Indios do Brasil

Índios do Brasil, quem são eles ?




Um povo que como muitos vivem numa metrópole ou mesmo megalópole.
E que,  por essa mudança de hábitos e atitudes, não são vistos como tais. Eles estão e sempre estiveram presentes na história do Brasil. E há de se considerar a ingenuidade de muitos,  de que o Indio só será considerado Índio se viver na sua essência, com suas características especificas, seus adereços, rituais e viver em tribos, ocas, cultivando sua da terra. Qualquer cidadão, independente de sus raízes históricas pode evoluir, criar novos hábitos, se inserir e agregar valores sem ser desconsiderado em sua essência, já o povo indígena  , não! E se assim o fizer, será descaracterizado...

Partindo dessas características físicas, estruturais é preciso considerar suas raízes culturais, e que  diante deste contexto, o índio não estando cultivando terras,  realizando rituais, com adereços,  não será índio ? Por que não ter espaço garantido na cultura do outro , como outros povos . O japonês chega em outras terras, com ou sem suas raízes, e é considerado Japonês, é respeitada suas nacionalidade, ele não perde sua origem. . É necessário entender este processo a fim de garantir direitos e por fim a questão da Xenofobia, da não aceitação do outro, por causa de suas diferença, mesmo que est cause estranheza, por ser adversa a cultura local. O espaço é pra todos, os direitos são ou deveriam ser pra todos,  independente de sua etnia, sua religiosidade, sua raça e suas escolhas.

E o que diferencia Raça e Etnia é que o conceito de Raça  refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.
O conceito de Etnia refere-se ao âmbito cultural - um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Dentro de uma estrutura social, política e um território.

A Cultura Indígena não é divulgada. eles, por viverem em aldeias, preservam suas culturas, seus rituais, suas comidas, e são tidos como selvagens. Por serem da terra, viverem do cultivo, da pesca, do que a natureza oferece como alimento, remédio, dos recursos materiais usados para sobrevivência,  consumo, para confecção de utensílios, ferramentas, construção de suas ocas, matéria prima, são taxados de preguiçosos. Com isso o contexto social dessas etnias são deixados de lado, desconsiderados parcial ou totalmente. Sem apoio, sem garantias, sem acesso. Até porque parece que Globalização, Era digital, Saúde, Políticas Públicas, Escolaridade, não são direitos, não há garantias, oportunidades, como todo e qualquer indivíduo, tal como deveria ser.

Será que o pensar diferente, linguisticamente diferente, forma no indivíduo, no grupo, um diferencial. E será  que esse grupo tem a pretensão de assim como os demais grupos , alcançar tais direitos ?

Os Maias; os Astecas e os Incas por possuírem uma organização totalmente diferenciada, constituíram grandes impérios, grandes edificações. 

A cultura é algo que constitui grupos humanos diferenciados, singulares, não inferior ou superior, simplesmente diferentes. Um exemplo são os Europeus, sempre foram o centro da atenção, sempre explorando, sempre sendo servidos. Outro exemplo foram os Expedicionários, chegavam para vivenciar os locais, buscar informações sobre as riquezas dos locais, por onde passavam, para inspecionar, agir sobre o local, dominar. Assim sãos grupos, assim se constrói uma cultura.

É curioso a cultura do Canibalismo, alguns líderes religiosos , quando mortos são queimados para que de suas cinzas, derramada sobre a água, sirva de alimento para aquele determinado grupo. Toda a tribo toma para absorver a sabedoria, tudo de melhor que aquele líder tinha, poderia ainda oferecer. Daí algumas tribos comerem a carne, visando tirar , alcançar , sua força, seu poder, sua soberania. Portanto é preciso entender o porquê de determinados acontecimentos, costumes, escolhas, das especificidades de cada grupo. Assim como os Canibais, os Tupis Guaranis eram vistos como bárbaros , como exóticos, com isso traziam também curiosidade, contemplação, mas a partir do momento que se apresentou  o canibalismo, foram rejeitados, renegados

É através da Educação, do que se houve, do que se vê, do eu se ê e se absorve , sempre será um modelo, uma referência para determinada cultura. A união dos padrões apreendidos  e desenvolvidos pelo ser humano e que são expressos pela arte, pela escrita, pelo juízo de moral, por seus hábitos difundidos socialmente. Assim sendo, o Indio não está no passado, ele tem a sua própria cultura. E com isso os estereótipos, o juízo de valor eu se faz e que não condiz com a realidade, os pré-conceitos precisam ser reconsiderados e por vezes exterminados.

Quando a ordem se estabelece, o progresso se estabelece. Que ordem ?  Vinda de quem ?

Converter; civilizar; catequizar; controlar; dominar, limitar, fazer com que o sujeito não precise pensar, somente absolver, color em prática, aceitar, Foi o que os Jesuítas fizeram e os Europeus também. Acreditando que o que serve como base, como ideal é o que sem como base. Um processo de desconstrução  e reconstrução cultural  e que para reverter essa visão, essa dominação e resgatar a essência, através das vivências, é dever do Cacique e do Pajé. Eles são os instrutores, eles possuem sabedoria, experiência e liderança.

A Educação silencia aqueles que são diferentes. Se o sujeito ou o grupo não quer se inserir ele é rejeitado, dizimado, sufocados. E o grupo que coloniza, tem um objetivo, domínio, controle, quer estabelecer, determinar, direcionar.

Por trás de um fato histórico há uma rede de informações. E aprender a cultura do outro não significa  deixar a minha de lado...

Com tudo que foi esclarecido se dá inicio as diretrizes curriculares .
Marechal Candido Rondon abre espaço as fronteiras - aos países para adentrarem as terras e os que resistiam eram exterminados, já os que se tornavam favoráveis tornavam amistosos. Era um processo de troca, os que ficavam , serviam de barreira de proteção local frente a exploração e em detrimento dos demais grupos de resistência.
Em 1910 surge a SPI - Serviço de Proteção ao Indio - e que até 1967 operou em diferentes formatos, quando foi substituído  pela  FUNAI - Fundação Nacional do Indio, que vigora até os dia atuais.

Em 1973 foi promulgado O Estatuto do Índio - Lei 6001 - porém ainda baseado a SPI e FUNAI. Havia uma rede de proteção , porém fora dos preceitos capitalistas.

Em 1988, pela Constituição há a conquista dos direitos como cidadão. O direito a diferença - artigo 231 e nele consta que são reconhecidos dos Índios, sua organização social, costumes e línguas, crenças e tradições, e o direito originário sobre suas terras, que tradicionalmente ocupam. Compete a União demarca-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. Estabelecendo autonomia dentro do espaço, territorial.

O direito a voz. Uma conquista adquirida em meio aos movimentos políticos e a eleição de Mario Dzuru'ra, primeiro deputado indígena eleito no Brasil. Sua voz faz se ouvir para além do congresso nacional. Ele teve  astúcia de gravar o que o homem branco falava, se dia fazer e não fazia.

De acordo ao IBGE , na totalidade são 896.917 índios no Brasil, sendo 324.834 distribuídos em cidades e os demais em territórios nacionais. São 243 povos falantes em mais de 150 línguas diferentes.

Na época da chegada dos europeus estimava-se  cerca de 1.000 povos.

Hoje há leis de proteção - Lei  11.645 /março de 2008 que altera a Lei 9.394 de 20/12/1996 promulgada pela LDB  e modificada pela Lei 10.639 de 09/0/2003

Considerando que o Brasil é calcado e estruturado sobre o prisma do racismo, à escola, enquanto instituição social, reforça esta visão a medida que socializa determinados valores , materiais didáticos, reiterando um pensamento naturalizado, perpassado por discriminações  e pré conceitos. O 
Racismo é um complexo de práticas e convenções que promovem as segregações de parte da sociedade  partir de suas características físicas e culturais.

Sociedade racista é aquela que na prática beneficia uns e exclui outros.

Preconceito é um juízo pré-concebido, não justificável ,que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico. Resultado da ignorância das pessoas que se prendem às suas ideias pré-concebidas, desprezando outros pontos de vista, por exemplo. Na maioria dos casos, as atitudes preconceituosas podem ser manifestadas com raiva e hostilidade, que  pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à suas ideias pré-concebidas, e desprezando qualquer outra ideia que ultrapasse a realidade que consideram como "normal".

Discriminação, por sua vez diz respeito ao  ato de distinguir, separar, diferenciar, segregar .

Racismo institucional, quando as estruturas da instituição atuam de forma diferenciada, em função de suas características físicas, sociais ou culturais. 

Raça ou Etnia , grupo de categorias de pessoas conectadas por uma origem comum. Sendo raça a questão biológica e etnia a questão cultural.

E as ações relevantes a fim de combater toda forma de discriminação e preconceitos consiste na obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Indígena . Dentro de um Currículo específico, atendendo as demandas , ao calendário indígena, que é diferenciado do nosso, que contém especificidades.



Portanto não dá pra falar de estrutura social sem considerar o Índio e o Negro . Não tem o porquê deles receberem tratamento, direitos, responsabilidades, conceitos diferenciados.  Não dá para falar em questões sociais, geográficas, políticas e econômicas sem incluir o Branco, o Africano, o Índio , o Europeu, o Americano,  o Asiático, o do Oriente, o do Ocidente  e tantos outros . 

Considerando que no Brasil, há um povo rico em diversidade, miscigenado, onde cada qual contribuiu, participa e inclui, traz consigo a sua cultura, seus costumes, sua visão de mundo e desse agrupamento se forma esta nação. Uma sociedade multicultural, onde diferentes culturas interagem  de maneira significativa na construção de uma sociedade que deveria ser justa e igualitária.

 Trabalhando de maneira relevante as origens, a diversidade em questão, cada grupo social. Entendendo que são muitas as desigualdades sociais e que cada uma precisa ser estudada, analisada,  especificamente , para entender, para refletir, para  incluir e garantir ações efetivas. Aprofundando pesquisas,  conceitos sobre a origem do universo, dos seus componentes, seus hábitos, sua estrutura física, psicológica e social. O conceito de origem, a Cosmogomia, o estudo do cosmos.

Curiosidades:
Os brancos  usavam os índios para conquista de territórios. Marechal Rondon.
Os grupos Guaranis são ou eram seminômades, sempre migrando , por espaços longínquos em busca de terra boa para sobrevivência, para manutenção de sua etnia.
A Batalha de Tuksson se caracterizou pela maior matança de Índio na América do Norte.
Os Tupinambás eram exóticos , bárbaros e canibais.
O cacique e o Pajé são os lideres religiosos.
O termo MALOCA diz respeito a muitas OCAS num mesmo espaço.
Os irmãos Villa Lobos abrem espaço ai Índio, sua cultura, seus valores.

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