Vivências, Experiências e Educação

EM COMEMORAÇÃO AO   DIA   15 DE MARÇO   

DIA DA ESCOLA 


                                                                          POEMA




 

SENDO   EU AINDA CRIANÇA, 

SEI  QUE LOGO VOU CRESCER.

CHEGANDO A ESCOLA

DE TUDO SEI QUE VOU APRENDER.


NA ESCOLA E SE ENVOLVENDO,

EM  ESPAÇOS  BEM ATRATIVOS,

A GENTE APRENDE BRINCANDO,

O QUE É  MUITO DIVERTIDO.


ESTANDO NA MINHA ESCOLA

FAÇO AMIGOS DE MONTÃO 

LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO

FAÇO MINHA HIDRATAÇÃO..


CONVIVER E BRINCAR

PARTICIPAR E EXPLORAR

EXPRESSAR E CONHECER

TUDO PRECISO DESENVOLVER


SEGUINDO A LINHA DO TEMPO

E  SUA   ORGANIZAÇÃO,

CADA TURMA NO SEU ESPAÇO

E COM TODA  ATENÇÃO.


 SÃO TANTAS AS PROPOSTAS

QUE , AS VEZES,   ME SURPREENDO

COISAS QUE A GENTE GOSTA

  E QUE ACABAM  ENVOLVENDO.


NO JARDIM OU NAS MESINHAS

NA PAREDE DE  AZULEJOS

NO PÁTIO E NA QUADRINHA.

AS HORAS PASSAM QUE  NEM VEJO.


NO CAMPO DIRIGIDO,

E A PROFESSORA  BRINCANDO COM A GENTE

FICA MUITO MAIS DIVERTIDO, 

SAÍMOS  SEMPRE  CONTENTES.


NO CANTINHO DO AZULEJO 

NOSSA!  QUE CONFUSÃO!

TINTA PRA TODO LADO , 

CHAMADAS DE ATENÇÃO!


PIC ESCONDE, PEGA PEGA,

 ESCORREGADOR E  BALANÇO,

 GIRA GIRA, TREPA TREPA, 

TENHA CERTEZA, NUNCA ME CANSO.


NO TANQUE DE AREIA É MESMO DE ARRASAR!

NELE,  QUERO DEITAR E ROLAR!

COM MEUS AMIGOS BRINCAR,

  E COISAS MARAVILHOSAS CRIAR.

 

E, QUANDO  NOS CHAMAM,

EM ALTO E BOM TOM!

O PARQUE JÁ ACABOU!

AÍ, NEM ADIANTA DIZER NÃO!


VAMOS DE NOVO   AO BANHEIRO

E TAMBÉM  LAVAR AS MÃOS

TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA

É HORA DA HIDRATAÇÃO!


LOGO Ė  HORA DO LANCHE,

QUE DELÍCIA! QUE GOSTOSURA!

TEM SUCO , TEM CHOCOLATE.

FRUTAS, BISCOITOS E  FARTURA.


DEPOIS VOLTO PRA SALA

PRA FAZER ATIVIDADES

FICO ESPERTO E SABIDO,

 SEMPRE MUITO  À VONTADE!


CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ

E,  LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO, 

CRIANÇADA, VENHA CÁ!

NÃO ENTENDO O PORQUÊ  DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!


POR QUE A CONVERSA?

POR QUE ESTÃO  DESATENTOS?

PRESTEM  ATENÇÃO A AULA!

VOCÊS SÃO MESMO BARULHENTOS!


SEI QUE SOU TAGARELA

E TUDO QUERO FALAR,

POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,

E MUITO PRA CONVERSAR.


A ESCOLA É PRA ISSO,

PRA MUITOS AMIGOS FAZER

CORRER, PULAR E BRINCAR,

E COISAS NOVAS APRENDER!


GOSTO DA HORA DO LANCHE,

DE TUDO QUE VÃO ME OFERTAR.

GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS 

E DE PODER  ME FARTAR.



LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO

OU MESMO DO NOSSO JANTAR.

AÍ,  EU FICO ESPERTA

EM FILA,  E NO MEU LUGAR .


A COMIDA É SABOROSA

DE VERDADE, MUITO GOSTOSA!

TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,

TEM SALADA DE MONTÃO!


TEM OVO, CARNE E FAROFA.

TEM SOPA BEM QUENTINHA.

A COMIDA É SABOROSA

TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.


NA HORA DA SOBREMESA,

JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,

TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.

QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!


MELANCIA, PÊRA  , LARANJA , CAQUI E MELÃO

MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO. 

E  SALADA DE FRUTA, ENTÃO!

ESSA!   EU COMO DE MONTÃO!


A MAÇà É A MAIS  GOSTOSA,

E DIFÍCIL DE COMER.

POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,

TENHO MEDO DE OS PERDER.


COMO ELA DE CANTINHO,

MORDENDO BEM DEVAGAR.

SENÃO O MEU DENTINHO,

PODE ATÉ  SAIR DO LUGAR.


E QUANDO TEM FESTINHA

NOSSA, EU BRINCO DE MONTÃO!

E NO DIA DO CINEMINHA, 

AHH! ESSE EU NÃO  PERCO NÃO!


DE TUDO  QUE ME INTERESSA

PERCEBA QUE NÃO TENHO PRESSA.

NAQUILO EM QUE ME PROPONHO

NUNCA ME ENFADONHO.


A ESCOLA É PARA MIM,

UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.

NELA  EU APRENDO MUITO,

É DIVERTIDO, É MUITO GOSTOSO!


NA ESCOLA   FAÇO MUITOS  AMIGOS, 

CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.

E GOSTO DAS PROFESSORAS

QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.


A INFÂNCIA EXIGE ESTE LADO,

DE AMOR E MUITA ATENÇÃO.

QUERO TER ESTE CUIDADO

 CARINHO E DEDICAÇÃO .


CONVIVER E BRINCAR

PARTICIPAR E EXPLORAR

EXPRESSAR E CONHECER

EM FIM, TUDO QUERO APRENDER


SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE

E  QUE ESTAR NA  ESCOLA  É IMPORTANTE.

PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER. 

SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!


RÚBIA NERY


ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS E REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E  DO PROFESSOR, NO DIA A DIA , O QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR E DE COMO AS CRIANÇAS RESPONDEM FRENTE AO QUE É APRESENTADO A ELAS.  EU DIRIA QUE ESTE POEMA É UM REGISTRO DAS MUITAS OBSERVAÇÕES NOS DIFERENTES ESPAÇOS.


Acolher as crianças no ingresso á escola é um ato fundamental de cuidado não somente com ela, mas também com as famílias. Pois é por meio dessa atenção que se estabelece a primeira relação com os pais ou responsáveis, fortalecendo a segurança necessária para a partilha dos cuidados . Atente-se que é um partilha, uma parceria, um fazer juntos . Por isso, os momentos de acolhimento no período de adaptação ou após um período de férias ou de adoecimento são importantes, visto que favorecem uma boa transição casa – escola e contribuem para a criação de vínculos de maneira a assegurar a garantia aos direitos de conviver e de conhecer-se e sua relação com o  ”O Eu, o Outro e o Nós”.

Nas propostas de atividades e brincadeiras de escrita espontânea, desenho, pintura, recorte e colagem, desenhos com interferência, ou seja, onde há espaços para criações seja na sala de aula ou em ambientes externos, as crianças estão participando de  atividades nas quais o processo pedagógico está relacionado ao direito de conviver e sua relação com os demais, promovendo o direito de aprender

Quando se faz uma roda de conversa, neste momento estamos abrindo espaço para que a criança possa se expressar, participar e interagir com o grupo, apontando caminhos possíveis para determinada proposta, assim como quando se chama as famílias para uma uma reunião, estamos garantindo a todos o direito a participação.

Com o espaço das artes próximo ao  parque, ao ar livre, nas paredes de azulejos,  toda semana, nele temos “Os olhares das crianças”, seus feitos, suas criações e assim garante a exposição para que todos que por ali passam, apreciem pinturas e gravuras das crianças de toda a escola.  E assim estamos contemplando o direito de aprendizagem de expressar-se para si, para todos.

A roda de histórias, embora seja uma atividade reconhecida por seu caráter pedagógico, é também um importante espaço de cuidado das crianças, sobretudo dos aspectos emocionais e da imaginação. O cuidado de forrar o chão com um tapete, que isola a friagem e cria a sensação de acolhimento, é mais um cuidado que melhora significativamente a condição de escuta das histórias pelas crianças, de maneira a garantir adequadamente o direito de participar e sua relação com o campo de experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”.

Quando se deixa a disposição da criança ou se oferece a  brinquedos e propostas de atividades nas áreas externas, seja no parque, na quadrinha, no tanque de areia, seja no gramado das mesas externas ou no jardim, onde possam brincar , construir e reconstruir, com diferentes materiais, sempre ao alcance, acessada de modo autônomo por elas, estamos garantindo  os direitos de aprendizagens de  explorar, brincar, conviver, participar, expressar-se. 








 














Nenhum comentário:

Postar um comentário