Proposta Política para a Educação em São Paulo

Proposta Política Educacional




Dentro de um Projeto Político Pedagógico, fundamentado nos valores da democracia, da equânime distribuição da cultura, das riquezas  e da justiça social. Igualdade. Alguns elementos tornaram-se significativos e os avanços aconteceram.

Daí os avanços significativos na construção de escolas, na formação de professores e no aprimoramento da Educação Infantil.

Programas de incentivos como o  Bolsa Família, auxiliando os jovens a ingressar e permanecer  na escola.

A Prova Brasil auxiliou no processo de desenvolvimento da Educação e na conquista do IDEB, rumo a maior igualdade e melhor aprendizagem. e há uma meta a ser alcançada até o ano de 2021. A meta é de atingir 6.0 um patamar educacional correspondente ao de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, onde foram instituídas metas bienais que por sua vez devem ser atingidas não só pelo pais, mas também por escolas municipais, estaduais e federais. 

Programa Mais Educação, outra mudança que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas ,por meio de atividades optativas tais como: acompanhamento pedagógico; meio ambiente; cultura; lazer; 
educação científica; educação digital; promoção da saúde; edocomunicação ( o encontro da comunicação com a mídia, interdisciplinar, colaborativa/ inter-relação comunicação e educação, quebrando a hierarquia na distribuição do saber ); educação econômica e financeira, enfim , inúmeros programas , de âmbito federal,  entendendo que a educação integral é um direito e a extensão da jornada do aluno na escola, é uma estratégia de melhor aprendizagem.

Fortalecimento do PPP, fortalecimento da Educação Infantil, construção do currículo interdisciplinar, Qualificação e formação continuada.
Busca por fortalecer os conselhos de escola.
Inclusão de todos.
Educação profissional e tecnológica. 
Superação do analfabetismo.
Educação para a vida. Ações que busquem a Cultura da Paz.
Educação democrática com a participação  da comunidade, protagonismo da família e do aluno.
Apoio a formação de gestores em Educação para que haja menos burocracia, maior profissionalismo, entendendo que os momentos de trabalho são a partir da aula, da boa firmação, do currículo e do processo de avaliação.

Ciclo Autoral em desenvolvimento, estabelecendo novas concepções e desafios. 

A educação não pode ser reduzida apenas à qualidade de avaliar o desempenho escolar somente nas avaliações internas e externas, só para mostrar resultados.
Não há dissociação entre educação escolar e formação para a cidadania.
Acentua-se o conceito de solidariedade, ao conhecimento enquanto conhecimento e emancipação em contra-ponto ao conhecimento-regulação, ambos se constituem a partir do domínio das linguagens e dos saberes culturalmente acumulado.
O que se deseja é o desenvolvimento de um currículo que promova no aluno, participação colaborativa, pró-ativa e de autoria.




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