Aprendizagem significativa na Educação Infantil
Conceito
de infância atrelada a Educação Infantil e, consequentemente, a aprendizagem
significativa.
A
partir de inúmeras pesquisas, coletou-se e apresentaram-se dados
cientificamente comprovados, na intenção de aprofundar conceitos da linguagem educacional
em meio ao que a literatura infantil nos possibilita desenvolver com as
narrativas, da leitura e do encantamento que as histórias proporcionam a
criança, aos alunos, em especial à Educação Infantil. Tendo por desafio tornar
o aluno sábio, critico e participativo, regado de conceitos e ideias. Este
estudo explora os fundamentos de autores ícones da temática que procuraram
abordar extensivamente os temas da infância e da literatura a esta faixa etária
, de forma a estimular no aluno sua sensibilidade, sua percepção e sua
reflexão. Tendo por interesse maior adquirir novos conceitos didáticos para uma
melhor abordagem, leitura e releitura das histórias que abrangem o universo
literário infantil com suas magias e encantamentos, relata-se técnicas e
habilidades que contribuíram com esse processo de aquisição do conhecimento na
criança de maneira a fomentar experiências que tragam consigo inúmeras
possibilidades de olhares, interpretações e acréscimos sobre um mesmo objeto,
em especial, sobre uma história. Num caminho de mão dupla, destacou-se que
tanto como ouvinte quanto como narrador este processo permite que a imaginação
desenvolva-se livremente, apropriando-se, criando e recriando a narrativa,
aproximando do contexto social da criança, despertando e instigando vivências e
experiências, fazendo, cada qual, sua própria leitura do mundo.
Diversos
são os estudos no que se refere ao desenvolvimento da criança.
As
crianças se constituem como indivíduos que apresentando um tipo de organização
e funcionamento psicológico próprio, utilizam certos meios comportamentais
extraídos de seu registro de competências, em cada etapa de sua vida, de acordo
as aquisições e modificações que sua microestrutura assim determina.
As
trocas que a criança faz com o meio social , seja na escola, no ambiente
familiar, nas brincadeiras com os amigos, no processo de ensino aprendizagem,
na leitura, implica o manejo de situações simbólicas e conceituais.
Este
trabalho tem por interesse o aprofundamento de conceitos educacionais a fim de
detectar e reelaborar estratégias e novos olhares a magia e o encanto de contar
histórias.
Pelo
encantamento que se tem pela criança na Educação Infantil (faixa-etária de um a
cinco anos de idade), o interesse pelo tema “Aprendizagem significativa em meio
aos encantos das narrativas na Educação Infantil” evidencia-se diante da
fundamental importância que esta fase educacional proporciona no que diz
respeito a criação de símbolos e significados, formação e representação da
linguagem.
Por
meio da pesquisa de campo foram selecionados alguns trabalhos acadêmicos para o
aprofundamento em alguns conceitos, além de proporcionar uma visão mais ampla e
contextualizada dos autores que trabalham o tema em questão.
Dentre
eles, para a presente pesquisa foram selecionados Levi Vygotsky; Nelly Novaes
Coelho; Tereza Colomer; Paulo Freire; Henry Wallon (sob a interpretação de
Galvão, 2000) entre outros que abordando extensivamente os temas infância,
literatura infantil e aprendizagem significativa, contribuíram para uma melhor
atuação e aprofundamento didático a fim de obter um aprendizado mais detalhado
sobre o tema escolhido .
O
desenvolvimento do trabalho tem início com um breve relato dos conceitos sobre
Educação Infantil na visão de renomados teóricos e filósofos, no qual
sistematiza a concepção de educação, reunindo vários pedagogos dos séculos XIX e XX que divulgaram seus pensamentos influenciando a pesquisa e estabelecendo as
primeiras e primordiais ideias do que hoje está se configurando como a Pedagogia
Contemporânea.
Aprendizagem
consiste em codificação e decodificação, aquisição de uma técnica numa estreita
relação entre emissor e receptor. Deve-se considerar também o conhecimento
cultural que se dá através deste processo, isto é, da interação e diálogo.
O
conhecimento, sendo ele social, o individuo constrói, reconstrói e internaliza,
de acordo a seus esquemas, nível de desenvolvimento e participação. Desta
forma, verifica-se que inúmeras são as maneiras que este contato pode ocorrer
e, portanto, o que está em questão é a metodologia, o saber e o saber fazer,
entendido como prática social transformadora.
Neste
sentido, relata-se nos capítulos subsequentes a respeito da linguagem,
comunicação e expressão, o desenvolvimento humano, a leitura e a interpretação,
assim como a aprendizagem significativa e os novos olhares que se desencadeiam
com tal processo de aquisição do conhecimento.
Por
fim, destacam-se técnicas e habilidades que envolvam as crianças na arte de
contar histórias de forma a promover maior interação e participação destas,
fomentando a criatividade e intercâmbio de significâncias, incentivando a
apreciação e aproximação tanto para com o ato de narrar, quanto com a própria
narrativa.
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