ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA




PROJETO  ALIMENTAÇÃO  SAUDÁVEL 

.
Dentre os Direitos de Aprendizagem: Conviver; Brincar; Participar; Explorar e Conhecer-se e que podem ser ofertados e ou promovidos na Educação Infantil e com o objetivo de conscientizar os alunos quanto  a importância de se ter hábitos saudáveis e de promover e ou estabelecer uma alimentação saudável, além do que,  atendendo aos Campos de experiências, este projeto assim foi realizado.

No campo da escuta, fala, pensamento e imaginação,  conversando com os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e questionando sobre o que é uma boa alimentação, assim demos início ao nosso projeto sobre alimentação saudável na nossa escola. 
Foi apresentado as crianças a Coletânea: No reino da Hortolândia, na terra dos cereais,  com histórias que apresentam as hortaliças, cada qual com sua função no nosso organismo. 



Fechamos esta proposta de atividade com a leitura "Prato Colorido", onde apresenta  o valor nutricional de uma  refeição completa, e que para ser completa, deve ter proteínas que são encontradas nas carnes; Glicídios (carboidratos) que são encontrados no arroz, no feijão, no macarrão, na batata, aipim, mandioca, milho, etc. os Lipídios , que são as gorduras usadas na preparação dos alimentos e também das Vitaminas e Sais Minerais, encontradas nas hortaliças.  Reforçando quanto a importância de se ter um prato cheio de cores e sabores.

Trabalhando: Corpo, gestos e movimentos e  contextualizando, uma proposta de atividade que se realiza todos os dias , na hora das refeições , enquanto se organiza a fila é cantar com as crianças a música :

 "Pegue o seu prato e seu talher,
Vamos para mesa , vamos comer.
Essa comidinha é tão gostosa
E a cozinheira é caprichosa!
Tudo que eu comer me faz crescer,
É bom para saúde e aprender..."

E temos também a música:  "Meu lanchinho"

Num outro momento, trabalhando o conceito de  o Eu, o outro e o nós, a proposta de atividade é a  Roda de História onde se faz a leitura da graciosa história " A Galinha Ruiva" , e então , refletindo e debatendo junto aos alunos,  foi colocado em questão a atitude dos animais participantes e que se negaram a ajudar Dona Galinha e , trabalhando espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, listamos junto aos alunos os ingredientes necessários para se fazer um Bolo. 
E questionamos de como essa mistura de ingredientes se transforma num delicioso bolo de milho.
Aproveitamos para refletir juntos, sobre qual ingrediente seria necessário para mudar o sabor do bolo...



Trabalhando o campo de experiência : Corpo, gestos e movimentos, aproveitamos para cantar a música da Dona Galinha.

 Contando com a participação de todos, e trabalhando o conceitos de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, iniciamos com a brincadeira musical "Toma meu bem, uma limonada"  que além de descontraída, já aponta a sequência numérica de 1 a 5 .

TOMA MEU BEM, UMA LIMONADA
TOMA MEU BEM, UMA LIMONADA
OU UMA, OU NADA!

TOMA MEU BEM , DUAS LIMONADAS
TOMA MEU BEM, DUAS LIMONADAS
OU DUAS, OU UMA, OU NADA!

TOMA MEU BEM, TRÊS LIMONADAS
TOMA MEU BEM, TRÊS LIMONADAS
OU TRÊS, OU DUAS, OU UMA, OU NADA!

TOMA MEU BEM, QUATRO LIMONADAS
TOMA MEU BEM, QUATRO LIMONADAS
OU QUATRO, OU TRÊS, OU DUAS, OU UMA, OU NADA!

TOMA MEU BEM, CINCO LIMONADAS
TOMA MEU BEM, CINCO LIMONADAS
OU CINCO, OU QUATRO, OU TRÊS, OU DUAS, OU UMA , OU NADA!

CHEGA MEU BEM, DE TANTA LIMONADA
CHEGA MEU BEM, DE TANTA LIMONADA.
SENÃO VAI FAZER, XIXI DE MADRUGADA.
SENÃO VAI FAZER, XIXI DE MADRUGADA.


 Questionando os alunos , perguntei a eles quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostavam de comer e, a partir daí, fizemos uma lista com estes alimentos.

Em continuidade, destes alimentos, quais dariam para serem transformados em suco. E perguntei também se daria/ e ou poderia se misturar duas frutas para fazer um suco bem gostoso...
Num segundo momento , fizemos uma roda de história com a leitura da história: "que horta" de Tatiana Belink. A autora retoma o conceito de  experiências genéticas para introduzir a curiosa horta que os protagonistas Zimpolho e Zimpão vão cultivar. 

 

Posteriormente foi feito uma pequena demonstração com material disponibilizado pela escola, frutas, legumes e verduras,  mostrando a eles inúmeros alimentos e  o valor  nutricional de cada alimento e sua real importância para um crescimento saudável. 

Fizemos a montagem da "Pirâmide Alimentar" com alimentos que precisam constar na alimentação diária e que fazem parte do dia a dia dos alunos. Conscientizando-os e alertando -os e ao mesmo tempo, valorizando os alimentos servidos na escola.
Então, trabalhando o conceito de rimas , traços, sons, cores e formas, fizemos a leitura da história: " Salada de Frutas" , com versos rimados e curiosidades .

Foi solicitado aos alunos uma atividade de recorte e colagem de alimentos que constam em folhetos impressos de mercado, e cada mesa ficou responsável pela seleção e montagem de um painel ilustrativo, onde deveria constar : proteínas, vitaminas, sais minerais e  carboidratos.
Também foi solicitado aos alunos um painel com alimentos que fazem parte do dia a dia das crianças, mas que não deveriam ser ingeridos, pois não são saudáveis e não traz nenhum benefício a saúde, para maior conscientização.

Foi feito uma uma roda de conversa e explicado aos alunos sobre a a brincadeira de pular corda com a música : "salada saladinha", até porque eles, na educação infantil, ainda não tem a habilidade de pular corda rapidamente, mas aproveitamos o dia de uso da quadrinha para treinar e aperfeiçoar esta brincadeira, trabalhando então, corpo, gestos e movimentos.

Num outro momento de descontração e trabalhando o campo de experiência: fala, pensamento e imaginação e corpo, gestos e movimentos, realizamos a brincadeira e atividade "A Comida Brasileira", a fim de explorar a atenção e a concentração.



Agora, que já conhecem uma brincadeira com nomes de comidas, e aprenderam sobre a importância da alimentação para a nossa saúde e que através dos alimentos, adquirimos   energia e disposição para brincar, estudar e fazer muitas atividades do nosso dia a dia.  Atendendo ao campo de experiência: fala, pensamento e imaginação, solicitar aos alunos que façam o registro da brincadeira, ou seja,  um desenho sobre o que mais gostou ou que mais chamou a atenção,  na brincadeira.

E pra contextualizar, mais uma vez, trabalhando o conceito de corpo, gestos e movimentos, ouvimos,  cantamos e dançamos ao som da  música: "SALADA DE FRUTAS" COMPOSIÇÃO DA  XUXA.

Sa, sa, sa, salada de frutas
Sa, sa, sa, salada de frutas
Já ta na hora vamos fazer
É bom pra saúde e é bom de comer

Põe morango
Hum, eu adoro!
Pêra, uva e melancia
Quero banana
Quero melão
Quero de tudo
Eu quero mamão

Abacaxi super docinho
Tem kiwi bem madurinho
Quero maçã
Eu quero a manga
Quero também a laranja

Sa, sa, sa, salada de frutas
Sa, sa, sa, salada de frutas
Já ta na hora vamos fazer
É bom pra saúde e é bom de comer

Tangerina fica gostoso
Pêra, uva e melancia
Quero caqui
Eu quero goiaba
Quero de tudo
Nessa salada

Vitamina
Hum, eu adoro
Batidão com todas as frutas
Quero sem leite
(Quero com leite)
Bate gostoso sem a semente

Sa, sa, sa, salada de frutas
Sa, sa, sa, salada de frutas
Já ta na hora vamos fazer
É bom pra saúde e é bom de comer

Para finalizar o projeto, trabalhando  mais uma vez o campo de experiência, escuta, fala , pensamento e imaginação e também o Conceito de o Eu, o outro, o nós, fizemos um desenho do contorno do corpo de UM MENINO E UMA MENINA, em papel Craft, que serviu como suporte para a montagem e exposição dos desenhos das frutas, legumes e demais alimentos que possuem valor nutricional para o bom funcionamento de todos o corpo , para crescer forte e saudável e que fazem parte do dia a dia do aluno, na escola, em casa ou onde quer que estejam.

E trabalhando o conceito de aliteração no trava-língua "O Doce". Assim , de maneira saudável, ofertamos um doce gostoso e saudável ...




Quanto a se trabalhar poemas, aliterações, o som das letras e a relação grafemas e fonemas, segmentação de palavras, letras, unidades fonêmicas, foram ofertadas atividades a fim de garantir e ampliar a aprendizagem. E é preciso considerar a faixa etária e a partir daí, elaborar propostas condizentes.
Outra sugestão de atividade e que faz parte do nosso dia a dia na escola é cantar as músicas :

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer.

Agora, preste muita atenção
Caroço e casca 
Não se joga no chão
Porque é falta de educação!

Reforçando , trabalhamos também a música : "Pegue o seu prato e seu talher"

Pegue o seu prato e seu talher,
Vamos para mesa, vamos comer.
Essa comidinha é tão gostosa,
E a cozinheira é Caprichosa.

Tudo que eu comer
Me faz crescer,
É bom para saúde
Para Aprender!

E pra finalizar esta proposta de atividades, minha sugestão é a leitura da história: Camilão, o porquinho Comilão de Ana Maria Machado. Para apreciação e percepção de que na cesta do porquinho esperto e muito sabido , só tem alimentos saudáveis e gostosos e que o porquinho, guloso que só,  teve uma ideia genial, convidar todos os amigos para lancharem com ele.
Esta leitura possibilita trabalhar o campo de experiência: espaço, tempo, quantidade, relação e transformação, visto que a leitura é um conto acumulativo e de repetição, ou seja, com repetição de ações numa sequência de repetições que se somam.
Após a leitura, listar junto aos alunos os alimentos ganhados pelo porquinho e assim trabalhar, segmentação de palavras, silabas, letra inicial de cada alimento, numerais, etc.
E pode também, elaborar, junto aos alunos a receita de um suco, uma vitamina, um bolo, enfim, aproveitar para trabalhar o gênero receita.


ERA UMA VEZ UM LEITÃO QUE SE CHAMAVA CAMILÃO.
            ELE NÃO GOSTAVA DE TRABALHAR E SÓ QUERIA GANHAR COMIDA DOS AMIGOS QUE MORAVAM NOS ARREDORES.  E CERTO DIA RESOLVEU SAIR PARA PEDIR COMIDA AOS AMIGOS E, LÁ SE FOI COM UMA CESTA E UM GUARDANAPO.  

 A CADA ENCONTRO, UM PEDIDO.

            O PRIMEIRO AMIGO QUE ENCONTROU FOI O CACHORRO FIEL E O LEITÃO CAMILÃO LOGO DISSE:
            - OI FIEL O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?
           -  EU ESTOU TRABALHANDO CUIDANDO DESSAS MELANCIAS.
            -  E EU AQUI COM TANTA FOME E VOCÊ COM TODAS ESSAS MELANCIAS ACHO QUE VOU DESMAIAR!
            DE TANTO QUE O CAMILÃO IMPLOROU O CACHORRO DEU UMA MELANCIA E LÁ SE FOI O CAMILÃO COM UMA CESTA, UMA MELANCIA E O GUARDANAPO POR CIMA.

NA ESTRADA ENCONTROU O BURRO JOCA E DISSE:
            - OLÁ JOCA! O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?
            -  EU ESTOU CARREGANDO ESSAS ABÓBORAS.
-  E EU AQUI COM TANTA FOME ACHO QUE VOU DESMAIAR!
            E TANTO QUE O CAMILÃO IMPLOROU O BURRO DEU DUAS ABÓBORAS.
            MAIS À FRENTE ENCONTROU A VACA MIMOSA QUE ESTAVA NO CURRAL E O CAMILÃO PERGUNTOU:

            -  O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO MIMOSA?
            -  EU ESTOU PRODUZINDO QUEIJO E LEITE.
            -  E EU AQUI COM TANTA FOME ACHO QUE VOU DESMAIAR.


Pra complementar esta leitura fiz um poeminha musical, trabalhando corpo , gestos e movimentos, além do que , escuta, fala, pensamento e imaginação.



SOU O PORCO COMILÃO 
EU SOU FORTE
SOU GRANDÃO!
COMO BOLOS E PAEZINHOS
SALADINHAS E FRUTINHAS
TUDO ISSO É MUITO BOM!
PORCO COMILÃO
COMILÃO, COMILÃO, COMILÃO, COMILÃO!

Minha sugestão de projeto consiste em apresentar algumas propostas que atendem a este planejamento que faz parte da programação anual, consta no PPP da nossa escola e é trabalhado desde o início do ano letivo.

O objetivo foi fazer com que cada aluno perceba, valorize e acrescente, em sua alimentação diária, alimentos que, muitas vezes, são desconhecidos ou rejeitados por eles.

POEMA


SENDO EU AINDA CRIANÇA, 

SEI  QUE LOGO VOU CRESCER.

QUERO ESTAR NA MINHA ESCOLA,

E MUITO APRENDER E FAZER!



CHEGANDO NA MINHA ESCOLA

FAÇO AMIGOS DE MONTÃO 

LAVO AS MÃOS , VOU AO BANHEIRO

FAÇO MINHA HIDRATAÇÃO.



ESCOLA PARA MIM. 

É UM ESPAÇO  ATRATIVO.

NELA EU APRENDO MUITO

INTERAJO, É DIVERTIDO!



SÃO TANTAS AS PROPOSTAS

QUE , AS VEZES,  ME SURPREENDO

E  TANTAS  APRENDIZAGENS

QUE ACABAM ME ENVOLVENDO.



NO JARDIM OU NAS MESINHAS

NA PAREDE DE  AZULEJOS

NO PÁTIO E NA QUADRINHA.

AS HORAS PASSAM QUE NEM VEJO.



PARTICIPAR DO CAMPO DIRIGIDO

E A PROFESSORA  BRINCANDO COM A GENTE

FICA MUITO MAIS DIVERTIDO, 

SAIREMOS SEMPRE  CONTENTES..



NO CANTINHO DO AZULEJO 

NOSSA!  QUE CONFUSÃO!

TINTA PRA TODO LADO , 

CHAMADAS DE ATENÇÃO!



PIC ESCONDE, PEGA PEGA,

 ESCORREGADOR E  BALANÇO,

 GIRA GIRA, TREPA TREPA, 

TENHAM CERTEZA, NUNCA ME CANSO.



GOSTO  DO TANQUE DE AREIA,

ESTE ESPAÇO  É  DE ARRASAR!

QUERO DEITAR E ROLAR

  E COISAS MARAVILHOSAS CRIAR.

 

E, QUANDO A PROFESSORA NOS CHAMA

 DIZENDO EM ALTO E BOM TOM,

O PARQUE JÁ ACABOU,

AÍ, NEM ADIANTA DIZER NÃO!



VAMOS  ENTÃO  AO BANHEIRO

E TAMBÉM  LAVAR AS MÃOS

TOMAR AGUÁ BEM FRESQUINHA

E HORA DA HIDRATAÇÃO!



LOGO É HORA DO LANCHE,

QUE DELÍCIA, QUE GOSTOSURA.

TEM SUCO , TEM CHOCOLATE

FRUTAS, BISCOITOS E  FARTURA.



DEPOIS VOLTO PRA SALA

PRA FAZER ATIVIDADES

FICO ESPERTO E SABIDO,

 SEMPRE MUITO  À VONTADE!



CONVERSINHA PRA LÁ, CONVERSINHA PRA CÁ

E,  LÁ VEM A PROFESSORA NOS DIZENDO, 

CRIANÇADA, VENHA CÁ!

NÃO ENTENDO O PORQUÊ  DE TANTO BLÁ BLÁ BLÁ!



POR QUE A CONVERSA?

POR QUE ESTÃO  DESATENTOS?

PRESTEM  ATENÇÃO A AULA!

VOCÊS SÃO MESMO BARULHENTOS!



SEI QUE SOU TAGARELA

E TUDO QUERO FALAR,

POIS TENHO MUITOS AMIGOS ,

E MUITO PRA CONVERSAR.



A ESCOLA É PRA ISSO,

PRA MUITOS AMIGOS FAZER

CORRER, PULAR E BRINCAR,

E COISAS NOVAS APRENDER!



GOSTO DA HORA DO LANCHE,

DE TUDO QUE VÃO ME OFERTAR.

GOSTO DE ESTAR COM OS AMIGOS 

E DE PODER  ME FARTAR.





LOGO CHEGA A HORA DO ALMOÇO

OU MESMO DO NOSSO JANTAR.

AÍ,  EU FICO ESPERTA

EM FILA,  E NO MEU LUGAR .



A COMIDA É SABOROSA

DE VERDADE, MUITO GOSTOSA!

TEM ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO,

TEM SALADA DE MONTÃO!



TEM OVO, CARNE E FAROFA.

TEM SOPA BEM QUENTINHA.

A COMIDA É SABOROSA

TEM TAMBÉM MUITA FRUTINHA.



NA HORA DA SOBREMESA,

JÁ PENSO EM REPETIÇÃO,

TUDO QUE OFERECEM EU PEGO.

QUE DELÍCIA, TÁ NA MÃO!



MELANCIA, PÊRA  , LARANJA , CAQUI E MELÃO

MEXIRICA, BANANA, MAÇÃ , ABACAXI E MAMÃO. 

E  SALADA DE FRUTA, ENTÃO!

ESSA!   EU COMO DE MONTÃO!



A MAÇà É A MAIS  GOSTOSA,

E DIFÍCIL DE COMER.

POIS MEUS DENTES ESTÃO MOLINHOS,

TENHO MEDO DE OS PERDER.



COMO ELA DE CANTINHO,

MORDENDO BEM DEVAGAR.

SENÃO O MEU DENTINHO,

PODE ATÉ  SAIR DO LUGAR.



E QUANDO TEM FESTINHA

NOSSA, EU BRINCO DE MONTÃO!

E NO DIA DO CINEMINHA, 

AHH! ESSE EU NÃO  PERCO NÃO!



A ESCOLA É PARA MIM,

UM ESPAÇO BEM PRAZEROSO.

NELA EU APRENDO MUITO,

É DIVERTIDO, É MUITO GOSTOSO!



NELA,   FAÇO MUITOS  AMIGOS, 

CONHEÇO TODAS AS CRIANÇAS.

E GOSTO DAS PROFESSORAS

QUE RESPEITAM MINHA INFÂNCIA.



SEI QUE VOU CRESCER BASTANTE

E  QUE ESTAR NA  ESCOLA  É IMPORTANTE.

PORTANTO, QUERO DE TUDO APRENDER. 

SER UMA CRIANÇA ESPERTA, INTELIGENTE E TUDO SABER!



RÚBIA NERY



ESTE POEMA EU FIZ PENSANDO EM MEUS ALUNOS.
REFLETINDO SOBRE AS AÇÕES DA CRIANÇA E  DO PROFESSOR NO COTIDIANO E NO AMBIENTE ESCOLAR.



DO QUE POSSO, DO QUE ME É CONFIADO ENQUANTO EDUCADOR.


Participei de um projeto  "Educador que faz a diferença" no qual me inspirei e que contribuiu para a realização deste trabalho.






“Comecei conversando com os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e questionando o que é uma boa alimentação. Após inúmeras chamadas, já que todos queriam participar, perguntei quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostam de comer e, a partir daí, fizemos uma lista com estes alimentos”

“Comecei conversando com os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e questionando o que é uma boa alimentação. Após inúmeras chamadas, já que todos queriam participar, perguntei quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostam de comer e, a partir daí, fizemos uma lista com estes alimentos”

“Comecei conversando com os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e questionando o que é uma boa alimentação. Após inúmeras chamadas, já que todos queriam participar, perguntei quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostam de comer e, a partir daí, fizemos uma lista com estes alimentos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário