Nome Da Gente

Nome Da Gente


Pedro Bandeira


Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?

Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?


Eu não gosto 

do meu nome,

não fui eu

quem escolheu.

Eu não sei por que se metem

com um nome que é só meu!


O nenê 

que vai nascer

vai chamar 

como o padrinho

vai chamar 

como o vovô,

mas ninguém vai perguntar

o que pensa 
o coitadinho.


Foi meu pai quem decidiu

que o meu nome fosse aquele.

Isso só seria justo

se eu escolhesse 

o nome dele!


Quando eu tiver um filho,

não vou pôr nome nenhum.

Quando ele for bem grande

ele que procure um!


    Esse texto é oportuno para se trabalhar : Natureza e Sociedade
Identidade/escolha do nome/características/significados.
Após a leitura e interpretação da poesia, uma boa conversa com os alunos, perguntando a eles se gostam de seus nomes, se não...como se chama o pai, a mãe, os irmãos...
E,a partir disso, coleta de dados com as famílias e o porquê da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário