Rápido como um gafanhoto
Autor: Andrey Wood e Don Wood
Trabalhar
a questão da identidade. Como eu sou, como eu vejo, como eu sinto...
A leitura possibilita fazer comparações entre opostos, por meio
da associação de determinadas características da personalidade humana com
imagens de bichos.
Abrindo o livro, a criança com certeza vai se reconhecer em
uma duas ou, até mesmo, em todas as páginas.
Propostas
de atividades:
1.
Listar as características de cada bicho da história e, depois, fazer um
levantamento com a turma das palavras opostas (contrárias) que surgiram.
2.
Conversar e registrar:
-
O que é ser valente?
-
O que é ser frágil?
-
O que é ser quente?
-
O que é ser triste?
3.
Pedir aos alunos que imitem cada bicho que aparece na história através da
expressão corporal.
4.
Sugerir que a criança se desenhe e depois diga como ela é: "É assim que eu
sou!"
5.
Explorar os seguintes conteúdos:
-
Animais e sua classificação
-
Adjetivos/comparativos
6.
Pesquisar e recortar de revistas imagens que "lembrem" as palavras:
quieto, triste, feliz, valente, corajoso etc.
7.
Montar um painel com todos os bichos e suas características, e pedir para os
alunos que se desenhem ao lado do bicho com que mais se identificam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário