesmo tempo, questionar, debater, afirmar e ou orientar.
Após a roda de conversa , trabalhando Corpo, gestos e movimentos a proposta é apresentar a música "A Casa Torta" e a partir da apresentação, perguntar aos alunos o porquê do pente estar sempre com dor de dente. Fazendo com que a criança perceba o quanto a escovação diária é importante.
Num segundo momento, dando continuidade ao projeto , numa roda de conversa, trabalhando escuta, fala, pensamento e imaginação, buscar junto aos alunos atitudes necessárias para se manter um boa higiene e assim, listar o que eles sabem a respeito.
A partir das respostas , que sempre nos aponta conhecimento por parte dos alunos, pois justificam que é preciso que a casa seja limpa, que na escola precisa vir com roupa limpa, tomar banho todos os dias, escovar os dentes, vir com o cabelo preso, entre outros apontamentos, demonstrando já algumas noções de higiene
E pra contextualizar a conversa, eu trabalho o trava-língua : O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, e assim, questiono aos alunos o porquê do rato ter ruído a roupa, e assim, cada criança vai refletindo e respondendo; E fecho este questionamento dizendo que , com certeza a roupa estava suja, e que rato gosta muito de sujeira.
Uma sugestão nesta atividade é que dependendo da faixa-etária, pode-se trabalhar a segmentação da frase/oração , a consciência fonêmica/fonológica, trabalhar a letra inicial de cada palavra, somente as vogais, enfim...
Daí damos continuidade com a Roda de leitura de algum livro sobre higiene, e minha escolha é a leitura "Escovando Meus Dentes", que faz parte da Coletânea da Editora Zastras, e que traz consigo indicações para uma boa escovação explicando, orientando e exemplificando o processo. E tem até algumas sugestões de alimentos que contribuem para a saúde bucal.
Aproveita a leitura e trabalho a parlenda "Pirulito que Bate Bate", afim de voltar aos questionamentos quanto a ingestão de doces e guloseimas e que estas devem ser consumidas de maneira consciente e que logo após a ingestão é preciso fazer a escovação.
E aqui , trabalhando o campo de experiência: Traços, sons e cores e também corpo, gestos e movimento, a medida que cantamos a cantiga e quando chega a hora da atividade de colagem do barbante, fazendo o formato do pirulito no palito.
Em continuidade e trabalhando: Esculta , fala, pensamento e imaginação, realizamos a leitura do livro " A Dentadura do seu Mokó".
E aproveito para falar questionar sobre o porquê do seu Mokó precisar usar dentadura e o porquê dele ter perdido seus dentes. O que será que aconteceu?
Assim, para contextualizar pode ser feita uma amostra/boca/dentadura para exposição, como está exemplificada, com material reciclável, recortes de garrafa, representando a dentição. Algumas escolas, como a EMEI que trabalho, dispõe de uma dentadura gigante.
E com isso atendemos as expectativas de aprendizagem em diferentes campos de experiências.
Espaço , tempo, quantidade e transformação, orientando-os sobre a troca dos dentes de leite e a boa higiene bucal. Trabalhamos também os numerais, na contagem de quantos dentes uma criança e ou pessoa adulta tem.
Junto aos alunos, deve ser feito um painel com os itens de higiene de que precisamos e usamos diariamente. Neste painel deve conter itens de higiene tais como: sabonete, pasta de dente, escova de dente, cotonete, álcool gel, papel toalha, escova e ou pente de cabelo, shampo, tesoura, fio dental, , todos os itens de que se necessita para se manter a higiene. E esta lista de objetos , o ideal, é que seja construída junto com as crianças.
Outra sugestão é fazer um painel com o dente gigante, plastificar e assim, com caneta hidrocor, fazer manchas representando a sujeira e pedir ao aluno, que com uma escova, realize a limpeza.
E é preciso, numa roda de conversa, demonstrar, ensinar a criança a fazer a higiene das mãos de maneira correta, assim como, orientá-los sobre a importância de se manter a higiene das mãos, do corpo, do cabelo e dos devidos cuidados que se deve ter para se manter saudável, reforçando sobre o que é necessário . orientar quanto ao cuidado de se hidratar e beber somente água filtrada, de não colocar na boca frutas sem antes lavá-las, enfim, alimentos que ingerimos e que fazem parte da alimentação diária, e que todos os cuidados com a organização, limpeza e conservação são importantes, até mesmo o cuidado e organização da casa e dos objetos de uso pessoal, tipo a escova de dente, a escova de cabelo, a roupa, os utensílios que usamos e que tudo , todos estes cuidados são importantes e necessários.
Sugestão de atividade: Num pedaço de papelão, desenhar o contorno das mãos de cada aluno. Passar durex e ou plastificar, desenhar algumas manchas representando as bactérias, com caneta hidrocor e pedir aos alunos, que com uma esponja, tire estas manchas, simbolizando a lavagem das mãos.
Junto aos alunos , realizar a montagem do painel sobre higiene, contendo alguns itens que faz parte do cuidado diário com o corpo: Papel toalha; Esponja; Sabonete; Shampu; Cotonete; Pasta de dente: Pente; Alcool e etc.
Trabalhando Corpo, gestos e movimentos, apresentamos a música: "Meu lanchinho" e a partir da escuta, sempre que oportuno, retomar as questões sobre o cuidado em se manter a higiene das mãos antes da alimentação, a atenção e o cuidado para não deixar o talher cair no chão e se cair, realizar a troca. Incentiva-los a experimentar os alimentos oferecidos pela escola , porque eles tem valores nutricionais para todo o corpo para que cresçam saudáveis, fortes. Além do que , despertar na criança o interesse e o hábito por alimentos saudáveis , visto que muitos rejeitam a comida da escola e passam parte do tempo com fome ou no interesse e ou hábito de consumo de alimentos de baixo valor nutricional.
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer.
Agora, preste muita atenção
Caroço e casca
Não se joga no chão
Porque é falta de educação!
Reforçando , trabalhamos também a música : "Pegue o seu prato e seu talher"
Pegue o seu prato e seu talher,
Vamos para mesa, vamos comer.
Essa comidinha é tão gostosa,
E a cozinheira é Caprichosa.
Tudo que eu comer
Me faz crescer,
É bom para saúde
Para Aprender!
Portanto, conversar sobre higiene sem adentrar na alimentação, deixa meio vago, ou seja , aquém do objetivo . já que a meu ver estão interligados, um complementa o outro.
Outra sugestão é trabalhar a música: "Banho é Bom " do Castelo Ra Tim Bum
https://www.youtube.com/watch?v=IM7Ki0-Mh7M
E também os vídeos :Turma da Clarinha sobre higiene na escola e Mundo Bita "Bom Banho".
E pra finalizar esta proposta, gosto de realizar a leitura da história: João e Maria.
Aproveito para reforçar quanto ao consumo exagerado de doces e guloseimas e que deve ser evitado, além do que, orientá-los para sempre que comer um doce é preciso fazer a escovação.
Reforçando a informação de que tudo pode, mas nem tudo convém.
E fechamos com a atividade da história do Clássico João e Maria e com a leitura do poema de minha autoria, sobre o cotidiano escolar.
SENDO AINDA CRIANÇA,
EU JÁ SEI O QUE FAZER.
QUERO ESTAR NA MINHA ESCOLA
QUERO TUDO APRENDER!
LOGO QUE CHEGO Á ESCOLA
FAÇO MINHA HIGIENIZAÇÃO.
LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO
E TAMBÉM FAÇO HIDRATAÇÃO.
A ESCOLA PARA MIM
É UM ESPAÇO ATRATIVO.
NELA EU APRENDO MUITO
ME ENVOLVO, É DIVERTIDO!
GOSTO DA HORA DO PARQUE,
ESSA, ENTÃO, É DE ARRASAR!
QUERO CORRER E PULAR,
BRINCAR E TUDO EXPLORAR.
E QUANDO A PROFESSORA NOS CHAMA
EM ALTO E BOM TOM,
O PARQUE JÁ ACABOU,
NEM ADIANTA DIZER NÃO!
VAMOS, ENTÃO AO BANHEIRO
E VAMOS LAVAR AS MÃOS
TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA
E HORA DA HIDRATAÇÃO!
LOGO É HORA DO LANCHE,
QUE DELÍCIA, QUE GOSTOSURA.
TEM SUCO , TEM CHOCOLATE
FRUTAS, BISCOITOS E FARTURA.
DEPOIS VOLTO PRA SALA
PRA FAZER ATIVIDADES
FICO ESPERTO E SABIDO,
E SEMPRE ESTOU À VONTADE!
CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ
E, LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO,
VENHA CÁ!
NÃO ENTENDO O PORQUE DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!
POR QUE TANTA CONVERSA?
POR QUE ESTÃO DESATENTOS?
PRESTEM ATENÇÃO A AULA!
VOCÊS SÃO MUITO BARULHENTOS!
SEI QUE SOU TAGARELA
E TUDO QUERO FALAR,
POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,
E MUITO PRA CONVERSAR.
A ESCOLA É PRA ISSO,
PRA MUITOS AMIGOS FAZER
CORRER, PULAR E BRINCAR,
E COISAS NOVAS APRENDER!
LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO
OU MESMO DO NOSSO JANTAR.
AÍ, EU FICO ESPERTA
EM FILA, E NO MEU LUGAR .
GOSTO DA HORA DO LANCHE,
DO ALMOÇO OU DO JANTAR.
GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS
E DE PODER ME FARTAR.
A COMIDA É GOSTOSA
E , EU EXPERIMENTO DE TUDO!
TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,
TEM SALADA DE MONTÃO!
TEM OVO, CARNE E FAROFA.
TEM SOPA BEM QUENTINHA.
A COMIDA É SABOROSA
TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.
NA HORA DA SOBREMESA,
JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,
TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.
QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!
MELANCIA, PÊRA , LARANJA , CAQUI E MELÃO
MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO.
E SALADA DE FRUTA, ENTÃO!
ESSA! EU COMO DE MONTÃO!
A MAÇÃ É A MAIS GOSTOSA,
E DIFÍCIL DE COMER.
POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,
TENHO MEDO DE OS PERDER.
COMO ELA DE CANTINHO,
MORDENDO BEM DEVAGAR.
SENÃO O MEU DENTINHO,
PODE ATÉ SAIR DO LUGAR.
A ESCOLA É PARA MIM,
UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.
NELA EU APRENDO MUITO,
É DIVERTIDO, E MUITO GOSTOSO!
NELA, FAÇO MUITOS AMIGOS,
CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.
E GOSTO DAS PROFESSORAS
QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.
SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE
E QUE ESTAR NA ESCOLA É IMPORTANTE.
PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER.
SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!
RÚBIA NERY
ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS E REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E DO PROFESSOR.
DO QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR.