A Grande Jogada

A Grande Jogada

                                                                                            Autora: Maria do Carmo D'Oliveira
                                                                                            Ilustração: Cláudio Martins



Eu vou para escola querendo aprender.
No meio, desisto.

Não sei enfrentar o sono, o enfado e ter que ficar calado.
A aula me cansa, enjoa, me dá maresia, é chato demais!

- Menino, se sente, menino, não fale!
- Copie, menino, preste atenção!

E assim, a mesmice!
Eu olho e não vejo, não ouço nadinha que me interesse, que dê alegria ao meu coração.

Eu fico cansado, eu fico irritado, começo a brigar.
Eu volto pra rua pra me encontrar.

A fome incomoda, e eu quero é brincar!
Jogar a pelada com a minha galera

Me faz disfarçar a fome medonha, que rói minhas tripas de noite e de dia.
A fome é danada, tem boca voraz!
Procuro socorro, preciso de arte, preciso da ginga pra fome driblar.

No campo, jogando. Me esqueço da fome.
Esqueço a tonteira, não penso em besteira, vou me distrair.
No jogo, eu invento, eu crio, eu danço
E solto meu grito sem me sufocar!

No campo, eu sou gente, aprendo a correr, a lutar, a enfrentar.
(...)
Entrar e sair, ir aonde eu quiser, de cabeça erguida, feliz e em paz.




Se a escola quisesse,
Podia ajudar...
Trazia pra sala o sonho da gente,

(...)

A escola seria um campo em festa,
e grandes jogadas iria ensinar.

E , MESMO QUE O TEXTO E AS IMAGENS NÃO ESTEJAM NA ÍNTEGRA, POR CAUSA DOS DIREITOS AUTORAIS, VALE MUITO A PENA CONFERIR!


Nenhum comentário:

Postar um comentário