Aprendendo com os animais

O poder de um simples rato




Certa vez, o rei rato decidiu que era o momento de sua filha, a princesa rata, se casar. 
Ele queria que o pretendente fosse superior e admirável em todos os aspectos, para que combinasse com a beleza e a inteligência da princesa. Afinal de contas, ela era sua única filha e herdeira. 
O rei rato, então, convocou o rato mais sábio do reino para ouvir suas opiniões.
- O sol é a coisa mais poderosa que existe. Não há ninguém melhor que ele - disse o sábio rato. O rei rato concordou. Ele, então, decidiu que ofereceria a mão de sua filha em casamento ao sol. Naquele dia, o rei atravessou rios e escalou montanhas para chegar até o sol, e chegou bem a tempo. O sol tinha acabado de sair.
O rei rato abriu seus braços e sorriu amigavelmente para o sol.
- Bom dia, senhor sol! Eu vim para lhe perguntar se deseja se casar com a minha filha, a princesa rata - disse ele.
O sol ficou lisonjeado, mas recusou a oferta, dizendo que o senhor nuvem era mais poderoso que ele, uma vez que o encobria, e que, por isso, era ele quem deveria se casar com a princesa rata. O rei rato escalou mais uma montanha e encontrou o senhos nuvem.
O senhor nuvem estava flutuando pelo céu.
-Senhor nuvem! - chamou o rei rato.
O senhor nuvem flutuou para baixo, aproximando-se do rei.
- Vim pedir que o senhos se case com minha filha, a princesa rata.
O senhor nuvem sorriu e disse:
- Estou lisonjeado, mas eu não sou o melhor pretendente. O senhor vento é muito mais poderoso que eu, ele é quem me empurra com apenas um sopro!
O rei rato foi à procura do vento. Ele estava ocupado soprando algumas árvores e nuvens, mas interrompeu o serviço quando viu o rei rato, que ele perguntou se queria se casar com a princesa.
- Ah senhor rei, o monte é bem mais poderoso que eu! Veja, eu sou incapaz de tirá-lo do lugar! - resmungou.
- É, talvez seja verdade... - disse o rei rato.
Então, o rei perguntou ao monte se ele queria se casar com a princesa. O monte disse que se sentia honrado, mas recusou a proposta.
- Há um ratinho que cava em mim túneis e tocas com seus poderosos dentes e garras. Ele é o melhor e mais indicado pretendente para a princesa - disse o monte.
O rei rato pensou durante alguns instantes e, então, se aproximou do corajoso rato.
O rei rato perguntou ao ratinho se ele queria se casar com a princesa. O simples ratinho era o mais poderoso de todos! Ele cavava túneis e buracos nas montanhas. Não havia ser mais poderoso ou que pudesse fazer o que o ratinho fazia.
Assim, houve no reino uma grande festa para celebrar o casamento dos ratinhos. 
O rei rato fez uma grande escolha, pois a princesa rata e seu noivo viveram felizes para sempre.



A história nos remete ao musical "O Rato" de Paulo Tati assim como a história "A formiga e a Neve" de autoria desconhecida.



Todo rato tem rabo longo
Toda rato tem faro esperto
Todo rato curte escuro lambe restos
Todo rato deixa rastros
Todo rato trai e mente
Todo rato assusta a gente
Todo rato anda em bando
São os ratos, são os ratos
São os ratos bem malandros

Mas sempre tem um que é diferente
Tem sempre um que até surpreende a gente
Este rato que aqui se mostra
É um rato que a gente gosta
É um rato que em vez de catar
Lasquinhas de queijo e comer na rua
Prefere mil vezes um beijo
Um beijo brilhante da lua

- Lua minguante lua crescente
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar
Fazer da noite escura o nosso altar

- Rato meu querido rato
Eu não sou assim de fino trato
Para selar este contrato
Minha luz é passageira
Fico sempre por um triz
Mesmo quando estou inteira
Vem a nuvem me cobrir
Ela sim, nuvem faceira
É que lhe fará feliz

- Nuvem redonda que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar
Fazer do céu imenso o nosso altar

- Rato meu querido rato
Eu não sou assim de fino trato
Para selar este contrato
Minha sombra é tão nublada
Fico sempre por um triz
Mesmo quando estou parada
Vem a brisa me diluir
Ela sim, brisa danada
É que lhe fará feliz

- Brisa macia que destrói a nuvem que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar
Fazer do vento o nosso altar

- Rato meu querido rato
Eu não sou assim de fino trato
Para selar este contrato
Mesmo quando eu sopro forte
Vem a parede me barrar
Só a parede de uma casa
Não deixa a brisa passar
Ela sim, dura parede
É que aprenderá a te amar

- Parede parada
Que barra a brisa, que destrói a nuvem que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar
Fazer da terra imensa o nosso altar

- Rato meu querido rato
Eu não sou assim de fino trato
Para selar este contrato
Meus tijolos são de barro
Mas não é difícil me esburacar
Mesmo sendo bem segura
Vem a ratinha me cavoucar
Só a ratinha bem dentuça
Saberá como te amar

- Ratinha dentuça
Que cavouca a parede, que barra a brisa que destrói a nuvem, que cobre o luar
Declaro ser o seu mais lindo amante
Com você eu quero me casar
Fazer da natureza o nosso altar

- Rato meu querido rato
Eu que sou assim de fino trato
Pra selar este contrato
O meu faro é tão certeiro
Com você vou ser feliz
Mesmo não sendo perfeita
Eu sou a ratinha eleita
Fico toda aqui sem jeito
Esperando um grande queijo (ops!)
Esperando um grande beijo

Toda rata tem rabo longo
Toda rata tem faro esperto
Toda rata curte escuro lambe restos
Toda rata deixa rastros
Toda rata trai e mente
Toda rata assusta a gente
Toda rata anda em bando
São as ratas, são as ratas

São as ratas bem malandras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário