COMO SE COMPORTAR NA ESCOLA

COMO SE COMPOTAR NA ESCOLA


                                                                                              Arianna Candell/Rosa M. Curto


Essa leitura nos dá a oportunidade de vivenciar o dia a dia em sala de aula. Perceber como a aula acontece, quais os pormenores na relação entre os alunos assim como, professor e aluno. 

E, como a autora assim  escreve, os país podem aproveitar o início do livro para explicar à criança que nem todo mundo gosta de ir à escola . E, que o fato de pode ir à escola, é uma sorte grande, um privilégio ...


Volta à Escola


João mudou de escola. Faz alguns dias que ele não quer ir para a escola nova. 
Ele diz que não conhece seus colegas, não conhece a professora nem a sala de aula...

Ana, uma menina da classe, não gosta de ver João triste. Por isso, quando ela o vê na porta da escola, vai buscá-lo e o pega pela mão.

Quem chega cedo?


Ana e João ficaram muito amigos. Ela é sempre a primeira a chegar à sala de aula. É madrugadora. Já Pedro, outro colega, vive chegando atrasado. Ele tem muita dificuldade para se levantar. Parece que os lençóis viram chumbo e não deixam sair da cama. Mas, como ele sabe que os colegas estão esperando, faz um esforço enorme para pôr logo os pés no chão.

E você é madrugador?

Seja paciente?


(...)

PSIIUU!!    PSIIUU!!     PSSIIUU!



As aulas começaram já faz alguns dias, e João, cada vez que vai para a aula, fia mais feliz! Ele tem tantos amigos e tantas novidades para contar !  João não para de falar, e, quando tem que escutar a professora ou estudar em silêncio, nem sempre consegue. isso prejudica os colegas que querem ouvir a explicação da professora. Ela tem que chamar a atenção deles diversas vezes.

(...)


João, Ana, Pedro, Laura, Bete, Paulo, Lucy, Maria, André, Davi, Raquel e Adriano estão quase terminando o curso. Aprenderam a conviver com o grupo, a se respeitar, a ajudar uns aos outros. Esses aspectos são tão importantes quanto estudar matemática, línguas, desenho, música ... Que sorte eles têm! Aprenderam a partilhar muitas coisas ...

Somos todos diferentes!


Como você viu, nem todos gostam de fazer as mesmas coisas; uns desenham muito bem, outros leem melhor ... mas, quando é preciso, todos sabem ajudar.  
Não existem duas pessoas iguais, e é justamente por isso que sempre podemos aprender alguma coisa de todo o mundo.




Obs.: Mesmo que o texto não esteja na íntegra, vale a pena conferir.








Nenhum comentário:

Postar um comentário