Construtivismo e seus Ideais de Ensino

O Construtivismo e seus Ideais de Ensino 

Precisei fazer uma pesquisa sobre o método construtivista e reaver alguns conceitos e resolvi postar para vocês. Espero que seja útil.



Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias.
O modelo construtivista está centrado na produção do saber pelo aluno, sendo esses saberes colocados à prova para modificá-los ou construí-los de forma inovadora.
Caberá ao professor observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.
O aluno ensaia, busca, propõe soluções, confronta e defende.
O método construtivista no espaço escolar é necessário partindo do presuposto de que o aluno tenha uma espécie de guia,  um orientador educacional, consciente da importância de respeitar o limite do aluno, evitando antecipar resultados e respostas, considerando que a criança apresenta potencial para realizar de forma coerente.
Tal conduta se faz necessária em virtude do construtivismo ter sido aplicado nas instituições escolares de forma vaga, sem um objetivo concreto a conquistar, resultando em situações nas quais os alunos eram expostos a atividades de forma solta, principalmente sem a devida orientação pedagógica, resultando muitas vezes no fracasso da evolução dos processos  relacionados ao aprendizado.
A concepção construtivista não é, em sentido estrito, uma teoria , e sim,  um referencial onde os professores podem se guiar para solucionar determinadas situações. É utilizada como instrumento de análise educativa, ferramenta útil para tomada de  decisões inteligentes, inerentes ao planejamento, aplicáveis.  
Estes pensamentos ou teorias tem fundamento empíricos e divergem. Alguns autores acham que deve haver um acordo quase perfeito entre teoria e prática, outros acham que a teoria serve como um referencial a partir do qual são identificados os problemas e articuladas  soluções de maneira mais dialética e interativa.
Os professores sendo influenciados pela prática cotidiana devem refletir sobre o que se faz e por que se faz tendo como referencial algo que os guiem e justifiquem sua atuação.


O ensino não é dado de maneira estática, daí a necessidade de  teorias que sirvam de referenciais para contextualizar e priorizar metas e finalidades.     
Pensando na função social da educação escolar, então a aprendizagem deve ser vista não só na dimensão individual como na dimensão social. Neste aspecto deve ser considerados os conteúdos de aprendizagem como produtos sociais e culturais, o professor como agente mediador entre indivíduo e sociedade e o aluno como aprendiz social, daí os referenciais explicativos que fundamentem este princípio onde considerem o caráter socializador do ensino e sua função no desenvolvimento individual, necessários para um ensino de qualidade, que favorecem o bem-estar e o desenvolvimento geral dos alunos em suas dimensões sociais, de equilíbrio pessoal e cognitivo.
Para obter qualidade no ensino é necessário que a escola de condições e oportunidades, tenha um planejamento e metas a serem conquistadas, apoiando os professores, conquistando o apoio dos pais e de  toda equipe escolar.
Além do que a concepção construtivista da aprendizagem torna relevante e fundamental o carácter cultural e individual do aluno. Esta concepção leva em conta que a aprendizagem é fruto de uma construção pessoal, na qual os agentes culturais são imprescindíveis para essa construção pessoal, se dá a partir do momento em que o conteúdo a ser aprendido é incorporado de modo que mais tarde possa ser utilizado pelo indivíduo.

O método construtivista tem como interesse fundamental educar o indivíduo  com autonomia, que saiba interagir com o meio, que tenha ideias próprias e que seja  capaz de criar e ampliar seus horizontes.



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