O Noivo da Ratinha

O  Noivo da Ratinha


                                                                                                              Autora :  Lúcia  Hiratsuka


Essa leitura nos remete à Fabula   "  A Formiga e a Neve".

Era uma vez,  no Japão... numa certa aldeia, num certo telhado de uma casa , vivia uma família de ratinhos.

A filha era bela, a mais bela de todas as ratinhas .

Nenhuma outra no Mundo era tão linda, tão meiga, tão gentil, tão graciosa...

- Nossa filha está na idade de se casar - comentou o pai.

- E com quem ?  -  perguntou a mãe.

- Não pode ser um noivo qualquer. Quero que seja o mais poderoso do Mundo.

Mas por mais que pensassem, nenhuma ideia surgia de quem seria o mais poderoso.

Decidiram perguntar ao avô. Afinal, ele era o mais experiente.

- Vovô, o senhor sabe quem é o mais poderoso do Mundo?

Ele pensou, pensou, deixou tremular o bigode e concluiu:

- Bem ...é o senhor Sol ! Sem ele, ficamos no escuro. Sim, ele é o mais poderoso do mundo.

Ora, como é que não pensaram antes?  O casal ficou radiante.

(...)

Poderia haver um noivo melhor a ratinha?

Senhor Sol, o mais poderoso do mundo! A Senhora Nuvem! O Senhor Vento! O Senhor Muro! O Rato!

- Puxa! - admirou-se o pai.

- Claro! espantou-se a mãe.

E como não pensaram nisso antes?  Então, eram eles os mais poderosos do Mundo?

(...)

Obs.: Mesmo que o texto não esteja na íntegra, vale a pena conferir.







 A  Formiga e a Neve






Numa certa manhã de inverno, uma formiga saía para o seu trabalho diário. Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prendendo o seu pézinho. Aflita, vendo que ali poderia morrer de fome e frio, a formiga olhou para o Sol e pediu:
- Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pézinho? E o Sol, indiferente, respondeu:
- Mais forte que eu é o muro que me tampa.
Então a pobre formiguinha disse:
- Muro, tu que és tão forte, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho? E o muro rapidamente respondeu:
- Mais forte que eu é o rato, que me rói.
A formiga, quase sem fôlego, perguntou:
- Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pézinho? E o rato falou bem rápido:
- Mais forte que eu é o gato que me come. A formiga perguntou ao gato:
- Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pézinho? O gato responde sem demora:
- Mais forte que eu é o cachorro, que me persegue. A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cachorro:
- Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pézinho?
- Mais forte que eu é o homem, que me bate.
Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem:
- Tu que és tão forte, que bate no cachorro, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu  pézinho? O homem olhou para a formiga e respondeu:
- Mais forte que eu é Deus, que tudo pode. A formiga olhou para o céu e perguntou a Deus:
- Tu que és tão forte que tudo pode, desprenda o meu pézinho?
E Deus, que ouve todas as preces pediu à primavera que chegasse com seu carro dourado triunfal enchendo de flores os campos e de luz os caminhos, e vendo que a formiga estava quase morrendo, levou-a para um lugar onde não há inverno e nem verão e onde as flores permanecem para sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário