Camilão, o comilão


Camilão, o comilão

Era uma vez um leitão que se chamava Camilão.
Ele não gostava de trabalhar e só queria ganhar comida dos amigos que moravam nos arredores.  E certo dia resolveu sair para pedir comida aos amigos e, lá se foi com uma cesta e um guardanapo... A cada encontro, um pedido...
O primeiro amigo que encontrou foi o cachorro Fiel e o leitão Camilão logo disse:

- Oi Fiel o que você está fazendo?
- Eu estou trabalhando cuidando dessas melancias.
- Ó eu aqui com tanta fome e você com todas essas melancias acho que vou desmaiar!
De tanto que o Camilão implorou o cachorro deu uma melancia e lá se foi o Camilão com uma cesta, uma melancia e o guardanapo por cima.
Na estrada encontrou o burro Joca e disse:


- Olá Joca! O que você está fazendo?
- Eu estou carregando essas abóboras.
- Ó e eu aqui com tanta fome acho que vou desmaiar!
E tanto que o Camilão implorou o burro deu duas abóboras.
Mais à frente encontrou a vaca mimosa que estava no curral e o Camilão perguntou:

- O que você está fazendo mimosa?
- Eu estou produzindo queijo e leite.
- Ó e eu aqui com tanta fome acho que vou desmaiar.
A vaca deu para Camilão três queijos e quatro litros de leite e lá se foi ele com uma cesta, uma melancia, duas abóboras, três queijos e quatro litros de leite e o guardanapo por cima.
Então ele encontrou a galinha Quiqui.

- Ó Quiqui eu estou morrendo de fome. Ajude-me?
- Meus filhinhos o seu Camilão quer milho!
- Ó muito obrigado!
E o próximo amigo que Camilão encontrou foi o macaco Simão só que ele era muito esperto e não acreditou no papo dele, mas como Camilão implorou o macaco deu só meia dúzia de bananas.

Depois de um tempo ele encontrou a abelha Zizi e começou aquele papo e a abelha acreditou e deu sete potes de mel e lá foi ele com uma cesta, uma melancia, duas abóboras, três peças de  queijos, quatro litros de leite, cinco espigas milhos, seis bananas, sete potes de mel e o guardanapo por cima.

Continuando seu caminho encontrou o coelho orelhudo e o Camilão disse:

- Ó meu amigo eu estou morrendo de fome acho que vou desmaiar.
O coelho bobo deu oito alfaces e nove cenouras. E lá se foi Camilão com sua cesta, uma melancia, duas abóboras, três queijos, quatro litros de leite, cinco espigas de milho, seis bananas, sete potes de mel, oito pés de alface e nove cenouras e, o guardanapo por cima.
Depois ele encontrou o esquilo Tico e começou aquele papo, que estava morrendo de fome, e como o esquilo não era muito esperto acreditou no papo do leitão e deu a ele , exatamente, dez avelãs.

E lá se foi, novamente, Camilão com sua cesta, uma melancia, duas abóboras, três queijos, quatro litros de leite, cinco milhos, seis bananas, sete potes de mel, oito pés de alface, nove cenouras e dez avelãs e o guardanapo por cima.
Agora imaginem o que foi que ele fez com todo o alimento? pois é!!
Quando Camilão conseguiu um monte de comida deu uma festa para todos que o ajudaram.

Esta leitura possibilita trabalhar:  Valores/amizade; animais, alimentos, cálculos lógicos (sequência),  etc.

Experimente ao final da leitura estabelecer continuidade...
Pense e sugira que agora apareceria um elefante, logo as crianças associariam à àgua ou talvez ao amendoim, dando sequência númerica à história.
Outra sugestão é fazê-los imaginar que o próximo encontro seria  um Coelho da Páscoa e rapidinho eles matam a charada!! "Onze ovos de chocolate"

Trabalhei essa história com alunos da Educação Infantil e eles adoraram!!



Por Ana Maria Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário