Ética ou Moral eis a questão!

Ética ou Moral eis a questão!



A ética é uma questão de opção do individuo, é ele quem estabelece se quer ou não essa possibilidade em suas escolhas, considerando que existem as regras e que estas devem ser cumpridas, caso contrário, gerará infração, questionamentos e rejeição.
Ètica faz alusão a postura, fidelidade, respeito, altruísmo, baseado em regras, enfim, colocar-se  no lugar do outro e perceber, pensar e repensar,  possibilitar igualdade de direitos, cuidado, atenção, proteção...
Oportunidade para todos! 
Ser ético exige esforços!!
É inaceitável se falar em ética sem falar em liberdade, afinal só quem é livre pode falar em liberdade; liberdade de expressão; liberdade de ação; liberdade de decisão...
E, não dá para falar em liberdade de expressão sem falar em educação!
Tem situações que eu devo mas não quero; tem situações que eu quero mas não devo ou não posso!
" Eu, por mim, não faria isso, mas, como eu sou responsável, tenho de fazê-lo."
Essa frase nos faz lembrar de um dito popular muito conhecido e que não faz alusão a ética, muito pelo contrário!  "Faça o que eu falo, mas, não faça o que eu faço."
Ethos, do grego, é aquilo que nos abriga, que nos dá identidade, quer nos torna o que somos...
O tempo todo estamos escolhendo, transformando , a sociedade está em constante transformação, as vezes por resistência, por questionamentos ou por reestruturação.
Quando se fala em ética, também se fala em empatia, na dificuldade de se colocar no lugar do outro, de se fazer de vítima.
Ser humano é ser capaz de dizer não quando necessário, quando conveniente, é ser capaz de recusar o que parece não ter alternativa. E só quem é capaz de dizer não sabe/não pode dizer sim. Outro dito " Ahh, a minha liberdade acaba quando começa a do outro." no entanto, o correto é " a minha liberdade acaba quando acaba a do outro.
Ser humano é ser junto, é pensar coletivo.
Ética, na educação, é a possibilidade de recusar a falência da liberdade, é a capacidade de recusar a ideia de alguns, promovendo um bem maior a outros, ao coletivo.
Um exercício do nosso modo de perceber como é que nós existimos coletivamente.


"Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam."

O que diferencia Ética e Moral ?
Consiste no caráter obrigatório sobre algo.
Moral se traduz por costumes, valores,  hábitos e atitudes particulares do indivíduo.
É um conjunto de normas que regulam o comportamento do individuo em sociedade, geralmente adquiridos pela tradição familiar, pela educação em si.
Sempre consciente quanto a questão do bem , de fazer o bem e / ou o mal, possibilitando escolhas do que quer pra si  e para o outro.


Rúbia Nery

Um comentário: