Autor: Carlos Jorge
Era uma linha assanhada.
Era tudo e quase nada.
Era um retângulo,
um quadrado,
um círculo
ou um triângulo.
Era torta,
reta
ou curva.
Nada sabia de geometria.
Mas geometrava como ninguém.
Um dia, virou cubo
se atrapalhou e
quase virou tubo.
Inventava e
desinventava formas.
Outro dia foi montanha
se desmanchou e virou céu.
Se cansou e virou mar,
se aborreceu e virou sol.
Reta,
curva,
torta e quase certa.
certo dia virou homem.
Não gostou
e virou bicho,
enrolou e se enroscou.
Se contorceu para endireitar,
se engasgou para consertar
e embaraçou.
Virou um tanto de coisas
grandes e miúdas.
Acertou e desacertou.
Rolou pra lá
e rolou pra cá.
Virou ponto e sossegou..
Dependendo da faixa etária após a leitura é interessante trabalhar as obras de Wassily kandinsky, o pioneiro do abstracionismo nas artes plásticas, fazendo uma leitura das imagens e solicitando aos alunos, contextualização poema e imagem.
Peça a eles para encontrar elementos geométricos nas obras.
Uma boa opção para trabalhar a interdiciplinaridade.
Uma boa opção para mostra cultural.
Na leitura da obra deverá ser identificado: linhas retas e linhas curvas; linhas retas perpendiculares e paralelas; figuras geométricas; círculos e semi círculos; ângulos; quadrados; triângulos; retângulos e linhas abertas e fechadas.
Está aí a dica, bom trabalho!
Gostei demais da dica ❤
ResponderExcluirDica legal, gostei muito
ResponderExcluirDemais, viu trabalhar está atividade com meus alunos
ResponderExcluirGOSTEI MUITO
ResponderExcluirIncrível essa dica
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