Pedagogia Waldorf



Na filosofia/Pedagogia  Wardolf leva-se  em conta as diferentes características das crianças e jovens, segundo sua idade aproximada.
Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.
Para atingir a formação do ser humano, a Pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato . 
Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual).
A Educação recebe esse nome em função da primeira escola, criada por Rudolf Steiner para os filhos dos operários da fábrica Waldorf Astoria.
É uma forma única e distinta de Educação para crianças, praticada mundialmente nas Escolas Waldorf e formam atualmente a maior cadeia independente de Escolas do mundo e, provavelmente, a que mais rapidamente tem crescido nos últimos anos.
Não existe uma estrutura centralizadora, pois cada escola é administrada independentemente. Existem, no entanto, associações que provêm recursos, publicam materiais, patrocinam conferências, promovem o movimento e cuidam para o correto e responsável uso do nome Waldorf.
Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto vai sendo oferecida.
O papel da Escola é o de prover as necessidades das crianças de acordo com as suas necessidades para um desenvolvimento saudável e não o de atender às necessidades impostas por um Governo ou por forças econômicas. Desta forma, ele desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, que nutre a imaginação e que conduz as crianças a um pensamento livre.
Durante a segunda guerra a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia foram muito combatidas na Alemanha, pois pregavam a liberdade do pensamento humano, estando em desacordo com as idéias de Hitler.
Embora sua filosofia tenha fundamentos cristãos, nenhuma doutrina religiosa em particular, é defendida ou ensinada. Ao longo do ano, festas como a Páscoa, São João, São Micael, Natal e a Semana da Primavera, são celebradas. Visam principalmente, despertar na criança seus valores e seus sentimentos de compreensão, admiração e reverência à beleza da vida e da natureza.

Estas e outras Festas, de acordo com o pensamento da Educação Waldorf, servem para religar ou conectar a humanidade com os rítmos da natureza e do cosmos. Essas Festas têm origens nas culturas mais antigas e também são uma forma de comemoração das mudanças de estação. São povoadas da alegria e entusiasmo das crianças, quer na preparação, como na celebração.

A Educação Waldorf desacretida no incentivo a televisão e acredita que a TV pode atrapalhar ou impedir seriamente o desenvolvimento imaginativo na criança- e a imaginação, dentro da visão Waldorf, é a principal faculdade para o desenvolvimento saudável do indivíduo.
Igualmente o uso de Computadores, principalmente os vídeo-games, não é recomendado para crianças pequenas. É importante dizer que os professores Waldorf não estão sozinhos neste questionamento e postura.
Uma série de artigos, livros e estudos sobre os efeitos nocivos da TV e do uso de Computadores por crianças tem sido publicada nos últimos anos.
Outro diferencial é que os alunos são acompanhados pelo mesmo professor por 8 anos. Isso porque entre 7 e 14 anos de idade, as crianças aprendem melhor através da aceitação da autoridade, assim como quando mais jovens, aprendiam através da imitação. No primário, especialmente nos primeiros anos, a criança está aprendendo a expandir sua experiência além do círculo familiar e da sua própria casa.
O grupo de crianças da sala de aula torna-se um tipo de "família" e o papel da autoridade (que numa analogia, equivaleria ao papel dos pais em casa), é representado pelo professor. Com esta abordagem, professor e aluno acabam se conhecendo profundamente; o que permitirá ao professor, ao longo dos anos, encontrar a melhor forma de lidar com as dificuldades particulares de aprendizado de cada aluno. O professor acaba sendo um "membro adicional" para a maioria das famílias de seus alunos.
É necessário acrescentar que o professor não é o único professor a ensinar na classe, assim como receberá ajuda e tutoria em seu preparo. Nos últimos anos, o professor tem a opção de não ministrar as matérias para as quais não se sinta preparado.


A Pedagogia enxergando o ser humano em sua totalidade não se privilegia apenas o intelecto, ou as habilidades artísticas, ou as manuais, mas sim tenta ser encontrada a forma com que a criança manifesta seu potencial, a sua forma de expressão no mundo.
Por isso, as Escolas Waldorf relutam em rotular, a pretexto de diagnóstico, crianças com termos tais como: "lenta", "agressiva" ou "problemática". A criança que apresenta problemas em uma área - seja ela mais cognitiva emocional ou física - geralmente trará em si, aspectos bons e positivos a serem ressaltados.
No Ensino Fundamental  do 1º ao 3º ano os alunos estudam:
• Introdução ao alfabeto, leitura, escrita, poesia e teatro
• Lendas, Contos, Folclore e Histórias do Velho Testamento (estudo bíblico)
• Números, processos básicos de matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão
• Jardinagem, Trabalhos Manuais, Música.
• Estudo de línguas: Alemão, Inglês.
• Pintura e Jardinagem
Do 4º ao 6º ano
• Escrita, leitura, gramática, poesia e teatro
• História das civilizações antigas, História Medieval, Mitologia Nórdica e Greco-Romana.
• História do Brasil
• Cálculos em matemática e frações, porcentagem e geometria.
• Geografia, zoologia, botânica, astronomia, mineralogia e física.
• Trabalhos de Artes: costura tricô, pintura, confecção de papiro, tábuas sumérias, etc.
7º ano em diante:
• Redação, Leitura, Interpretação de textos, Gramática, Poesia e Teatro.
• Renascimento, Idade Moderna, 1ª e 2ª Guerras, História Contemporânea.
• Álgebra e geometria, Geografia, Física, Química, Astronomia, Geologia e Fisiologia.







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