EM COMEMORAÇÃO AO DIA 15 DE MARÇO
DIA DA ESCOLA
SENDO EU AINDA CRIANÇA,
SEI QUE LOGO VOU CRESCER.
CHEGANDO A ESCOLA
DE TUDO SEI QUE VOU APRENDER.
NA ESCOLA E SE ENVOLVENDO,
EM ESPAÇOS BEM ATRATIVOS,
A GENTE APRENDE BRINCANDO,
O QUE É MUITO DIVERTIDO.
ESTANDO NA MINHA ESCOLA
FAÇO AMIGOS DE MONTÃO
LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO
FAÇO MINHA HIDRATAÇÃO..
CONVIVER E BRINCAR
PARTICIPAR E EXPLORAR
EXPRESSAR E CONHECER
TUDO PRECISO DESENVOLVER
SEGUINDO A LINHA DO TEMPO
E SUA ORGANIZAÇÃO,
CADA TURMA NO SEU ESPAÇO
E COM TODA ATENÇÃO.
SÃO TANTAS AS PROPOSTAS
QUE , AS VEZES, ME SURPREENDO
COISAS QUE A GENTE GOSTA
E QUE ACABAM ENVOLVENDO.
NO JARDIM OU NAS MESINHAS
NA PAREDE DE AZULEJOS
NO PÁTIO E NA QUADRINHA.
AS HORAS PASSAM QUE NEM VEJO.
NO CAMPO DIRIGIDO,
E A PROFESSORA BRINCANDO COM A GENTE
FICA MUITO MAIS DIVERTIDO,
SAÍMOS SEMPRE CONTENTES.
NO CANTINHO DO AZULEJO
NOSSA! QUE CONFUSÃO!
TINTA PRA TODO LADO ,
CHAMADAS DE ATENÇÃO!
PIC ESCONDE, PEGA PEGA,
ESCORREGADOR E BALANÇO,
GIRA GIRA, TREPA TREPA,
TENHA CERTEZA, NUNCA ME CANSO.
NO TANQUE DE AREIA É MESMO DE ARRASAR!
NELE, QUERO DEITAR E ROLAR!
COM MEUS AMIGOS BRINCAR,
E COISAS MARAVILHOSAS CRIAR.
E, QUANDO NOS CHAMAM,
EM ALTO E BOM TOM!
O PARQUE JÁ ACABOU!
AÍ, NEM ADIANTA DIZER NÃO!
VAMOS DE NOVO AO BANHEIRO
E TAMBÉM LAVAR AS MÃOS
TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA
É HORA DA HIDRATAÇÃO!
LOGO Ė HORA DO LANCHE,
QUE DELÍCIA! QUE GOSTOSURA!
TEM SUCO , TEM CHOCOLATE.
FRUTAS, BISCOITOS E FARTURA.
DEPOIS VOLTO PRA SALA
PRA FAZER ATIVIDADES
FICO ESPERTO E SABIDO,
SEMPRE MUITO À VONTADE!
CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ
E, LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO,
CRIANÇADA, VENHA CÁ!
NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!
POR QUE A CONVERSA?
POR QUE ESTÃO DESATENTOS?
PRESTEM ATENÇÃO A AULA!
VOCÊS SÃO MESMO BARULHENTOS!
SEI QUE SOU TAGARELA
E TUDO QUERO FALAR,
POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,
E MUITO PRA CONVERSAR.
A ESCOLA É PRA ISSO,
PRA MUITOS AMIGOS FAZER
CORRER, PULAR E BRINCAR,
E COISAS NOVAS APRENDER!
GOSTO DA HORA DO LANCHE,
DE TUDO QUE VÃO ME OFERTAR.
GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS
E DE PODER ME FARTAR.
LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO
OU MESMO DO NOSSO JANTAR.
AÍ, EU FICO ESPERTA
EM FILA, E NO MEU LUGAR .
A COMIDA É SABOROSA
DE VERDADE, MUITO GOSTOSA!
TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,
TEM SALADA DE MONTÃO!
TEM OVO, CARNE E FAROFA.
TEM SOPA BEM QUENTINHA.
A COMIDA É SABOROSA
TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.
NA HORA DA SOBREMESA,
JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,
TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.
QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!
MELANCIA, PÊRA , LARANJA , CAQUI E MELÃO
MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO.
E SALADA DE FRUTA, ENTÃO!
ESSA! EU COMO DE MONTÃO!
A MAÇÃ É A MAIS GOSTOSA,
E DIFÍCIL DE COMER.
POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,
TENHO MEDO DE OS PERDER.
COMO ELA DE CANTINHO,
MORDENDO BEM DEVAGAR.
SENÃO O MEU DENTINHO,
PODE ATÉ SAIR DO LUGAR.
E QUANDO TEM FESTINHA
NOSSA, EU BRINCO DE MONTÃO!
E NO DIA DO CINEMINHA,
AHH! ESSE EU NÃO PERCO NÃO!
DE TUDO QUE ME INTERESSA
PERCEBA QUE NÃO TENHO PRESSA.
NAQUILO EM QUE ME PROPONHO
NUNCA ME ENFADONHO.
A ESCOLA É PARA MIM,
UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.
NELA EU APRENDO MUITO,
É DIVERTIDO, É MUITO GOSTOSO!
NA ESCOLA FAÇO MUITOS AMIGOS,
CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.
E GOSTO DAS PROFESSORAS
QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.
A INFÂNCIA EXIGE ESTE LADO,
DE AMOR E MUITA ATENÇÃO.
QUERO TER ESTE CUIDADO
CARINHO E DEDICAÇÃO .
CONVIVER E BRINCAR
PARTICIPAR E EXPLORAR
EXPRESSAR E CONHECER
EM FIM, TUDO QUERO APRENDER
SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE
E QUE ESTAR NA ESCOLA É IMPORTANTE.
PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER.
SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!
RÚBIA NERY
ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS E REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E DO PROFESSOR, NO DIA A DIA , O QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR E DE COMO AS CRIANÇAS RESPONDEM FRENTE AO QUE É APRESENTADO A ELAS. EU DIRIA QUE ESTE POEMA É UM REGISTRO DAS MUITAS OBSERVAÇÕES NOS DIFERENTES ESPAÇOS.
Acolher as crianças no ingresso á escola é um ato fundamental de cuidado não somente com ela, mas também com as famílias. Pois é por meio dessa atenção que se estabelece a primeira relação com os pais ou responsáveis, fortalecendo a segurança necessária para a partilha dos cuidados . Atente-se que é um partilha, uma parceria, um fazer juntos . Por isso, os momentos de acolhimento no período de adaptação ou após um período de férias ou de adoecimento são importantes, visto que favorecem uma boa transição casa – escola e contribuem para a criação de vínculos de maneira a assegurar a garantia aos direitos de conviver e de conhecer-se e sua relação com o ”O Eu, o Outro e o Nós”.
Nas propostas de atividades e brincadeiras de escrita espontânea, desenho, pintura, recorte e colagem, desenhos com interferência, ou seja, onde há espaços para criações seja na sala de aula ou em ambientes externos, as crianças estão participando de atividades nas quais o processo pedagógico está relacionado ao direito de conviver e sua relação com os demais, promovendo o direito de aprender.
Quando se faz uma roda de conversa, neste momento estamos abrindo espaço para que a criança possa se expressar, participar e interagir com o grupo, apontando caminhos possíveis para determinada proposta, assim como quando se chama as famílias para uma uma reunião, estamos garantindo a todos o direito a participação.
Com o espaço das artes próximo ao parque, ao ar livre, nas paredes de azulejos, toda semana, nele temos “Os olhares das crianças”, seus feitos, suas criações e assim garante a exposição para que todos que por ali passam, apreciem pinturas e gravuras das crianças de toda a escola. E assim estamos contemplando o direito de aprendizagem de expressar-se para si, para todos.
A roda de histórias, embora seja uma atividade reconhecida por seu caráter pedagógico, é também um importante espaço de cuidado das crianças, sobretudo dos aspectos emocionais e da imaginação. O cuidado de forrar o chão com um tapete, que isola a friagem e cria a sensação de acolhimento, é mais um cuidado que melhora significativamente a condição de escuta das histórias pelas crianças, de maneira a garantir adequadamente o direito de participar e sua relação com o campo de experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”.
Quando se deixa a disposição da criança ou se oferece a brinquedos e propostas de atividades nas áreas externas, seja no parque, na quadrinha, no tanque de areia, seja no gramado das mesas externas ou no jardim, onde possam brincar , construir e reconstruir, com diferentes materiais, sempre ao alcance, acessada de modo autônomo por elas, estamos garantindo os direitos de aprendizagens de explorar, brincar, conviver, participar, expressar-se.
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