Projeto Cores
– Qual é a cor do amor? Perguntou o elefantinho cinzento.
– Será que é verde?
– Não sei se isso é verdade, Mas a grama é verde.
Então, talvez, o amor seja azul.
– Disse o velho e carinhoso avô.
– Qual é a cor do amor?
Perguntou o elefantinho cinzento.
– Será que é azul?
O tigre se deitou e rolou de costas.
– Não sei a resposta, Meu caro amiguinho; O céu é azul…
Talvez, o amor seja amarelo!
(...)
Afinal, qual a cor do Amor?
Essa leitura possibilitou iniciar o trabalho sobre o conceito de cores.
Fizemos na lousa, a lista das cores que aparecem na história e questionei se faltou alguma cor, ou seja, buscando deles o conhecimento de outras cores. Já na proposta de atividades na parede de azulejos, foram disponibilizadas duas cores de tinta pra cada aluno para que pudessem mistura-las e descobrir novas cores.
Posteriormente foi apresentado as crianças uma paleta com muitas cores para que os alunos percebessem e diferenciassem o conceito monocromático, azul claro, o azul escuro, ou seja os tons frios e quentes das cores. Fizemos também a atividade sobre as cores que compõem o arco íris, até mesmo para que percebam a junção das cores e o surgimento de novas cores.
Trabalhei o registro e a escrita dos numerais na atividade da musica: "um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam, muito mais."
Outra proposta foi a leitura da paródia musical: "O elefante queria voar".
Trabalhamos também a brincadeira: "Elefante Colorido".
Outra sugestão de atividade e listar junto as crianças, os animais que aparecem na história e trabalhar a letra inicial, a contagem das sílabas e ou a quantidade de letras da palavra. Também palavras que rimam ou aliterações, com o nome do personagem principal - ELEFANTE - GIGANTE - ELEGANTE. OFEGANTE.
Também pode-se mudar os personagens da história e trabalhar com animais cujo o nome inicia por vogal e assim, trabalhando as vogais.
E, em minhas propostas, gosto muito de trabalhar com a atividade da história, onde solicito aos alunos que façam a escolha por onde eles querem que o elefante caminhe: água, terra ou na grama, para que possam atentar-se a noção espacial, no desenho.
Fiz um poeminha pra contextualizar.
OUVI DIZER QUE A COR DO AMOR, É A COR QUE MAIS SE APRECIA.
ENTÃO, O AMOR ESTÁ NAS CORES. NAS CORES DO DIA A DIA.
SERÁ QUE O AMOR É MULTICORES, MEIO QUE INDEFINIDO?
OU SERÁ QUE É MULTICORES, LINDO, MULTICOLORIDO?
QUAL A COR DO AMOR?
SERÁ O AZUL COR CÉU
SERÁ O AMARELO COR DO SOL?
QUAL A COR DO AMOR?
SERÁ O PRETO, COR DA NOITE, O BRANCO COR DAS NUVENS QUE MAIS PARECEM ALGODÃO ?
QUAL A COR DO AMOR?
SERÁ O VERDE DAS PLANTAS, O MARROM COR DA TERRA OU SERÁ O PRATEADO DA COR DO CABELO DA VOVÓ?
O AMOR É DA COR DO DIA, DA TARDE, DA NOITE, DA FANTASIA,
DAQUELAS COISAS GOSTOSAS QUE SÓ A INFÂNCIA DIRIA.
SERÁ TAMBÉM DOS RISOS, BRINCADEIRAS E MELODIAS.
DA ESCOLA, DOS AMIGOS E DA CASA DA TITIA?
SERÁ DAS COISAS QUE SINTO E QUE VEJO TODOS OS DIAS?
DAQUILO QUE ME PROPONHO ESTANDO EM BOA COMPANHIA.
DE ESTAR COM MINHA FAMÍLIA.
PAPAI, MAMÃE, VOVÓ, TITIA, IRMÃOS E PRIMOS,
TODOS AQUELES QUE DESPERTAM ALEGRIA E COLOREM O DIA A DIA..
Rubia Nery
Nenhum comentário:
Postar um comentário