DIA DO PEDAGOGO


 Dia do Pedagogo


"Educar e educar-se, na pratica da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem, por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando o seu pensar, que nada sabem em saber que nada sabem, possa igualmente saber mais" .                                                                          Paulo Freire







O Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes, institui o Dia Nacional do Pedagogo no país.

A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.  Homenageia os profissionais responsáveis por auxiliar, participar ativamente, direcionar e orientar na formação educacional  e aconselhamento de crianças e adolescentes.
Todo o nosso trabalho, todo nosso contato com o mundo não é algo dado. Tudo se dá, tudo acontece por meio dos estímulos, sejam eles sinestésicos e ou sensoriais, e que nessa construção, nesse processo, geram teorias que vão além das técnicas de ensino e aprendizagem, onde o empírico toma forma e ganha espaço nesse processo, em que as experiências  vividas trazem consigo uma bagagem , um acúmulo de hipóteses, de sugestões,  situações e possibilidades .
O conhecimento é um fenômeno natural, já a epistemologia é uma descoberta da ciência que acontece pragmaticamente e que através dos erros e acertos se transforma em ciência e posteriormente, em normas de conduta.
A construção é um processo que ocorre por meio dessas experiências empíricas e pragmáticas,  desmembradas, observadas, analisada, estudada e por fim estabelecida.  Nada acontece aleatoriamente.
Cada profissional  precisa traçar o caminho a ser percorrido, estabelecer os objetivos a serem alcançados.
Ao pedagogo cabe a tarefa de educar, de ensinar, oportunizando  não só o acesso , mas também a  permanência desse aluno na escola, com aprendizagem efetiva, Não basta adentrar no ambiente escolar. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
Lembrando que cada educando tem as suas particularidades, seus princípios e que isto precisa ser considerado, e as individualidades de cada um mostrando o caminho a ser percorrido, as escolhas a serem feitas no decorrer do ano letivo, determinando as propostas de atividades, a busca por diferentes  estratégias a fim de contemplar a todos.
Na Educação Infantil em que a base do  processo  se constitui por meio das brincadeiras e pela ludicidade,  há também uma fundamentação teórica, conceitos que se delimitam por objetivos traçados, entendendo como acontece a aprendizagem significativa, o que é necessário para que se  efetive, É preciso dar voz à criança é,  é importante esse direito a voz.
A missão pedagógica consiste em saber elaborar perguntas, questionar, dialogar, fazer com que o educando, independente da idade, da faixa etária, participe ativamente, voluntariamente.
A pedagogia é o ato de ensinar, de fazer com que o outro aprenda e apreenda. Consiste no pensar juntos e fazê-los buscar ações para os resultados.
O indivíduo é reflexo da sua história, da sua cultura, dos ensinamentos apregoados e absorvidos em sua trajetória, fruto da própria história. As coisas são permanentemente relacionadas, um processo, uma construção conjunta onde todos participam, família, escola, comunidade, cada qual com sua contribuição.
Na certeza de que todos têm direito a educação de qualidade, caberá ao profissional  criar oportunidades de aprendizagens qualitativas, envolvimento das partes, engajamento, busca por conceitos, por habilidades que assegure tais práticas e resultados satisfatórios.
Promove por meio de diferentes atividades e estratégias, o pleno desenvolvimento seja na questão intelectual, na formação social ou técnica.
A escola precisa e deve ser valorizada pelos pais, pela comunidade, por todos que dela participam. E ao educando é necessário ressaltar valores quanto a leitura, a escrita, ao processo de interação , promovendo de maneira ampla e diferenciada os conceitos de aprendizagem. E cabe ao educador, ao pedagogo, mediar essas ações  , negociar, ampliar os horizontes, possibilitar diferentes meios para se chegar ao produto final que é o aprendizado.
Apresentando diferentes vertentes, fazendo ajustes sempre que necessário ou oportuno, com métodos acolhedores, desafiadores, que estimule que traga esse aluno para si, para a escola, e que consiga mostrar o quanto isso é importante, o quanto isso pode ressignificar.
O educador, o professor, o pedagogo é um facilitador deste processo. Que fará uso de ferramentas que garante tais aprendizagens, que envolva as partes e chegue no todo, sempre considerando e respeitando as particularidades , as especificidades, as singularidades do educando – considerando o que ele já sabe, o que ele traz consigo - , e a partir disto acrescentando conceitos e agregando valores que lhes são e serão significativos.
Garantir ao educando o acesso a diferentes espaços linguísticos, ambientes comunicacionais, artísticos, técnicos, ampliando assim seu saber.
Não é um caminho curto, simples, mas um processo, com início, meio e fim. Contextualizando seu mundo, sua cultura, seus valores, suas atitudes dentro e fora da escola, para além dos muros, para a vida.
A profissão de pedagogo é um sacerdócio, uma incumbência. Ele é um facilitador do desenvolvimento do indivíduo enquanto aluno - é ele que forma todos os profissionais. Portanto uma parceria importante que ultrapassa os limites da sala de aula, em prol da transformação - exige esforço, exige tempo, exige sensibilidade - e a recompensa é a transformação.
Está nos resultados alcançados.
Sempre considerando o antes , o agora e o depois!

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