Acrósticos

Brincando e aprendendo.
Acrósticos, possibilidades, para trabalhar palavras e formação de frases, já na Educação Infantil.


Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.

Na Educação Infantil trabalhei e costumo trabalhar com meus alunos datas especiais, do tipo:
 "Dia das Mães", "Dia dos Pais" , "Carnaval", etc.
Peço a eles palavras chaves relacionadas ao tema , daí, a escolha da melhor palavra, para que se consiga chegar a uma frase.
Eles são muito criativos e atentos.

Aqui vai alguns exemplos:

M - Meu                      
A -  Amor,
M - Minha
A-   Amiga,
E -  Especial. 

P -  Para
A - Alguém
I -  Incrível

C-  Criatividade,
A-  Animação,
R-  Risos,
N-  Namoros.
A-  Artistas
V-  Vivenciando
A-  Alegrias
L-  Libertadoras.

Aqui vai um exemplo de acróstico feito por Roberto Carlos ao grande amor de sua vida Maria Rita.
Maravilhoso!

 M ais que a minha própria vida
 A lém do que eu sonhei pra mim
 R aio de luz
 I nspiração
 A mor você é assim

 R ima dos versos que eu canto
 I menso amor que eu falo tanto
T udo pra mim
A mo você assim

M eu coração
E ternamente
U m dia eu te entreguei

A mo você
M ais do que tudo eu sei
O sol
R aiou pra mim quando eu te encontrei



Aqui vai outro exemplo, leia e descubra a palavra chave. 

T odos tem o direito a informação.
R ecebendo orientação adequada,
E nvolvendo sua vida pessoal, 
I ndependentemente de sua vocação profissional
N as atividades que tenha escolhido,
A lém dos conhecimentos técnicos já adquiridos
M ovido para o aprimoramento necessário,
E nvolvendo aspectos de relacionamento pessoal,
N os grupos informais ou formais que estiver atuando,
T ornando o indivíduo melhor preparado;
O nde estiver, para atingir os melhores resultados.














Nenhum comentário:

Postar um comentário