Projeto Alimentação Saudável
A realização deste projeto teve a parceria do Clube Educador.
O Projeto teve início na primeira semana do mês de março.
O Projeto Alimentação está sendo elaborado para uma turma de 33 alunos, da Educação Infantil, EMEI Professora Zuleika Pereira Leite, situada em São Paulo, do qual faço parte do quadro de professores. Trabalhando com alunos na faixa etária de 4 a 5 anos, lembrando que esses alunos estão em processo de iniciação, sendo este o primeiro ano deles na escola e o primeiro contato, uso e manuseio de materiais.
Objetivo:
·
Promover consciência e consumo de alimentos saudáveis.
Objetivo Específico:
·
Conhecer
melhor as frutas, legumes, carnes e demais alimentos e incluir o cardápio escolar, mostrando a importância destes
alimentos oferecidos pela escola na alimentação diária, incentivando bons hábitos alimentares.
Reconhecer
os alimentos que fazem bem à saúde.
Metodologia:
·
O
Projeto Alimentação Saudável envolverá diversas áreas de conhecimento.
A medida
que pesquisamos e conversamos sobre a importância de uma boa alimentação,
equilibrada e saudável, exemplificando , em especial, a alimentação semanal da Escola , assim como os demais
alimentos do nosso dia a dia, trabalharemos diversas áreas, em especial, ciências e artes.
· Vamos conversar, listar
e registrar os alimentos preferidos dos nossos alunos e alimentos consumidos diariamente e a partir daí, trabalhar a letra inicial de cada alimento. Faremos também um gráfico quantificando os alimentos mais consumidos por eles em sua alimentação diária.
· Justificativa:
Conscientizá-los sobre a importância de se consumir varios tipos de alimentos.
Orientá-los
quanto ao consumo de alguns alimentos que precisam ser moderados (bolachas
recheadas, pirulito, chiclete, balas, doces e refrigerantes).
Avaliação:
Faremos uma pirâmide alimentar onde serão colocados todos os alimentos feitos por eles, para que apreciem o trabalho e também para que seja um suporte a mais de aprendizagem. E será
confeccionado um mural, em sala de aula com o contorno do corpo do aluno, e faremos recorte e colagem de inúmeros alimentos que foram impressos e pintados por eles no qual ali serão fixados, reforçando por meio de imagens o uso de alimentos importantes ao nosso organismo.
O Projeto teve início na primeira semana do mês de março.
Começamos conversando
com os alunos sobre a importância de uma
boa alimentação e perguntando a eles o que seria uma boa alimentação?
Conversamos também sobre o cardápio da nossa escola, procurando valorizar e incentivar o consumo.
Após inúmeras chamadas, já que todos querem participar, perguntei a
eles quais alimentos eram consumidos no dia a dia, o que eles mais gostavam de
comer e aí, fizemos uma lista com estes alimentos.
Frutas: morango; maçã; pêra;
uva. Melancia; banana.
Almoço/ jantar: arroz;
feijão; carne; hambúrguer; batata; macarrão; ovos; "miojo".
Lanche: bolo; bolinhos;
biscoito; pão; leite; achocolatado; bolachas.
Doces: bolinho; pirulitos;
chocolate; arroz doce; sucrílios.
Logo após essa listagem foi feito uma demonstração de alguns alimentos
com fantoches e em meio as apresentações, brincamos de adivinha.
Eles ficaram super eufóricos...
Também foi colocado a disposição deles alguns alimentos fabricados com isopor e plástico para que eles
percebessem as formas, tamanhos e cores
dos alimentos.
Eles ficaram super eufóricos...
Em seguida, foi colocado
sobre a mesa dos alunos potes de massa , cola bastão, tesouras, réguas e lápis
para que estes materiais pudessem servir de ferramenta/suporte para a criação dos
alimentos.
A princípio foi solicitado
aos alunos trabalhar com uma única cor, e sei que isso foi pedir demais, pois
eles adoram misturar as cores...
Logo após a experimentação
do material foram criados inúmeros alimentos.
Foram feitas algumas interferências para que os alunos não saíssem do foco, para criarmos uma pirâmide alimentar.
Colocamos todo material para secar para que na próxima aula déssemos continuidade ao projeto.
A Mega Massa é um material de secagem rápida e quando seco, promove uma textura aveludada, o que possibilitou um bonito trabalho e, um detalhe, depois de seca o objeto conserva o tamanho original.
Foram feitas algumas interferências para que os alunos não saíssem do foco, para criarmos uma pirâmide alimentar.
Colocamos todo material para secar para que na próxima aula déssemos continuidade ao projeto.
A Mega Massa é um material de secagem rápida e quando seco, promove uma textura aveludada, o que possibilitou um bonito trabalho e, um detalhe, depois de seca o objeto conserva o tamanho original.
Iniciamos as atividades com a Mega Massa, preparando o cardápio da escola.
Dando continuidade ao projeto, conversando sobre a
alimentação da nossa escola, o almoço, o jantar e o lanche.
Elaborei dois pratos com estes alimentos, fazendo uma pequena demonstração e comentários, mostrando a eles o valor de cada alimento e sua real importância para um crescimento saudável.
Elaborei dois pratos com estes alimentos, fazendo uma pequena demonstração e comentários, mostrando a eles o valor de cada alimento e sua real importância para um crescimento saudável.
Amostras de legumes; frutas; café/lanche; almoço/jantar e também doces/guloseimas.
Na Educação Infantil a
questão do gênero, para alguns alunos é fator determinante.
Tem alunas que não aceitam
trabalhar com outra cor, senão a cor de rosa; assim como tem meninos que só querem a massinha de
cor azul ou verde, e fica difícil convencê-los de que não se pode modelar determinados alimentos com
essas cores, por exemplo. Nisso tive toda paciência e esperei para que eles
fizessem e refizessem alguns alimentos, até chegarmos num acordo.
Em meio as brincadeiras percebe-se criatividade e interesse dos alunos.
Fizeram de tudo um pouco...
Difícil foi convencê-los a fazerem arroz e feijão para colocarmos na pirâmide, em meio às sugestões consegui fazer com que um aluno apenas um aluno fizesse o feijão.
Difícil foi convencê-los a fazerem arroz e feijão para colocarmos na pirâmide, em meio às sugestões consegui fazer com que um aluno apenas um aluno fizesse o feijão.
Procurei valorizar cada atividade, mesmo aqueles alunos que apresentam dificuldades para manusear ou mesmo modelar os alimentos, tiveram seu espaço garantido.
Na montagem da pirâmide foram muitos os questionamentos e a procura dos alimentos criados por eles.
Foi colocado todos os alimentos, tanto aqueles feitos pelos alunos quanto os que foram feitos por mim.
Eles ficaram muito atentos a explicação e parece ter ficado claro que é na base da pirâmide que estão os alimentos de maior importância para o nosso organismo. E que estes devem ser ingeridos diariamente.
Foi uma atividade bastante produtiva pois os alunos amam manusear,
criar e recriar objetos com massinhas.
E a Mega Massa é um produto diferenciado. De fácil manuseio, cores vibrantes, super
maleável e o melhor de tudo, não mancha as mãos. E, caso o aluno queira
misturar as cores, a massa tem uma
aderência incrível! Outro ponto positivo é a possibilidade de se refazer ou
reaproveitar a massa, pois sua secagem não é muito rápida e mesmo seca
possibilita reaproveitamento/ reciclagem.
É um momento rico, criativo,
gostoso e eles nem percebem que enquanto brincam, aprendem.
Aqui foi feita uma amostra para que eles observassem as inúmeras possibilidades.
Não resisti e postei também!
Foram impressos diferentes
tipos de alimentos para continuidade do trabalho/projeto com a montagem de um painel que será feito, primeiramente com o contorno do corpo de um dos alunos, no qual serão fixados inúmeros alimentos, numa demonstração do quanto são importantes para um crescimento saudável.
Reforçando o que foi conversado sobre a pirâmide alimentar .
Os Lápis Crystal Jumbo, por serem grandes e de ponta grossa facilita, e muito o trabalho de coordenação motora nesta faixa etária. Muitos ainda não conseguem sequer manusear, de forma correta o lápis. Daí foram impressas algumas atividades para que os alunos, primeiramente exercitassem a coordenação.
Com as canetas hidrocores jumbo usamos a técnica do pontilhismo, no qual os alunos foram preenchendo os espaços do desenho com pontinhos, até que este ficassem totalmente preenchidos "pintado". As canetas por terem a ponta grossa, facilita e promove um bom rendimento do trabalho.
Os alunos gostaram muito de aprender e fazer uso desta técnica que evita o desgaste do material.
Com os lápis de cores, por terem a ponta grossa , não quebra com facilidade , o que pra nós é um facilitador pois os alunos quando descobrem o uso do apontador, parece um momento mágico, pois eles ficam observando e encantados com o resultado e, isso faz com que a atividade fique em segundo plano, pois parece ser uma "delícia" apontar lápis.
O mesmo eu diria das borrachas.
Quando eles descobrem o efeito "mágico" que elas tem, se não tivermos controle a atividade não sai.
Os lápis por serem jumbos facilita e muito o trabalho nesta faixa etária, pois eles apresentam pouca habilidade no
manuseio das peças, sem contar o rendimento, até porque, eles se cansam com muita facilidade e muitas vezes um desenho que para nós é tão simples, para muitos é trabalhoso .
As réguas flexíveis foram colocadas sobre a mesa para servirem de suporte e eu fiquei surpresa quando uma aluno pegou para medir o tamanho de um desenho, demonstrando curiosidade.
Isso nos mostra que a criança precisa ter em mão uma gama de materias a sua disposição, despertando interesse e curiosidade, instigando o aluno.
Logo após estas atividades, foram estabelecidas mais duas atividades voltadas especificamento para os alimentos servidos na escola.
No dia da visita a sala de leitura , fizemos a Roda de Leitura e pedi a todos os alunos que fechassem os olhos e tentassem adivinhar qual tinha sido a história selecionada para leitura do dia?
Perguntei a eles se eles já tinham ouvido falar da história da Sopa de Pedra.
Também perguntei quais ingredientes são necessários para se fazer uma sopa? Eles responderam que os alimentos são: batata; cenoura; peixe; arroz; feijão; frango e macarrão. O detalhe é que muitos não se pronunciam e se falam alguma coisa é repetindo o que o amigo já disse.
Falei que na história havia uma "pedra mágica"!
Perguntei a eles se eles já tinham ouvido falar da história da Sopa de Pedra.
Também perguntei quais ingredientes são necessários para se fazer uma sopa? Eles responderam que os alimentos são: batata; cenoura; peixe; arroz; feijão; frango e macarrão. O detalhe é que muitos não se pronunciam e se falam alguma coisa é repetindo o que o amigo já disse.
Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma
sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”.
Esta
designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda.
A Sopa da Pedra
Era uma vez um viajante que
andava de país em país, de terra em terra.
Um dia quando estava de passagem por
uma pequena aldeia reparou que a sua comida tinha acabado, e já estava a ficar
com muita fome.
Foi andando de um lado para o
outro a pensar numa forma de arranjar comida. Tinha muita vergonha de ir pedir,
mas parecia que daquela vez não tinha outra hipótese.
Enquanto ia andando deu um
pontapé numa pequena pedra que estava no chão, era uma pedra muito lisa e
bonita, foi então que teve uma ideia de conseguir almoçar sem sentir tanta
vergonha.
Bateu à porta de uma casa, que
parecia ser de um grande agricultor da região.
Quando o dono da casa abriu a
porta o viajante disse-lhe:
– Bom dia senhor, eu sou
viajante e trago comigo uma pedra mágica capaz de fazer a melhor sopa do mundo,
quer provar?
Ao dizer isto retirou do bolso
uma pedra muito lisa e redonda. Era parecida com outras que o agricultor
conhecia, mas como gostava muito de sopa decidiu aceitar provar a tal melhor
sopa do mundo.
O viajante entrou e pediu uma
panela grande com água e um pouco de sal, colocaram a panela ao lume e a pedra
lá dentro. Quando a água começou a ferver o viajante provou e disse:
– Está quase pronta, mas
ficava ainda melhor se lhe pusermos umas batatas.
– Oh homem! Não seja por isso,
eu sou um grande agricultor desta região, batatas é coisa que não me falta.
– Obrigado, assim a sopa vai
ficar muito melhor.
Passado mais algum tempo
voltou a provar.
– Está quase, mas ficava ainda
melhor se lhe pusermos umas cenouras.
O agricultor lá foi buscar as
melhor cenouras que tinha em casa.
Após provar várias vezes o
viajante foi pedindo outros vegetais, couve, cebola, feijão, entre outros.
Quando a sopa já estava rica em vegetais, o viajante disse:
– Caro amigo, a sopa está a
ficar uma delícia.
O agricultor mal podia esperar
para provar a sopa, que é uma coisa que ele adora.
O viajante após provar mais
uma vez pediu:
– Oh amigo esta sopa ficava
ainda melhor se lhe pusermos um pouco de carne de porco, tem ai alguma coisa?
Chouriço, por exemplo.
– Mau, mau, já lhe disse que
sou agricultor, coisas dessas não faltam cá em casa.
Mais uma vez foram colocando
algumas carnes na sopa.
Provou mais uma vez e disse
com um grande sorriso:
– Está pronta!!!
– Já não era sem tempo, vamos
lá provar essa sopa.
O viajante serviu a sopa para
os dois.
Depois de a provar, o
agricultor exclamou:
– Tinha razão, é mesmo a
melhor sopa que já comi até hoje, essa sua pedra é realmente mágica. Não me a
quer vender?
– Não está à venda, é muito
valiosa para mim, foi-me oferecida por um mago de um país distante.
– Muito bem, obrigado na mesma
por me ter deixado provar esta sopa.
– Obrigado eu.
Despediram-se e o viajante
continuou a sua viagem por outras terras, utilizou várias vezes a sua pedra
mágica e assim conseguiu comer sem ter vergonha de pedir e foi desta forma que
a receita da sopa de pedra foi passando de terra em terra e hoje ainda a
podemos provar em vários locais, com diferentes receitas.
E para finalizar o projeto foi feita um desenho do contorno do corpo de alguns alunos, aliás eles amaram fazer esse esboço, todos queriam participar.
Este esboço serviu como suporte para montagem e exposição dos desenhos das frutas, legumes e demais alimentos que fazem parte do dia a dia do aluno, na escola, em casa ou onde quer que estejam.
Fizemos o recorte no papel craft, do contorno do corpo deles e a partir disto, os alunos foram colando as imagens dos inúmeros alimentos.
Fizemos o recorte no papel craft, do contorno do corpo deles e a partir disto, os alunos foram colando as imagens dos inúmeros alimentos.
Cada aluno colou seu desenho, ou seja, o alimento que ele coloriu.
O interesse é fazer com que o aluno perceba, valorize e acrescente, em sua alimentação, alimentos que muitas vezes são desconhecidos ou rejeitados por eles.
Aqui são os alunos no pátio da escola . Fizemos o primeiro esboço.
O interesse é fazer com que o aluno perceba, valorize e acrescente, em sua alimentação, alimentos que muitas vezes são desconhecidos ou rejeitados por eles.
Aqui são os alunos no pátio da escola . Fizemos o primeiro esboço.
O trabalho de recorte e colagem foi colocado na janela da sala para apreciação dos alunos e de quem passa pelo corredor.
A ideia funcionou! realmente, esta chamando atenção!
Gostei muito de conhecer,
manusear e trabalhar com o material que me foi apresentado, e certifico que há
qualidade, beleza e muita praticidade.
Agradeço a oportunidade, parceria e confiança.
Rúbia Nery
Amei realizar este trabalho.
ResponderExcluirOlha para fotos lindas dos meus "aluninhos" e fica encantada...
Que graça!