Gestão Escolar Participativa

Gestão Escolar Participativa




A Gestão participativa , dentro de uma expectativa democrática,  faz com que à escola e os profissionais que nela atual não apenas reproduzem, mas que de fato socializem a cultura dentro de uma percepção crítica, criando condições para que haja mudanças, qualitativas, significativas, onde os profissionais tenham comprometimento, ações representativas.
Um gestor democrático traz o grupo para trabalhar com ele, em prol da qualidade , todos vivenciando o processo, juntos , respondendo as demandas, num espaço de construção, atuante, com intencionalidades, onde os sujeitos se sentem pertencentes da qualidade social da escola, exercendo sus funções com autonomia administrativa, a partir de determinados parâmetros curriculares.

Quando à escola possibilita acesso aos pais, acolhe, ela conquista. Ela passa a dar crédito, a ter credibilidade e a responder de forma positiva.

Todos precisam pensar juntos, toda equipe. É necessária a união de todos, das partes para que se forme o todo, inclusive da supervisão. Além do que `a direção e a coordenação, em comum acordo, No âmbito pedagógico, administrativo e pessoal,  no processo avaliativo  como um todo, uma avaliação global onde o coletivo, internos e externos que compõem o quadro , a equipe, caminham juntos, 

A formação de uma boa equipe, onde se delegam funções e saibam gerir essas funções, onde o foco principal é o educando, é o processo de ensino e aprendizagem para esse educando, dentro de um Projeto Político Pedagógico e de um Currículo que atenda a tantas quantas forem necessárias demandas, onde haja consenso, parcerias. E quando se fala em equipe escolar se fala no todo, no aluno, nos pais, na comunidade, nos órgãos colegiados, nos professores, enfim , em todos que trabalham para que a escola aconteça. 

Onde as divergências e as relações de poder estejam pautados por princípios e valores emancipatórios, em que todos visam objetivos comuns e onde os aspectos subjetivos e culturais se destacam, ganham força e espaço.

Sendo o objetivo da escola, o desenvolvimento de um sujeito crítico, livre de ações, dignos de ser , ver e formar o mundo, dotados de respeito e considerações, atuante. Modificando o  meio, transformando, dentro dos princípios emancipadores, e que para isso aconteça, requer dirigentes preparados, capacitados, pautados por valores e por objetos, num  ambiente de consenso, de igualdade de oportunidades, de parcerias.

Considerando que a capacidade de liderança se faz pela ação, pelo presente, atento ao passado, ao que já se fez, ao que deu certo,  atento as oportunidades que  farão a diferença.

Um processo continuo de construção, pautados em argumentos teóricos, em meio a estudos técnicos, num olhar atento ao outro, familiarizando-se com o ambiente, o espaço, com todos.

O projeto Político Pedagógico é um instrumento de ação,  um documento norteador dos caminhos a serem percorridos. É um mapa de intenção, por isso político, pedagógico, pois acontece dentro da escola, para à escola, onde os professores participam ativamente, visando a garantia de educação para todos, independente de suas condições físicas e ou psicológicas.

Construído de forma democrática, garantindo participação.



O olhar atento de todos os colaboradores, dentro de uma perspectiva pedagógica, atendendo as especificidades de cada disciplina, além do que estabelecendo a linha do tempo, os horários específicos  da divisão de tarefas dentro e fora da sala de aula, nos espaços, de maneira organizada e atendendo as especificidades do educando, em especial, dos casos de inclusão, garantindo a todos participação.




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