Na filosofia/Pedagogia Wardolf leva-se em conta as diferentes características das crianças e jovens,
segundo sua idade aproximada.
Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.
Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.
Para atingir a
formação do ser humano, a Pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e
espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade
corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na
constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada
idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por
meio de contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar
abstrato .
Uma das
características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do
aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual).
A Educação recebe
esse nome em função da primeira escola, criada por Rudolf Steiner para os
filhos dos operários da fábrica Waldorf Astoria.
É uma forma única e
distinta de Educação para crianças, praticada mundialmente nas Escolas Waldorf
e formam atualmente a maior cadeia independente de Escolas do mundo e,
provavelmente, a que mais rapidamente tem crescido nos últimos anos.
Não existe uma
estrutura centralizadora, pois cada escola é administrada independentemente.
Existem, no entanto, associações que provêm recursos, publicam materiais,
patrocinam conferências, promovem o movimento e cuidam para o correto e
responsável uso do nome Waldorf.
Em termos
metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente:
as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais
profunda visão do conteúdo exposto vai sendo oferecida.
O papel da Escola é o
de prover as necessidades das crianças de acordo com as suas necessidades para
um desenvolvimento saudável e não o de atender às necessidades impostas por um
Governo ou por forças econômicas. Desta forma, ele desenvolveu um currículo que
incentiva e encoraja a criatividade, que nutre a imaginação e que conduz as
crianças a um pensamento livre.
Durante a segunda
guerra a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia foram muito combatidas na Alemanha,
pois pregavam a liberdade do pensamento humano, estando em desacordo com as
idéias de Hitler.
Embora sua filosofia tenha
fundamentos cristãos, nenhuma doutrina religiosa em particular, é defendida ou
ensinada. Ao longo do ano, festas como a Páscoa, São João, São Micael, Natal e
a Semana da Primavera, são celebradas. Visam principalmente, despertar na
criança seus valores e seus sentimentos de compreensão, admiração e reverência
à beleza da vida e da natureza.
Estas e outras
Festas, de acordo com o pensamento da Educação Waldorf, servem para religar ou
conectar a humanidade com os rítmos da natureza e do cosmos. Essas Festas têm
origens nas culturas mais antigas e também são uma forma de comemoração das
mudanças de estação. São povoadas da alegria e entusiasmo das crianças, quer na
preparação, como na celebração.
A Educação Waldorf desacretida
no incentivo a televisão e acredita que a TV pode atrapalhar ou impedir
seriamente o desenvolvimento imaginativo na criança- e a imaginação, dentro da
visão Waldorf, é a principal faculdade para o desenvolvimento saudável do indivíduo.
Igualmente o uso de
Computadores, principalmente os vídeo-games, não é recomendado para crianças
pequenas. É importante dizer que os professores Waldorf não estão sozinhos
neste questionamento e postura.
Uma série de artigos,
livros e estudos sobre os efeitos nocivos da TV e do uso de Computadores por
crianças tem sido publicada nos últimos anos.
Outro diferencial é
que os alunos são acompanhados pelo mesmo professor por 8 anos. Isso porque entre
7 e 14 anos de idade, as crianças aprendem melhor através da aceitação da autoridade,
assim como quando mais jovens, aprendiam através da imitação. No primário,
especialmente nos primeiros anos, a criança está aprendendo a expandir sua
experiência além do círculo familiar e da sua própria casa.
O grupo de crianças
da sala de aula torna-se um tipo de "família" e o papel da autoridade
(que numa analogia, equivaleria ao papel dos pais em casa), é representado pelo
professor. Com esta abordagem, professor e aluno acabam se conhecendo
profundamente; o que permitirá ao professor, ao longo dos anos, encontrar a
melhor forma de lidar com as dificuldades particulares de aprendizado de cada
aluno. O professor acaba sendo um "membro adicional" para a maioria
das famílias de seus alunos.
É necessário
acrescentar que o professor não é o único professor a ensinar na classe, assim
como receberá ajuda e tutoria em seu preparo. Nos últimos anos, o professor tem
a opção de não ministrar as matérias para as quais não se sinta preparado.
A Pedagogia enxergando
o ser humano em sua totalidade não se privilegia apenas o intelecto, ou as
habilidades artísticas, ou as manuais, mas sim tenta ser encontrada a forma com
que a criança manifesta seu potencial, a sua forma de expressão no mundo.
Por isso, as Escolas
Waldorf relutam em rotular, a pretexto de diagnóstico, crianças com termos tais
como: "lenta", "agressiva" ou "problemática". A
criança que apresenta problemas em uma área - seja ela mais cognitiva emocional
ou física - geralmente trará em si, aspectos bons e positivos a serem
ressaltados.
No Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano os alunos estudam:
• Introdução ao
alfabeto, leitura, escrita, poesia e teatro
• Lendas, Contos,
Folclore e Histórias do Velho Testamento (estudo bíblico)
• Números, processos
básicos de matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão
• Jardinagem,
Trabalhos Manuais, Música.
• Estudo de línguas: Alemão,
Inglês.
• Pintura e
Jardinagem
Do 4º ao 6º ano
• Escrita, leitura,
gramática, poesia e teatro
• História das
civilizações antigas, História Medieval, Mitologia Nórdica e Greco-Romana.
• História do Brasil
• Cálculos em
matemática e frações, porcentagem e geometria.
• Geografia,
zoologia, botânica, astronomia, mineralogia e física.
• Trabalhos de Artes:
costura tricô, pintura, confecção de papiro, tábuas sumérias, etc.
7º ano em diante:
• Redação, Leitura,
Interpretação de textos, Gramática, Poesia e Teatro.
• Renascimento, Idade
Moderna, 1ª e 2ª Guerras, História Contemporânea.
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