Potencialidades nas diferentes áreas de aprendizagem na
Educação Infantil.
Muitas são as potencialidades a serem desenvolvidas desde a educação Infantil.
Linguagem, desenho,
música, brincadeiras, entre outras, são propostas de atividade e interações desde que haja um olhar atento sobre o aluno, a fim de perceber e poder atentar-se e detectar suas
potencialidades frente a uma ou outro proposta de atividades apresentadas. E, há de se considerar que
muitas são as áreas de que se pode explorar e muitas
são as possibilidades do desenvolvimento cognitivo do aluno.
Na área Físico-motora – Trabalha-se e observa-se se há, por
parte da criança, do aluno , agilidade, atitude, observação. Se seus movimentos são
coordenados, se esta criança corre, pula, sobe, desce, se apresenta reflexos (ação e
reação) . Se é ativa ou se é passiva.
Na área Social observa-se como a criança interage com as
demais, se ajuda, se há aproximação, se há distanciamento, se há interação. Se
é competitivo , se aceita ou não determinada conduta, determinados valores.
Na área Afetiva
observa-se se há controle ou descontrole emocional, se a criança sabe esperar a
sua vez para falar, para participar. Se há descentração , onde ela não é o
centro de tudo, se há o respeito ao outro, as suas escolhas.
Na área de Linguagem observa-se , se diante de determinada proposta de atividade,
se houve aprendizagem . Se a proposta promove desafio. Se há, onde é necessário
reforço, se é preciso metodologia
diferenciada.
Na área Cultural, observa-se se há influencias de outras
culturais , se há diferenças na proposta da atividade em outras regiões. Se há
outras versões para a proposta, se o
conteúdo expressa valores e costumes de uma dada época e cultura.
Na área Inclusiva percebe-se
se há interação das partes , se é dado a oportunidade a todos, se há entrosamento,
se há integração revelando e dando espaço
as individualidades.
Na área da Criatividade é importante perceber se diante de
uma proposta de atividade, se há um olhar atento, se há atitude, se há
iniciativa seja elas simples ou mais
complexa.
Na área Sensorial, observar se diante da proposta de atividade há a devida identificação de objetos, do concreto, do abstrato, que deve acontecer por meio da audição, do olfato, do paladar, do tato e da visualização, de acordo a escolha/proposta.
Na área Cognitiva, diante de uma proposta, perceber se há conhecimento prévio, se a criança tem noção de tempo e espaço. Se está havendo o devido interesse e compreensão, por consequência , a aprendizagem. Se em determinado contexto há conceito de lateralidade, ( direita/esquerda - alto/baixo – frente/atrás ) . Se há noção espacial ( início, meio e fim ).
Se há noção sequencial ( abstração/correspondência/associação ).
Se a proposta de atividade faz a Criança pensar.
Portanto, torna-se necessário observar , independente da área, do campo de atuação e ou observação para as aprendizagens , que se em determinada proposta de interação, atividade e ou brincadeira, se está havendo o conceito de equidade, onde todos participem e tenha pra si o cuidado, o olhar atento do professor, o foco daquilo que se pretende, que se espera que aconteça, das oportunidades e ou injustiças, tolerâncias, intolerâncias de determinado aluno para com os outros. assim como um olhar observador frente a facilidade ou dificuldade de um aluno em relação aos demais, seja num momento de interação ou de desafios frente as propostas de aprendizagens, aos planejamentos, as ações cotidianas, e da constante busca por equidade, atento ao respeito, a não aceitação do outro. ao egocentrismo de alguns em relação aos outros. Atentando-se quanto ao respeito as diferenças , sejam elas de faixa-etária, de peso, de medida, de gênero, de condição física e ou psicológica, enfim, considerando e garantindo a efetiva participação de todos, com qualidade, com intervenções que promovam resultados de aprendizagens, onde há mediação, intervenção e busca frente as propostas, àquilo que se quer por resultado. .
É um campo vasto em que , enquanto se ensina, se observa, apreende e aprende e, por fim, repassa.
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