Projeto - Higiene na Escola

 Trabalhar Higiene e Escovação na escola, a meu ver é estar alinhado ao cuidar e educar na educação , e garantir a aprendizagem de forma integral. 

Realizar este trabalho faz parte do nosso projeto anual.


Ensinar as crianças quanto aos cuidados com a higiene , bem como a lavar as mãos e a escovar os dentes, ajuda consideravelmente a prevenir doenças de promover o bem-estar e hábitos saudáveis .
Orientar e conscientizar ás crianças quanto aos cuidados necessários com a higiene das mãos, o cuidado com as escovas dentais, a importância de se manter a escovação diariamente de  uma forma pedagógica, mostrando sua importância com objetivo de motivar, incentivar, alertar, traz consigo hábitos para toda a vida, ou seja, é uma construção, um processo e que se bem trabalhado promoverá resultados positivos na vida da criança. 
Em grande parte da infância quem escova realmente os dentes da criança é um adulto. A escola é um coadjuvante neste processo. Por isso deve-se ter um cuidado todo especial com a escovação escolar.

E assim , inicio com a leitura deste poeminha, de minha autoria, a fim de fazê-los refletir sobre este momento tão especial na vida das crianças, que é a troca de dentição.

 
CADA UM QUERENDO ATENÇÃO,
NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO.
TAMANHA EMPOLGAÇÃO
E A BUSCA POR PAPARICAÇÃO.

E ASSIM MOSTRANDO O DENTINHO,
AQUELE QUE ESTÁ MOLINHO
OU O QUE ESTÁ QUASE CAINDO
NA HORA DO LANCHINHO.

E AGUARDAM A NOITINHA,
POR CAUSA DA JANELINHA,
A VISITA DE UMA FADINHA
E DE PRESENTE, A MOEDINHA.

ELA ENTRA TÃO DISFARÇADA
DE NOITE, DE MADRUGADA
QUE EU FICO DESCONFIADA
ACORDO E NÃO VEJO NADA!

QUE ENCANTO ESSA FADINHA, 
QUE  ENTRA BEM DE MANSINHA.
QUE VENDO UMA JANELINHA,
 COLOCA UMA MOEDINHA

E VEJA, COMO É LIGEIRO
QUE JEITO MAIS FACEIRO,
LEVANTA O TRAVESSEIRO,
E COLOCA  ALI O  DINHEIRO.

As crianças que estudam período integral, além de precisar ter na escola um profissional, seja ele o professor ou colaborador,  que seja bem orientado por um profissional dentista para fazer a higiene bucal individual de cada aluno após o almoço e o jantar. Mantendo todas as precauções quanto a higienização das escovas, datas de trocas, pastas sem flúor e técnica de escovação correta.

Atento aos Direitos de Aprendizagens, que são: conviver, brincar, participar, explorar, conhecer-se,  atendendo as propostas dos Campos de experiências:  O eu, o outro, o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons e cores; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempo, quantidade, relações e transformações e assim garantir que as aprendizagens aconteçam .

A primeira proposta, trabalhando Escuta, fala , pensamento e imaginação  é fazer uma Roda de Conversa e orientar os alunos quanto aos cuidados necessários para se manter a higiene . E assim, é preciso questionar, buscar deles, interação, respostas a seus hábitos diários . E a cada roda é preciso registrar o que as crianças falam e ao mesmo tempo, questionar, debater, afirmar e ou orientar.

Após a roda de conversa , trabalhando  Corpo, gestos e movimentos a proposta é apresentar a música  "A Casa Torta" e a partir da apresentação, perguntar aos alunos o porquê do pente estar sempre com dor de dente. Fazendo com que a criança perceba o quanto a escovação diária é importante.






Num segundo momento, dando continuidade ao projeto , numa roda de conversa, trabalhando escuta, fala, pensamento e imaginação,  buscar junto aos alunos atitudes necessárias para se manter um boa higiene e  assim, listar o que eles sabem a respeito.

A partir das respostas , que sempre nos aponta conhecimento por parte dos alunos, pois justificam que é preciso que a casa seja limpa,  que na escola precisa  vir com roupa limpa, tomar banho todos os dias,  escovar os dentes, vir com o cabelo preso, entre outros apontamentos, demonstrando já algumas noções de higiene

E pra contextualizar a conversa,  eu trabalho o trava-língua : O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, e assim, questiono aos alunos o porquê do rato ter ruído a roupa, e assim, cada criança vai refletindo e respondendo; E fecho este questionamento dizendo que , com certeza a roupa estava suja, e que rato gosta muito de sujeira.

Uma sugestão nesta atividade é que dependendo da faixa-etária, pode-se trabalhar a segmentação da frase/oração , a consciência fonêmica/fonológica, trabalhar a  letra inicial de cada palavra, somente as vogais, enfim...

Daí damos continuidade com a Roda de leitura de algum livro sobre higiene, e minha escolha é a leitura "Escovando Meus Dentes", que faz parte da Coletânea da Editora Zastras, e que traz consigo indicações para uma boa escovação explicando, orientando e exemplificando o processo. E tem até algumas sugestões de alimentos que contribuem para a saúde bucal.




 Aproveita a leitura e trabalho a parlenda "Pirulito que Bate Bate", afim de voltar aos questionamentos quanto a ingestão de doces e guloseimas e que estas devem ser consumidas de maneira consciente e que logo após a ingestão é preciso fazer a escovação. 


E aqui , trabalhando o campo de experiência: Traços, sons e cores e também corpo, gestos  e movimento, a medida que cantamos a cantiga  e quando chega a hora da atividade de colagem do barbante, fazendo o formato do pirulito no palito.


Em continuidade e trabalhando: Esculta , fala, pensamento e imaginação, realizamos a leitura do livro " A Dentadura do seu Mokó".



E aproveito para falar questionar sobre o  porquê do seu Mokó precisar usar dentadura e o porquê dele ter perdido seus dentes. O que será que aconteceu?

Assim, para contextualizar pode ser feita uma amostra/boca/dentadura para exposição, como está exemplificada,  com material reciclável, recortes de garrafa, representando a dentição. Algumas escolas, como a EMEI  que trabalho,  dispõe de uma dentadura gigante. 
E com isso atendemos as expectativas de aprendizagem em diferentes campos de experiências.
Espaço , tempo, quantidade e transformação, orientando-os  sobre a troca dos dentes de leite e a boa higiene bucal. Trabalhamos também os numerais, na contagem de quantos dentes uma criança e ou  pessoa adulta tem. 


Junto aos alunos, deve ser feito um painel com os itens de higiene de que precisamos e usamos  diariamente. Neste painel deve conter itens de higiene tais como:  sabonete, pasta de dente, escova de dente, cotonete, álcool gel, papel toalha, escova e ou pente de cabelo, shampo, tesoura, fio dental, , todos os itens de que se necessita para se manter a higiene. E esta lista de objetos , o ideal, é que seja construída junto com as crianças.

Outra sugestão é fazer um painel com o dente gigante, plastificar e assim, com caneta hidrocor, fazer manchas representando a sujeira e pedir ao aluno, que com uma escova, realize a limpeza. 


E é preciso, numa roda de conversa,  demonstrar, ensinar a criança a fazer a higiene das mãos de maneira correta, assim como, orientá-los  sobre a importância de se manter a higiene das mãos, do corpo, do cabelo e dos devidos cuidados que se deve ter para se manter saudável, reforçando sobre o que é necessário . orientar quanto ao cuidado de se hidratar e beber somente água filtrada, de não colocar na boca frutas sem antes lavá-las, enfim, alimentos que ingerimos e que fazem parte da alimentação diária, e que todos os cuidados com a organização, limpeza e conservação  são importantes, até mesmo o cuidado e organização da casa e dos objetos de uso pessoal, tipo a escova de dente, a escova de cabelo, a roupa, os utensílios que usamos e que tudo , todos estes cuidados são importantes e necessários.
 

Sugestão de atividade: Num pedaço de papelão, desenhar o contorno das mãos de cada aluno. Passar durex e ou plastificar, desenhar algumas manchas representando as bactérias,  com caneta hidrocor e pedir aos alunos, que com uma esponja, tire estas manchas, simbolizando a lavagem das mãos.

Junto aos alunos , realizar a montagem do painel sobre higiene, contendo alguns itens que faz parte do cuidado diário com o corpo:  Papel toalha; Esponja;  Sabonete; Shampu; Cotonete; Pasta de dente: Pente; Alcool e  etc.

Trabalhando Corpo, gestos e movimentos, apresentamos a música: "Meu lanchinho" e a partir da escuta, sempre que oportuno, retomar as questões sobre o cuidado em se manter a higiene das mãos antes da alimentação, a atenção e o cuidado para não deixar o talher cair no chão e se cair, realizar a troca. Incentiva-los a experimentar os alimentos oferecidos pela escola , porque eles tem valores nutricionais para todo o corpo para que cresçam saudáveis, fortes. Além do que , despertar na criança o interesse e o hábito por alimentos saudáveis , visto que muitos rejeitam a comida da escola e passam parte do tempo com fome ou no interesse e ou hábito de consumo de alimentos de baixo valor nutricional.

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer.

Agora, preste muita atenção
Caroço e casca 
Não se joga no chão
Porque é falta de educação!

Reforçando , trabalhamos também a música : "Pegue o seu prato e seu talher"

Pegue o seu prato e seu talher,
Vamos para mesa, vamos comer.
Essa comidinha é tão gostosa,
E a cozinheira é Caprichosa.

Tudo que eu comer
Me faz crescer,
É bom para saúde
Para Aprender!

Portanto, conversar sobre higiene sem adentrar na alimentação, deixa meio vago, ou seja , aquém do objetivo . já que a meu ver estão interligados, um complementa o outro.
Outra sugestão é trabalhar a música: "Banho é Bom " do Castelo Ra Tim Bum
https://www.youtube.com/watch?v=IM7Ki0-Mh7M 
E também os  vídeos :Turma da Clarinha sobre higiene na escola e Mundo Bita "Bom Banho".

E pra finalizar esta proposta, gosto de realizar a leitura da história: João e Maria.
Aproveito para reforçar quanto ao consumo exagerado de doces e guloseimas e que deve ser evitado, além do que, orientá-los  para sempre que comer um doce é preciso fazer a escovação.

                         Reforçando a informação de que tudo pode, mas nem tudo convém.


E fechamos com a atividade da história do Clássico João e Maria e com a leitura do poema de minha autoria, sobre o cotidiano escolar.

SENDO AINDA CRIANÇA, 

EU  JÁ SEI O QUE FAZER.

QUERO ESTAR NA MINHA ESCOLA

QUERO TUDO APRENDER!



LOGO QUE CHEGO Á ESCOLA

FAÇO MINHA HIGIENIZAÇÃO.

LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO

E TAMBÉM FAÇO HIDRATAÇÃO.



A ESCOLA PARA MIM

É UM ESPAÇO  ATRATIVO.

NELA EU APRENDO MUITO

ME ENVOLVO, É DIVERTIDO!



GOSTO DA HORA DO PARQUE,

ESSA, ENTÃO, É DE ARRASAR!

QUERO CORRER E PULAR,

BRINCAR E TUDO EXPLORAR.



E QUANDO A PROFESSORA NOS CHAMA

EM ALTO E BOM TOM,

O PARQUE JÁ ACABOU,

NEM ADIANTA DIZER NÃO!



VAMOS, ENTÃO  AO BANHEIRO

E VAMOS LAVAR AS MÃOS

TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA

E HORA DA HIDRATAÇÃO!



LOGO É HORA DO LANCHE,

QUE DELÍCIA, QUE GOSTOSURA.

TEM SUCO , TEM CHOCOLATE

FRUTAS, BISCOITOS E  FARTURA.



DEPOIS VOLTO PRA SALA

PRA FAZER ATIVIDADES

FICO ESPERTO E SABIDO,

E SEMPRE ESTOU À VONTADE!



CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ

E,  LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO, 

VENHA CÁ!

NÃO ENTENDO O PORQUE DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!



POR QUE TANTA CONVERSA?

POR QUE ESTÃO  DESATENTOS?

PRESTEM  ATENÇÃO A AULA!

VOCÊS SÃO MUITO BARULHENTOS!



SEI QUE SOU TAGARELA

E TUDO QUERO FALAR,

POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,

E MUITO PRA CONVERSAR.



A ESCOLA É PRA ISSO,

PRA MUITOS AMIGOS FAZER

CORRER, PULAR E BRINCAR,

E COISAS NOVAS APRENDER!



LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO

OU MESMO DO NOSSO JANTAR.

AÍ,  EU FICO ESPERTA

EM FILA,  E NO MEU LUGAR .



GOSTO DA HORA DO LANCHE,

DO ALMOÇO OU DO JANTAR.

GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS 

E DE PODER  ME FARTAR.





A COMIDA É GOSTOSA

E , EU EXPERIMENTO DE TUDO!

TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,

TEM SALADA DE MONTÃO!



TEM OVO, CARNE E FAROFA.

TEM SOPA BEM QUENTINHA.

A COMIDA É SABOROSA

TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.



NA HORA DA SOBREMESA,

JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,

TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.

QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!



MELANCIA, PÊRA  , LARANJA , CAQUI E MELÃO

MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO. 

E  SALADA DE FRUTA, ENTÃO!

ESSA!   EU COMO DE MONTÃO!



A MAÇà É A MAIS  GOSTOSA,

E DIFÍCIL DE COMER.

POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,

TENHO MEDO DE OS PERDER.



COMO ELA DE CANTINHO,

MORDENDO BEM DEVAGAR.

SENÃO O MEU DENTINHO,

PODE ATÉ  SAIR DO LUGAR.



A ESCOLA É PARA MIM,

UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.

NELA EU APRENDO MUITO,

É DIVERTIDO, E MUITO GOSTOSO!



NELA,   FAÇO MUITOS  AMIGOS, 

CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.

E GOSTO DAS PROFESSORAS

QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.



SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE

E  QUE ESTAR NA  ESCOLA  É IMPORTANTE.

PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER. 

SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!



RÚBIA NERY



ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS E REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E  DO PROFESSOR. 



DO QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR.











Nenhum comentário:

Postar um comentário