Projeto Cores

 Projeto Cores

Aqui vai a dica para quem deseja trabalhar em um "mini projeto", eu diria, uma semana de atividades sobre o conceito de cores e ou ampliar as possibilidades de atividades, contextualizando com a leitura dessa graciosa história.
Primeiramente pergunta aos alunos quais cores eles acham que são as cores  do amor e a grande maioria responde que é a cor vermelha.


– Qual é a cor do amor? Perguntou o elefantinho cinzento.

– Será que é verde?

– Não sei se isso é verdade, Mas a grama é verde.

Então, talvez, o amor seja azul.

– Disse o velho e carinhoso avô.

– Qual é a cor do amor?

Perguntou o elefantinho cinzento. 

– Será que é azul? 

O tigre se deitou e rolou de costas. 

– Não sei a resposta, Meu caro amiguinho; O céu é azul…

Talvez, o amor seja amarelo! 

(...) 

Afinal, qual a cor do Amor?


Essa leitura possibilitou iniciar o trabalho sobre  o conceito de cores.

Fizemos  na lousa, a lista das cores que aparecem na história e questionei se faltou alguma cor, ou seja, buscando deles o conhecimento de outras cores. Já na proposta de atividades na parede de azulejos, foram disponibilizadas duas cores de tinta pra cada aluno  para que pudessem mistura-las e descobrir novas cores. 

 Posteriormente foi apresentado as crianças uma paleta com muitas cores para que os alunos  percebessem e diferenciassem o conceito monocromático,  azul claro, o azul escuro, ou seja os tons frios e quentes das cores. Fizemos também  a atividade sobre as cores que compõem o arco íris, até mesmo para que percebam a junção das cores e o surgimento de novas cores. 

Trabalhei o  registro e a escrita dos numerais na atividade da  musica: "um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam,  muito mais."

Outra proposta foi  a leitura da paródia  musical: "O elefante queria voar".

Trabalhamos também a brincadeira: "Elefante Colorido".

Outra sugestão de atividade e listar junto as crianças, os animais que aparecem na história e trabalhar a letra inicial, a contagem das sílabas e ou a quantidade de letras da palavra. Também palavras que rimam ou aliterações,   com o nome do personagem principal - ELEFANTE - GIGANTE - ELEGANTE. OFEGANTE.

Também pode-se  mudar os personagens da história e trabalhar com animais cujo o nome inicia por vogal e assim, trabalhando as vogais. 

E, em minhas propostas,  gosto muito de trabalhar com a atividade da história, onde solicito aos alunos que façam a escolha por onde eles querem que o elefante caminhe:  água, terra ou na grama, para que possam atentar-se a noção espacial, no desenho.


Fiz um poeminha pra contextualizar.





OUVI DIZER QUE A COR DO AMOR,  É A COR QUE MAIS SE APRECIA.

ENTÃO, O AMOR ESTÁ NAS CORES. NAS CORES  DO DIA A DIA.


SERÁ QUE O AMOR É MULTICORES, MEIO QUE INDEFINIDO?

OU SERÁ QUE É MULTICORES, LINDO, MULTICOLORIDO?

QUAL A COR DO AMOR? 

SERÁ O AZUL COR CÉU

 SERÁ O AMARELO COR DO SOL? 

QUAL A COR DO AMOR? 

 SERÁ O PRETO, COR DA NOITE, O BRANCO COR DAS NUVENS QUE MAIS PARECEM ALGODÃO ?

QUAL A COR DO AMOR?

SERÁ O VERDE DAS PLANTAS, O MARROM COR DA TERRA OU SERÁ O PRATEADO DA COR DO CABELO DA VOVÓ? 


O AMOR É DA COR DO DIA, DA TARDE, DA NOITE, DA FANTASIA, 

DAQUELAS COISAS GOSTOSAS QUE SÓ A INFÂNCIA DIRIA.


SERÁ TAMBÉM  DOS RISOS, BRINCADEIRAS E MELODIAS.

DA ESCOLA, DOS AMIGOS E DA CASA DA TITIA?


SERÁ DAS COISAS QUE SINTO E QUE VEJO TODOS OS DIAS?

DAQUILO QUE ME PROPONHO ESTANDO EM BOA COMPANHIA.


DE ESTAR COM MINHA FAMÍLIA.

PAPAI, MAMÃE, VOVÓ, TITIA, IRMÃOS E PRIMOS, 

TODOS AQUELES QUE  DESPERTAM ALEGRIA E COLOREM O DIA A DIA..


Rubia Nery


Nenhum comentário:

Postar um comentário