A REVOLTA DAS PRINCESAS

 A REVOLTA DAS PRINCESAS

Autoras:  Lisbeth Renardy e Céline Lamour-Crochet

Tradução e adaptação: Clara A. Colotto


CHEGA, AS PRINCESAS NÃO AGUENTAM MAIS!

CANSARAM DE PRECISAR AGUENTAR AS BRUXAS MALVADAS, OS FEITIÇOS E OS MAUS-TRATOS.

OS PRÍNCIPES SEMPRE GANHAM A PARTE BOA DAS HISTÓRIAS.

VOCÊ AINDA NÃO PERCEBEU ISSO?


PARA COMEÇAR , HA A BELA ADORMECIDA. A POBRE MENINA, POR CAUSA DA PRAGA DE UMA FEITICEIRA, FURA O DEDO NUM FUSO E, EM SEGUIDA, DORME POR CEM ANOS.

VOCÊ IMAGINA A DOR QUE ELA SENTIU NAS COSTAS AO ACORDAR! E SEU HÁLITO HORRÍVEL, DEPOIS DE TANTO TEMPO SEM ESCOVAR OS DENTES!


VINTE COLCHÕES EMPILHADOS SOBRE UM GRÃO DE ERVILHA FORAM  A" CAMA" DA PRINCESA PARA ELA PROVAR QUE ERA PRINCESA DE VERDADE.

ELA NÃO QUER , NUNCA MAIS , DORMIR SOBRE UMA PILHA TÃO ALTA DE CONCHÕES! QUANDO VOCÊ CAI DE TÃO ALTO, SUAS COSTAS FICAM EM MIL PEDAÇOS E VOCÊ ARRISCA QUEBRAR OS OSSOS.

JÁ O PRÍNCIPE!  AH!  ESSE DORMIU NUMA BOA CAMA ...


POR MUITOS ANOS BRANCA DE NEVE SUPORTOU AS PERSEGUIÇÕES DA MADRASTA, SEM FALAR NUMA TENTATIVA DE SUFOCAMENTO E OUTRA, DEPOIS, DE ENVENENAMENTO.

JÁ O PRÍNCIPE!  AH! OUTRA VEZ SE SAIU BEM! ELE SÓ PRECISOU DAR-LHE UM BEIJO; FÁCIL DEMAIS!


(...)




PRA SABER UM POUCO MAIS SOBRE A CINDERELA, A PEQUENA SEREIA, A RAPUNZEL, QUE ALIÁS,  EU DIRIA, MUITO FORTE ESSA RAPUNZEL E,  A SHERAZADE ENTÃO, QUANTA CRIATIVIDADE PRA TANTAS HISTÓRIAS.  E, A CORAGEM DA BELA, ENFRENTANDO ÁQUELA BESTA  FERA, ISTO, SEM CONTAR COM A PELE DE ASNO, NOSSA!  QUE DIFICIL QUE FOI PARA ESSAS PRINCIESAS...

E OS PRINCÍPES!  DE BOA !


MINHA SUGESTÃO DE ATIVIDADE É ALÉM DE RETOMAR OS CLÁSSICOS, DE UMA MANEIRA DESPOJADA E DIVERTIDA, PODE-SE TRABALHAR ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO COLOCAR O PRÍNCIPE EM SITUAÇÕES DE PERIGO TAMBÉM, AFINAL, JÁ QUE ELES ESTÃO SEMPRE DE BOA, QUE TAL INVERTER OS PAPÉIS. 

NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PODE-SE FAZER UMA RODA DE CONVERSA E PEDIR AOS ALUNOS PARA ACRESCENTAR UM  NOME AO PRÍNCIPE DE CADA HISTÓRIA, ATÉ PORQUE, ELES NÃO TEM NOME E SÓ APARECEM COMO PRÍNCIPES, ENTÃO, É PRECISO PENSAR NUM NOME CONDIZENTE A CADA HISTÓRIA E SE POSSÍVEL, QUE TRAGA CONSIGO UMA CARACTERÍSTICA.

APROVEITO PARA DAR MINHA SUGESTÃO AO PRÍNCIPE DA HISTÓRIA DA  BELA ADORMECIDA, E QUE SE CHAMARÁ "DORMINHOCO", ATÉ PORQUE ELE É MESMO MUITO SOSSEGADO, VISTO QUE DEMOROU CEM ANOS PARA ENCONTRÁ-LA.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE, DEPENDENDO DA ETAPA DA EDUCAÇÃO EM QUE ESTA HISTÓRIA FOR TRABALHADA, PODE-SE FAZER UMA PESQUIZA SOBRE A"A REVOLTA DA PRINCESA" EM 1930. UMA QUESTÃO SÓCIO-POLÍTICA DA ÉPOCA. FICA A DICA!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário