A Base nacional Curricular Comum
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional norteia os currículos dos
sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas
pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades
que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade
básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos
propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral
e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A BNCC soma-se as DCNS e alinha-se PCNS aos parâmetros Curriculares Nacionais. Ou
seja, são documentos interligados na
proposta Curricular, no caso dos parâmetros em que não há
obrigatoriedade mas sim um modelo, um suporte á educação nacional. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao
reconhecerem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor
na sua tarefa de assumir, como profissional, o lugar que lhe cabe pela
responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro.
Quanto as DCN , Diretrizes Curriculares nacionais é um documento que tem como fundamento garantir o pleno desenvolvimento, a preparação para o exercício da cidadania, a qualidade para o trabalho na vivência e convivência . Não mais expectativas de aprendizagem mais sim direitos, pois toda criança tem o direito de estuar, de estar, de fazer escolhas, de participar ativamente do processo e tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Curricular Nacional Comum são de cunho obrigatório.
Quanto as DCN , Diretrizes Curriculares nacionais é um documento que tem como fundamento garantir o pleno desenvolvimento, a preparação para o exercício da cidadania, a qualidade para o trabalho na vivência e convivência . Não mais expectativas de aprendizagem mais sim direitos, pois toda criança tem o direito de estuar, de estar, de fazer escolhas, de participar ativamente do processo e tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Curricular Nacional Comum são de cunho obrigatório.
A BNCC a todos , assim como a base diversificada, há de considerar os conhecimentos, saberes e valores constituídos e que se constituirão socialmente e culturalmente. Independente da localização, se nacional, se regional, estabelecendo os conteúdos por disciplina, no decorrer de cada ano letivos , nas diferentes
etapas da educação em nível nacional. Por
ser obrigatória, direciona as expectativas e a organização curricular, a fim de
garantir um padrão de conhecimentos comum a todos. E as escolas vão aos poucos
se organizando e se adaptando ao processo, direcionando o trabalho.
Considerando que o Currículo, hoje é a vida que percorre a escola, todo o funcionamento, conteúdo mais conhecimentos historicamente constituídos agregados ao direito de aprender ; todo o conjunto de
expectativas de aprendizagem, metodologias e formas de trabalhar os conteúdos e
que por sua vez, alinha-se, adequa-se frente aos objetivos elencados e estabelecidos
pela Base Nacional. Ações articuladas e
integradas onde o MEC que se apresentará como parceiro e que por ser um documento,
apresenta-se como novo e não uma adaptação ao velho, ao que já está estabelecido.
As formas para organização curricular dentro de uma proposta de interesse social promove conhecimento, transforma, amplia os saberes pois essas experiências se desdobram por meio dos eixos temáticos, das disciplinas, da matriz curricular através das redes de aprendizagem, uma fusão entre conhecimento e relações sociais.
As formas para organização curricular dentro de uma proposta de interesse social promove conhecimento, transforma, amplia os saberes pois essas experiências se desdobram por meio dos eixos temáticos, das disciplinas, da matriz curricular através das redes de aprendizagem, uma fusão entre conhecimento e relações sociais.
Por meio de inúmeras competências a serem desenvolvidas nas
diferentes etapas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em âmbito nacional,
reafirma compromisso, buscando trazer qualidade á educação, equidade, igualdade
de oportunidades, mudanças qualitativas e significativas, sem que haja um
padrão de resultados mas sim práticas que buscam, que possam desenvolver todas
as dimensões na busca de oportunidades enriquecedoras.
E como essas competências dialogam com o Currículo, oferecendo
oportunidades ao longo do processo, elas se cruzam em meio as disciplinas, aos
projetos, aos temas transversais onde as várias áreas do conhecimento dialogam
e trocam conhecimentos, criam oportunidades e ampliam seus saberes, interagindo
entre as partes e o todo.
São dez as competências a serem desenvolvidas ao longo do
processo de ensino e aprendizagem.
1-
Conhecimento, como desenvolver um repertório
de conhecimento tendo como foco a apropriação das aprendizagens onde ele se
reconheça como parte desse processo.
2-
Pensamento Científico crítico e criativo, onde se constrói o desejo, a busca por
questionamentos, instigando e promovendo
desafios na busca de argumentos, ações e soluções, ampliando sua participação,
garantindo resultados.
3-
Repertório
Cultural, na busca da interação, da colaboração, na construção pautada pelo respeito a todos, as diferenças.
4-
Comunicação,
que sejam capazes de argumentar, de
interagir, de trocar, de se expressar seja na oralidade, no desenho, na escrita
e que sejam capazes de escutar e saber argumentar, agindo de maneira autônoma
porém consciente do seu papel social e midiático, adentrando no mundo das
tecnologias..
5-
Cultura
Digital, sabendo fazer uso das diferentes ferramentas tecnológicas, sentindo-
se parte desse processo.
6-
Trabalho
e projeto de vida, onde o papel da
educação é de possibilitar adentrar ao conceito de ética e cidadania, fazer
parte , construir junto, defendendo as ideias com convicção, com argumentação,
onde se possa tirar proveito, conhecimento, com responsabilidade, exercendo seu
papel social no que diz respeito ao conceito de equidade e responsabilidade
social.
7-
Argumentação,
ampliar suas possibilidades, construir, objetivar, ter propósitos, questionar,
buscar soluções.
8-
Autoconhecimento
pessoal e social, promover ações inspiradoras, onde a interação, a colaboração
e a cooperação se fazem presente. Além do que, o cuidado consigo e com o outro,
afastando-se de fatores de risco. Conhecendo seu corpo, suas possibilidades,
suas emoções , seu direito de escolha.
9-
Empatia
e Cooperação, tornando-os agentes transformadores, pautados pelo respeito e consideração
ao outro. Ampliando as possibilidades os resultados em meio a inúmeras
diferenças. Valorizando o trabalho em equipe.
1- Responsabilidade e Cidadania, fazer
com que o aluno se sinta pertencente, que haja, que seja parte desse processo,
dessa construção social com direito a voz, a participação, politicamente
correto.
A Educação passa a ter a concepção de uma educação integral, em nível nacional, contemplando a todos, e todas as dimensões do indivíduo, desde a sua tenra infância. Dimensões
físicas, sociais, emocionais e culturais para além dos componentes
curriculares.
Conhecimentos, habilidades e atitudes
resultando em preparo para a vida, contemplando ações que o mundo contemporâneo
assim estabelece, para que o educando possa agir de maneira autônoma,
possa saber resolver seus problemas, seus questionamentos, suas vivências e
experiências, seus sonhos, suas necessidades, seus valores.
Possa entrar e sair a qualquer tempo, em qualquer lugar.
Possa entrar e sair a qualquer tempo, em qualquer lugar.
Portanto esse documento, assim constituído, tem tempo e espaço para se efetivar; lembrando que a cada dez anos mudanças acontecem, a fim de ampliar as possibilidades, às ações do processo de ensino e aprendizagem nas diferente etapas da educação nacional.
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