CURRÍCULO INTEGRADOR
CUNHO INOVADOR
APRESENTA-SE PARA SOMAR
JAMAIS SEGMENTAR!
INÚMEROS PRECEITOS,
SEM RAÍZES, SEM PRECONCEITOS.
REFLEXÃO,
PARA QUE HAJA INTERVENÇÃO.
ESTABELECE CONTINUIDADE
E TAMBÉM RESPONSABILIDADES.
TRANSFORMAÇÃO,
POR CONTA DA PARTICIPAÇÃO.
RESPEITANDO À INFÂNCIA,
PERÍODO MARCADO POR EXUBERÂNCIAS.
AÇÃO, INTERAÇÃO
E MUITA OBSERVAÇÃO.
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
INÚMERAS APRENDIZAGENS.
INTEGRANDO AÇÕES,
BUSCANDO SOLUÇÕES.
SUPERAÇÃO
ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO.
CONVICÇÃO
E BOA ORGANIZAÇÃO
RECONHECENDO A DIVERSIDADE
CONSOLIDANDO A IGUALDADE
RESPONSABILIDADE
NA SUA INTEGRALIDADE
Rúbia Nery
O Currículo Integrador da Infância Paulistana busca orientar e promover ações integradoras , continuidade ao que já está estabelecido, tendo como desafio e propósito o real comprometimento com a qualidade social da Educação.
Considerando a diversidade que compõe as infâncias que habitam a cidade, além do que, se contrapondo as desigualdades, raciais, étnicas, econômicas, de gênero, geográficas, religiosas e etárias, que condicionam a vida de bebês e crianças, propondo integração dos espaços coletivos na educação infantil e no ensino fundamental, buscando constantes intervenções das ações e práticas pedagógicas, por meio de reflexões permanentes, envolvendo todo o coletivo, educandos, educadores e equipe, assim como a família, compondo o Projeto-Político-Pedagógico.
Sendo o educador o mediador de todo o processo, torna-se imprescindível o diálogo, atento ao todo, aos mínimos detalhes para que intervenções aconteçam, um desafio a ser conquistado cotidianamente, rompendo assim com as marcas do currículo colonizador, dotado de determinismos, machista e elitista.
Oportunizar visibilidade aos atores do processo, desnaturalizando as hierarquizações e estratificações por idade, gênero, formas corpóreas e sexualidade, a fim de construir possibilidades de interação, superação, reconhecendo a infância como uma construção social e histórica de bebês e crianças, sujeitos de direitos , autônomos, portadores e construtores de histórias e culturas, que ao interrogar o mundo , a vida, os adultos e o currículo, influenciam e produzem transformações no cenário social político e cultural. Considerando que a criança não vem a ser, ela é! Que se manifestam diariamente nas diferentes formas de agir, se expressar e que manifestam de forma autoral e criativa, sua forma de ver, estar e entender o mundo.
Evidenciar a pluralidade das infâncias; a criança como ser integral; o direito a voz ; o bom uso dos espaços.
Questionar o currículo eurocêntrico; a visão adultocêntrica; a alfabetização descontextualizadas;
prepoderãncia de atividades em sala, além do que a hierarquia de saberes.
A base sempre ser´o respeito ao outro, as suas singularidades.
A educação não é um preparo, são experiências a mais para além do que o individuo já conhece.
Os novos referenciais na contra mão das expectativas, abrem espaço ao direito de aprender.
O processo de avaliação acontece diariamente, em diferentes momentos e a escrita é uma parte deste processo.
A sua realidade é o seu material de pesquisa e de acordo as aprendizagens, os resultados, favoráveis ou não!
A sua realidade é o seu material de pesquisa e de acordo as aprendizagens, os resultados, favoráveis ou não!
Todos são responsáveis pelo processo, todos são responsáveis pelo material oferecido, a fim de garantir que a aprendizagem aconteça.
Quando os saberes são reconhecidos, respeitados e aceitos, cada unidade é um universo, com suas especificidades onde todos são co-responsáveis pelos resultados. atento a questão de que as famílias se estruturam de diferentes formas e há a necessidade do respeito, da aceitação e da troca dessas experiencias, sempre com uma dose de acréscimos de saberes, culturalmente vivenciados por ambos, para que das partes se forme o todo.
Quando os saberes são reconhecidos, respeitados e aceitos, cada unidade é um universo, com suas especificidades onde todos são co-responsáveis pelos resultados. atento a questão de que as famílias se estruturam de diferentes formas e há a necessidade do respeito, da aceitação e da troca dessas experiencias, sempre com uma dose de acréscimos de saberes, culturalmente vivenciados por ambos, para que das partes se forme o todo.
As ações pedagógicas, se bem elaboradas e organizadas, traz consigo domínio frente as ações dos alunos. o saber só é legitimado e reconhecido mediante medição. Saber ouvir, saber falar, trabalhando de maneira a acrescentar, somar, jamais seccionar, escolher partes ou priorizar.
Considerar que os recursos necessários aos alunos com necessidades especiais venha possibilitar o melhor desenvolvimento possível, que haja progresso para que se desenvolva ao máximo, para que suas potencialidades sejam aprimoradas e evidenciadas.
Um aluno com dificuldades, seja ela uma deficiência auditiva, visual, uma dificuldade de comunicação, de aprendizagem ou mesmo motora, exigirá do educador atenção é cuidados para que , mesmo ele estando anos atrás das demais crianças da mesma idade em seu aprendizado, deverá haver um currículo envolvendo um trabalho associado a uma idade anterior, mas ser apresentado de um modo adequado a idade cronológica, com nível de interesse adequado a idade do aluno.
A avaliação deve ser planejada para que mostre qualquer progresso alcançado pelo educando, possibilitando motivações tanto para o aluno quanto para o professor.
Considerar que os recursos necessários aos alunos com necessidades especiais venha possibilitar o melhor desenvolvimento possível, que haja progresso para que se desenvolva ao máximo, para que suas potencialidades sejam aprimoradas e evidenciadas.
Um aluno com dificuldades, seja ela uma deficiência auditiva, visual, uma dificuldade de comunicação, de aprendizagem ou mesmo motora, exigirá do educador atenção é cuidados para que , mesmo ele estando anos atrás das demais crianças da mesma idade em seu aprendizado, deverá haver um currículo envolvendo um trabalho associado a uma idade anterior, mas ser apresentado de um modo adequado a idade cronológica, com nível de interesse adequado a idade do aluno.
A avaliação deve ser planejada para que mostre qualquer progresso alcançado pelo educando, possibilitando motivações tanto para o aluno quanto para o professor.
O que incomoda, o que é preciso rever, o que é possível, e, o que é aplicável?
Daí a importância de abrir mão das imposições, deixar de lado os esteriótipos, desconstruir para reconstruir junto, abrindo espaço ao diálogo.
depois desta leitura tenho a certeza, que vai me auxiliar na minha caminhada na educação infantil
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