Bruxa, Bruxa, Venha à minha festa



Bruxa, Bruxa  

Venha à minha festa
- Bruxa, bruxa,
Por favor venha à minha festa.
- Obrigada, irei sim.
Se você convidar o gato.
- Gato, Gato, por favor,
Venha à minha festa.
-Obrigado, irei sim se você convidar o espantalho.
Espantalho, Espantalho...

E assim a menina vai preparando os convites e convidando todos os animais/personagens que tem por interesse convidar...
E em meio a tantas figuras dos contos de fadas, finaliza-se a história com a menina convidando as crianças.

-Crianças, Crianças,
Por favor venham à minha festa.
_ O brigada, iremos sim, se você convidar a Bruxa.

Uma leitura que nos remete a inúmeros personagens lendários e possibilita trabalhar tantos outros, é só deixar a imaginação fruir...
Antes de iniciar a leitura da história é interessante fazer uma prévia com os alunos e registrar os personagens da literatura infantil que eles conhecem, e a partir daí, fazer a leitura da história e num outro momento a releitura com os acréscimos.

-Opção de atividades:
-Para trabalhar com uma turma de 3º ou 4º ano pode  solicitar aos alunos , depois da leitura inicial, que façam acréscimos de personagens dos contos de fadas, das histórias em quadrinhos, de super heróis, de animais, segundo a escolha de cada um.
A partir disto, fazer a releitura para que todos possam perceber a gama de opções que se tem para alterar o contexto da história e possibilitar novos olhares e ou interpretações.
- Já com os pequenos, seja na Educação Infantil  ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental pode-se trabalhar o teatro.
 Imagine que estes personagens poderiam se transformar em fantoches ou máscaras e a partir daí, cada personagem que surge, na mão do professor, os alunos falam o nome do personagem convidando-o para a grande festa.
Neste caso, o convite estará sendo feito pessoalmente, e o professor fará o papel do receptor/convidado, respondendo ao convite, conforme o andamento da história. Seria interessante duas pessoas para representarem os convidados, possibilitando trabalhar o gênero masculino e feminino na recepção do convite.
_Outra opção de atividade é que a história possibilita trabalhar o gênero carta/convite.
Sempre considerando que existe diferentes tipos de convites:  Festas de aniversários; Casamentos;  Eventos  Escolares; Chás de Bebês, etc. (Situações que fazem parte do dia a dia dos alunos): Possibilitando trabalhar: Remetente; Data; Horário; Endereço; Tipo de comemoração;
_Também se tem a opção de trabalhar as questões relacionadas a comportamento/ “palavras mágicas”: Por favor; Muito obrigado (a), e demais cumprimentos no cotidiano dos alunos.


Poema


Chapeuzinho Vermelho
Do cabelo Amarelo
De olhos azuis
Que mora no Castelo

Sua pele branca
Seu cabelo cacheado
Sua touca vermelha
Seu dentinho escovado

Graciosa menina
Que encanta e fascina
Com carisma e atenção
E muita educação.

Na escrita do convite
No primeiro convidado
Na espera da resposta
A surpresa, o inesperado.

A bruxa assim que recebe
Agradece e adverte
Só irei a sua festa
Se tiver um animal rupestre

E assim a bruxa estabelece,
Gato que mais parece um rupreste.
E nesse embalo da bruxa
Cada convidado se enaltece.
 
Exigindo pelo convite 
Querendo  dar um  palpite
Escolhendo quem leva pra festa
Mesmo que não receba convite.

Intrigante, me coloco a pensar
O entusiasmo dessa  menina
Os convidados tirando proveito
Levando consigo um amigo do peito

E assim convida a todos,
Que encontra pelo caminho.
A pedido dos convidados,
Que sempre querem dar um jeitinho.

Esta festa será animada,
Quantos convidados e que bicharada.
Tem fantasma, tem duende,
Tem até uma Árvore encantada.


A menina recebe a todos
Com carinho e muita atenção.
Por fim um convite especial,
Que venham todas as crianças , então!

Este poema foi criado para contextualizar e agregar mais maior valor a leitura, ou seja, colocar os alunos a pensar sobre as festas e se podemos ou não ir numa festa sem ser convidado ou se podemos exigir e querer levar um amigo.




                                                                       Vale a pena conferir!n

Nenhum comentário:

Postar um comentário