Aprendizagem Significativa desde à Educação Infantil

Aprendizagem significativa na Educação Infantil


            Conceito de infância atrelada a Educação Infantil e, consequentemente, a aprendizagem significativa.

          A partir de inúmeras pesquisas, coletou-se e apresentaram-se dados cientificamente comprovados, na intenção de aprofundar conceitos da linguagem educacional em meio ao que a literatura infantil nos possibilita desenvolver com as narrativas, da leitura e do encantamento que as histórias proporcionam a criança, aos alunos, em especial à Educação Infantil. Tendo por desafio tornar o aluno sábio, critico e participativo, regado de conceitos e ideias. Este estudo explora os fundamentos de autores ícones da temática que procuraram abordar extensivamente os temas da infância e da literatura a esta faixa etária , de forma a estimular no aluno sua sensibilidade, sua percepção e sua reflexão. Tendo por interesse maior adquirir novos conceitos didáticos para uma melhor abordagem, leitura e releitura das histórias que abrangem o universo literário infantil com suas magias e encantamentos, relata-se técnicas e habilidades que contribuíram com esse processo de aquisição do conhecimento na criança de maneira a fomentar experiências que tragam consigo inúmeras possibilidades de olhares, interpretações e acréscimos sobre um mesmo objeto, em especial, sobre uma história. Num caminho de mão dupla, destacou-se que tanto como ouvinte quanto como narrador este processo permite que a imaginação desenvolva-se livremente, apropriando-se, criando e recriando a narrativa, aproximando do contexto social da criança, despertando e instigando vivências e experiências, fazendo, cada qual, sua própria leitura do mundo. 




           Diversos são os estudos no que se refere ao desenvolvimento da criança.
            As crianças se constituem como indivíduos que apresentando um tipo de organização e funcionamento psicológico próprio, utilizam certos meios comportamentais extraídos de seu registro de competências, em cada etapa de sua vida, de acordo as aquisições e modificações que sua microestrutura assim determina.
As trocas que a criança faz com o meio social , seja na escola, no ambiente familiar, nas brincadeiras com os amigos, no processo de ensino aprendizagem, na leitura, implica o manejo de situações simbólicas e conceituais.
Este trabalho tem por interesse o aprofundamento de conceitos educacionais a fim de detectar e reelaborar estratégias e novos olhares a magia e o encanto de contar histórias.
Pelo encantamento que se tem pela criança na Educação Infantil (faixa-etária de um a cinco anos de idade), o interesse pelo tema “Aprendizagem significativa em meio aos encantos das narrativas na Educação Infantil” evidencia-se diante da fundamental importância que esta fase educacional proporciona no que diz respeito a criação de símbolos e significados, formação e representação da linguagem.
Por meio da pesquisa de campo foram selecionados alguns trabalhos acadêmicos para o aprofundamento em alguns conceitos, além de proporcionar uma visão mais ampla e contextualizada dos autores que trabalham o tema em questão.
Dentre eles, para a presente pesquisa foram selecionados Levi Vygotsky; Nelly Novaes Coelho; Tereza Colomer; Paulo Freire; Henry Wallon (sob a interpretação de Galvão, 2000) entre outros que abordando extensivamente os temas infância, literatura infantil e aprendizagem significativa, contribuíram para uma melhor atuação e aprofundamento didático a fim de obter um aprendizado mais detalhado sobre o tema escolhido .
O desenvolvimento do trabalho tem início com um breve relato dos conceitos sobre Educação Infantil na visão de renomados teóricos e filósofos, no qual sistematiza a concepção de educação, reunindo vários pedagogos dos séculos XIX e XX que divulgaram seus pensamentos influenciando a pesquisa e estabelecendo as primeiras e primordiais ideias do que hoje está se configurando como a Pedagogia Contemporânea.
Aprendizagem consiste em codificação e decodificação, aquisição de uma técnica numa estreita relação entre emissor e receptor. Deve-se considerar também o conhecimento cultural que se dá através deste processo, isto é, da interação e diálogo.
O conhecimento, sendo ele social, o individuo constrói, reconstrói e internaliza, de acordo a seus esquemas, nível de desenvolvimento e participação. Desta forma, verifica-se que inúmeras são as maneiras que este contato pode ocorrer e, portanto, o que está em questão é a metodologia, o saber e o saber fazer, entendido como prática social transformadora.
Neste sentido, relata-se nos capítulos subsequentes a respeito da linguagem, comunicação e expressão, o desenvolvimento humano, a leitura e a interpretação, assim como a aprendizagem significativa e os novos olhares que se desencadeiam com tal processo de aquisição do conhecimento. 
Por fim, destacam-se técnicas e habilidades que envolvam as crianças na arte de contar histórias de forma a promover maior interação e participação destas, fomentando a criatividade e intercâmbio de significâncias, incentivando a apreciação e aproximação tanto para com o ato de narrar, quanto com a própria narrativa.





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