Lev Vygotsky e a Teoria do Desenvolvimento

   Os seres humanos nascem "mergulhados em cultura", e é claro que esta será uma das pricipais influências no desenvolvimento. A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital.
   Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor.
   Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima relevância no desenvolvimento humano. Temos ainda uma abordagem sociointeracionista, de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação a mediação.

"Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros"
Lev Vygotsky                                                                       


A importância do jogo na Educação Infantil Na visão de Vygotsky e Piaget

O jogo é muito importante para o desenvolvimento infantil.
Por meio de pesquisas Jean Piaget afirma que através do jogo à criança pode vir a construir importantes conhecimentos sobre os objetos e sua qualidades. Construir noções de espaço, tempo e casualidade.
No entanto, para Vygotsky o jogo não é aproveitado pela criança sem que este esteja em sua zona de desenvolvimento real, e sim proximal.  A brincadeira promove desafios cognitivos e pode ser entendido como  espaços de construção de conhecimentos sobre o mundo. Refletindo em avanços, de acordo a qualidade da brincadeira que as crianças vivenciam na educação desde a infância.

È necessário que se estimule jogos e que se brinque junto à criança até que ela aprenda, até que se tenha a certeza de que apropriou-se de tal aprendizagem.

O jogo faz com que os participantes desenvolvam estratégias mais elaboradas frente ao desafio/ rigidez assim estabelecido. 

Uma das finalidades do jogo e trabalhar a questão do conflito, as perdas.

Jogando à criança aprende a controlar-se e a perceber que nem sempre se ganha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário